DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rivanda Meira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2696
Resumo: Os obstáculos que dificultam a crescimento e o desempenho dos pequenos negócios podem diferir, dependendo da natureza e característica de determinado setor de atividade econômica. Este estudo teve como objetivo principal analisar o desempenho e os obstáculos enfrentados para a sobrevivência/ crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas com os proprietários ou gerentes dos hotéis. Foi utilizado o critério amostral por acessibilidade ou adesão e foram feitas 43 entrevistas. A maior parte dos entrevistados considera que o desempenho do negócio foi prejudicado pela entrada em Curitiba das grandes redes de hotéis com tarifas mais baixas,o que levou os locais a reduzir as suas tarifas, mesmo com aumento de custos. Os principais obstáculos enfrentados pelos hotéis de pequeno porte são os altos tributos incompatíveis com o tamanho e faturamento desses hotéis, a entrada das redes no mercado, a falta de recursos para investir no hotel, a falta de espaço físico e as dificuldades com a mão de obra.
id UNIVALI-3_c2f20980a5e22a294ae54ad62e0d60fb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2696
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBAPequenos NegóciosDesempenhoObstáculosDesempenho Pequenos NegóciosOs obstáculos que dificultam a crescimento e o desempenho dos pequenos negócios podem diferir, dependendo da natureza e característica de determinado setor de atividade econômica. Este estudo teve como objetivo principal analisar o desempenho e os obstáculos enfrentados para a sobrevivência/ crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas com os proprietários ou gerentes dos hotéis. Foi utilizado o critério amostral por acessibilidade ou adesão e foram feitas 43 entrevistas. A maior parte dos entrevistados considera que o desempenho do negócio foi prejudicado pela entrada em Curitiba das grandes redes de hotéis com tarifas mais baixas,o que levou os locais a reduzir as suas tarifas, mesmo com aumento de custos. Os principais obstáculos enfrentados pelos hotéis de pequeno porte são os altos tributos incompatíveis com o tamanho e faturamento desses hotéis, a entrada das redes no mercado, a falta de recursos para investir no hotel, a falta de espaço físico e as dificuldades com a mão de obra.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2012-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionentrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas com proprietários ou gerentes dos hotéisapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/269610.14210/rtva.v14n1.p099-117Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 1 (2012); 099-117Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 1 (2012); 099-117Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 1 (2012); 099-1171983-71511415-639310.14210/rtva.v14i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2696/2169Teixeira, Rivanda Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-25T00:26:53Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2696Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2013-01-25T00:26:53Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
title DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
spellingShingle DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
Teixeira, Rivanda Meira
Pequenos Negócios
Desempenho
Obstáculos
Desempenho Pequenos Negócios
title_short DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
title_full DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
title_fullStr DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
title_full_unstemmed DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
title_sort DESEMPENHO E OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO DE PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS EM CURITIBA
author Teixeira, Rivanda Meira
author_facet Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rivanda Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenos Negócios
Desempenho
Obstáculos
Desempenho Pequenos Negócios
topic Pequenos Negócios
Desempenho
Obstáculos
Desempenho Pequenos Negócios
description Os obstáculos que dificultam a crescimento e o desempenho dos pequenos negócios podem diferir, dependendo da natureza e característica de determinado setor de atividade econômica. Este estudo teve como objetivo principal analisar o desempenho e os obstáculos enfrentados para a sobrevivência/ crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas com os proprietários ou gerentes dos hotéis. Foi utilizado o critério amostral por acessibilidade ou adesão e foram feitas 43 entrevistas. A maior parte dos entrevistados considera que o desempenho do negócio foi prejudicado pela entrada em Curitiba das grandes redes de hotéis com tarifas mais baixas,o que levou os locais a reduzir as suas tarifas, mesmo com aumento de custos. Os principais obstáculos enfrentados pelos hotéis de pequeno porte são os altos tributos incompatíveis com o tamanho e faturamento desses hotéis, a entrada das redes no mercado, a falta de recursos para investir no hotel, a falta de espaço físico e as dificuldades com a mão de obra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
entrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas com proprietários ou gerentes dos hotéis
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2696
10.14210/rtva.v14n1.p099-117
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2696
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v14n1.p099-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2696/2169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 1 (2012); 099-117
Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 1 (2012); 099-117
Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 1 (2012); 099-117
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v14i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019979907072