PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alvaristo, Danielle Marques, Brunelli, Larissa Viana, Moulin, Monique Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/868
Resumo: O tema “Lixo - resíduos sólidos” possui pouca visibilidade nas escolas, tanto na sala de aula quanto fora dela, dessa forma o PIBID-IFES- Alegre/ES realizou uma oficina de intervenção na escola com o intuito de conscientizar os alunos para as questões ambientais, a fim de gerenciar adequadamente os resíduos sólidos produzidos em sala de aula, em casa e até mesmo na comunidade. A oficina foi executada com a produção de uma história em quadrinhos, livros de histórias elaborados com a família, e criação de uma boneca ecológica, além de um questionário acerca da prática dirigida aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade no que diz respeito à Educação Ambiental e restrições quanto à reutilização do lixo.  Isso demonstra a necessidade de trabalhar a educação ambiental na sala de aula em todas as disciplinas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes e comprometidos fazendo com que os alunos busquem alternativas sustentáveis em suas casas, na escola e na comunidade.
id UNIVAP-1_ef29ea0f28c7e324f177f147f7fe323b
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/868
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOSEducação AmbientalInterdisciplinaridadeLixoMudanças ComportamentaisPIBIDO tema “Lixo - resíduos sólidos” possui pouca visibilidade nas escolas, tanto na sala de aula quanto fora dela, dessa forma o PIBID-IFES- Alegre/ES realizou uma oficina de intervenção na escola com o intuito de conscientizar os alunos para as questões ambientais, a fim de gerenciar adequadamente os resíduos sólidos produzidos em sala de aula, em casa e até mesmo na comunidade. A oficina foi executada com a produção de uma história em quadrinhos, livros de histórias elaborados com a família, e criação de uma boneca ecológica, além de um questionário acerca da prática dirigida aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade no que diz respeito à Educação Ambiental e restrições quanto à reutilização do lixo.  Isso demonstra a necessidade de trabalhar a educação ambiental na sala de aula em todas as disciplinas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes e comprometidos fazendo com que os alunos busquem alternativas sustentáveis em suas casas, na escola e na comunidade.IBICT2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/86810.18066/revistaunivap.v22i40.868Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 367Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3672237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/868/746Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFracarole, Vanusa Rosa FalquetoAlvaristo, Danielle MarquesBrunelli, Larissa VianaMoulin, Monique Moreira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/868Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
title PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Educação Ambiental
Interdisciplinaridade
Lixo
Mudanças Comportamentais
PIBID
title_short PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
title_full PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
title_sort PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
author Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
author_facet Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Alvaristo, Danielle Marques
Brunelli, Larissa Viana
Moulin, Monique Moreira
author_role author
author2 Alvaristo, Danielle Marques
Brunelli, Larissa Viana
Moulin, Monique Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fracarole, Vanusa Rosa Falqueto
Alvaristo, Danielle Marques
Brunelli, Larissa Viana
Moulin, Monique Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Interdisciplinaridade
Lixo
Mudanças Comportamentais
PIBID
topic Educação Ambiental
Interdisciplinaridade
Lixo
Mudanças Comportamentais
PIBID
description O tema “Lixo - resíduos sólidos” possui pouca visibilidade nas escolas, tanto na sala de aula quanto fora dela, dessa forma o PIBID-IFES- Alegre/ES realizou uma oficina de intervenção na escola com o intuito de conscientizar os alunos para as questões ambientais, a fim de gerenciar adequadamente os resíduos sólidos produzidos em sala de aula, em casa e até mesmo na comunidade. A oficina foi executada com a produção de uma história em quadrinhos, livros de histórias elaborados com a família, e criação de uma boneca ecológica, além de um questionário acerca da prática dirigida aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade no que diz respeito à Educação Ambiental e restrições quanto à reutilização do lixo.  Isso demonstra a necessidade de trabalhar a educação ambiental na sala de aula em todas as disciplinas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes e comprometidos fazendo com que os alunos busquem alternativas sustentáveis em suas casas, na escola e na comunidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/868
10.18066/revistaunivap.v22i40.868
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/868
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/868/746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 367
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 367
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287131230208