ESTUDO DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE CHAPAS DISSIMILARES SOLDADAS COM GAP NO PROCESSO MIG/MAG APLICADA EM CARROCERIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2455 |
Resumo: | A indústria automobilística atualmente aceita, segundo a DIN EN ISO 5817, 2014, que o espaçamento entre juntas soldadas pelo processo MIG/MAG seja de 0,2 mm + 0,07x a espessura do metal de base de menor espessura. Porém, durante a realização do processo, industrialmente, parte da produção deve passar por processos de retrabalho que impactam negativamente tanto no que relaciona aos custos quanto no tempo de produção dos automóveis. O presente trabalho estuda o impacto do espaçamento entre as chapas dissimilares largamente empregadas nas estruturas das carrocerias de automóveis. Estudou-se os aços 22MnB5 (DIN EN 10083-3) produzidos por Hot Stamping e o HX 340 LAD (DIN EN 10346), produzidas por laminação a frio. Corpos de provas submetidos à soldagem MIG/MAG com corrente constante de 128,0 A, velocidade de soldagem constante de 7,6 m.min-1 e tensão de soldagem constante de 19,1 V em robô para execução da soldagem marca KUKA VKRC4 com seis eixos com uma garantia de repetitividade de 0,06mm. As amostras foram estudadas com espaçamento de 0,12 mm; 0,36 mm; 0,48 mm; 0,60 mm; 0,78 mm além daqueles corpos de prova de controle onde o espaçamento foi nulo. Por meio de ensaios mecânicos em dobramento a 90°, líquido penetrante e macrografia comprovaram que independente dos espaçamentos impostos às juntas soldadas, a integridade das juntas soldadas são mantidas. Os ensaios por líquidos penetrantes realizados após os ensaios de dobramento apresentaram juntas integras sem a presença de trincas e fissuras na região de solda. |
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ESTUDO DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE CHAPAS DISSIMILARES SOLDADAS COM GAP NO PROCESSO MIG/MAG APLICADA EM CARROCERIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVAMIG/MAGchapas dissimilaresespaçamento entre chapas.Soldagem.A indústria automobilística atualmente aceita, segundo a DIN EN ISO 5817, 2014, que o espaçamento entre juntas soldadas pelo processo MIG/MAG seja de 0,2 mm + 0,07x a espessura do metal de base de menor espessura. Porém, durante a realização do processo, industrialmente, parte da produção deve passar por processos de retrabalho que impactam negativamente tanto no que relaciona aos custos quanto no tempo de produção dos automóveis. O presente trabalho estuda o impacto do espaçamento entre as chapas dissimilares largamente empregadas nas estruturas das carrocerias de automóveis. Estudou-se os aços 22MnB5 (DIN EN 10083-3) produzidos por Hot Stamping e o HX 340 LAD (DIN EN 10346), produzidas por laminação a frio. Corpos de provas submetidos à soldagem MIG/MAG com corrente constante de 128,0 A, velocidade de soldagem constante de 7,6 m.min-1 e tensão de soldagem constante de 19,1 V em robô para execução da soldagem marca KUKA VKRC4 com seis eixos com uma garantia de repetitividade de 0,06mm. As amostras foram estudadas com espaçamento de 0,12 mm; 0,36 mm; 0,48 mm; 0,60 mm; 0,78 mm além daqueles corpos de prova de controle onde o espaçamento foi nulo. Por meio de ensaios mecânicos em dobramento a 90°, líquido penetrante e macrografia comprovaram que independente dos espaçamentos impostos às juntas soldadas, a integridade das juntas soldadas são mantidas. Os ensaios por líquidos penetrantes realizados após os ensaios de dobramento apresentaram juntas integras sem a presença de trincas e fissuras na região de solda.IBICT2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/245510.18066/revistaunivap.v26i51.2455Revista Univap; Vol. 26 No. 51 (2020): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL Pesquisa Aplicada e Tecnologia - ISSN 2237-1753; 171-180Revista Univap; v. 26 n. 51 (2020): Revista Univap online EDIÇÃO ESPECIAL Pesquisa Aplicada e Tecnologia - ISSN 2237-1753; 171-1802237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v26i50reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2455/1600Copyright (c) 2020 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalamão, Rodrigo Otávio VenturiniGonçalves, Erika Peterson2020-08-27T10:14:31Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2455Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-08-27T10:14:31Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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