INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALEGRE-ES: RESULTADOS PARCIAIS DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Antônio João Viana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gimenez, Gean, Barbosa, Marroni de Alcântara, Braga, Amanda Ribeiro, Assad, Mauricio, Campos, Maria Júlia Alledi de, Jordain, Mirelle Baptista, Florêncio, Rudison da Silva, Porfirio, Lenir Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/852
Resumo: Este artigo apresenta resultados preliminares do trabalho de pesquisa junto a estudantes da EEEFM Aristeu Aguiar, Alegre-Espírito Santo. No projeto são desenvolvidas atividades voltadas a jovens interessados em aprender a preparar domissanitários que tem como base, plantas medicinais cultivadas na horta de plantas medicinais da escola. A importância do método de observação científica é destaque nas atividades dos estudantes, que incluem entre outras: manutenção da horta identificação das espécies; preparo de tinturas e extratos de plantas medicinais usadas para formulação de produtos a serem utilizados como alternativas a problemas do dia a dia da escola, como a desinfecção de ambientes de uso comum no cotidiano dos estudantes. Os bolsistas prepararam, a partir de extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis), uma loção que foi, por opção dos alunos, utilizada em teste de controle do bicho mineiro (Leucoptera coffeella) do café (Coffea sp.), com iniciativa observacional dos alunos, o que resultou nos resultados preliminares para a preparação deste artigo.
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