A apropriação das seqüências didáticas como instrumento do agir do professor
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
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Resumo: | Orientação: Prof. Dr. Orlando de Paula |
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Fonseca, Ângela daCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-Barricelli, Ermelinda MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPaula, Orlando de2022-05-09T17:59:38Z2022-05-09T17:59:38Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5691Orientação: Prof. Dr. Orlando de PaulaDissertação (mestrado)- Universidade de Taubaté, Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Taubaté, 2018.Resumo: Esta pesquisa investigou o trabalho de professores e as relações que são implicadas na sua práxis. Foi motivada pela experiência da pesquisadora, como professora e coordenadora pedagógica, por meio da qual observou as dificuldades em aplicar as teorias e propostas relacionadas ao ensino de gêneros textuais. A questão central pesquisada foi: Qual o modo de agir dos professores do 1º ao 3º ano, do Ensino Fundamental I, no trabalho com sequências didáticas de leitura e de escrita de gêneros textuais? O objetivo geral foi investigar o agir desses profissionais no planejamento e na aplicação de tais sequências, a fim de verificar a relação entre o que estava prescrito e o que fora realizado, para compreender como eles se apropriavam de tais prescrições e como estas influenciavam sua práxis. Os objetivos específicos foram: a) conhecer os documentos prescritivos de sequências didáticas e como são apresentados e entendidos pelo professor; b) verificar se o professor aparece como protagonista ou não nesses documentos; c) verificar as capacidades necessárias para que o professor possa desenvolver as sequências didáticas em seu trabalho; d) identificar as dificuldades dos professores sobre sequências didáticas; e) apresentar uma proposta de formação para professores do EF I, para a apropriação do uso de sequências didáticas no seu agir. A análise do corpus ocorreu embasada nas concepções Interacionistas Sociodiscursivas (ISD), segundo os estudos de Bronckart (1999) e Machado (2009), nos conceitos teóricos da Clínica de Atividade de Clot (2007) e no conceito de sequência didática apresentado por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Para tanto, foram observados tanto o agir dos professores no uso de sequências didáticas em suas aulas quanto as dificuldades que enfrentavam nesse processo. Analisou-se a dicotomia entre o que compreendiam das instruções dos documentos oficiais e o que colocavam em prática, para que se delineasse o papel auxiliador do coordenador pedagógico. Os resultados mostraram que os documentos que serviram como referenciais para os docentes apresentam sequências didáticas ineficientes no que tange à prescrição das ações a serem por eles realizadas, inviabilizando seu uso de forma autônoma. Observou-se, também, restrições por parte dos professores ao se apropriarem de tais referenciais e transformá-los em instrumentos de sua práxis, devido principalmente à distância existente entre o que lhes estava prescrito e as suas realidades de ensino. Concluiu-se que há a necessidade de se investir em programas de treinamento que priorizem atividades e situações práticas baseadas nas realidades dos professores e que levem em consideração artefatos (materiais, imateriais e simbólicos) socialmente disponíveis, a fim de auxiliá-los na construção de seus próprios objetos de trabalho, para que estes sejam usados como instrumentos de verdadeira mudança no ensino, resultando em práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.Abstract: This research investigated the work of teachers and the relationships that are implicated in their praxis. It was motivated by the researcher's experience as a teacher and pedagogical coordinator, through which she observed the difficulties in effectively putting into practice the theories and proposals related to genres teaching. The central question researched was how the subjects of research, teachers from 1st to 3rd year of an Elementary state school in the city of São José dos Campos, in the state of São Paulo, worked with reading and writing through didactic sequences, which aimed at the teaching of textual genres, and that were prescribed in the material called Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. This meets the general objective, that was to investigate the action of these professionals in the planning and the application of such sequences, as to verify the relation between what had been prescribed and what was done, to understand how they themselves appropriated such prescriptions and how these ones influenced on their praxis. The analysis of the corpus was based on the Socio-discursive Interactionism conceptions (ISD), according to the studies of Bronckart (1999) and Machado (2009), on the theoretical concepts of the Clot's Clinic of Activity (2007) and on the concept of didactic sequence presented by Schneuwly, Dolz and Noverraz (2004), in order to meet the following specific objectives: a) to know the prescriptive documents of didactic sequences and how they are presented and understood by the teacher; b) to verify whether the teacher appears as protagonist or not in these documents; c) to verify the capacities necessary for the teacher to develop the didactic sequences in his work; d) to identify teachers' difficulties regarding didactic sequences; and e) to present a training proposal for Elementary teachers, for the appropriation of the use of didactic sequences in their action. In order to do so, it was observed both the teachers' actions in the use of these sequences in their classes and the difficulties they faced throughout this process. The dichotomy between what they understood from the instructions of the official documents and what they put into practice was analyzed, in order to outline the auxiliary role of the pedagogical coordinator. The results showed that the documents that were used as references by the teachers present inefficient didatic sequences regarding the prescription of the actions to be performed by them, making their use unfeasible autonomously. Restrictions were also observed on the part of teachers in appropriating such references and transforming them into instruments of their praxis, mainly because of the distance between what it was prescribed and their realities of teaching. It was concluded that there is a need to invest in training programs that prioritize activities and practical situations based on the realities of the teachers and that take into account socially available artifacts (material, immaterial and symbolic) in order to assist them in the construction of their own work objects, so that these objects can be used as instruments of true change in teaching, resulting in more conscious and effective pedagogical practices.Made available in DSpace on 2022-05-09T17:59:38Z (GMT). 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