A PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DO MARCO TEÓRICO-NORMATIVO INSTITUCIONAL SOBRE O PROCESSO DE REVISÃO DO PPC: UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Éverton Crístian Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Francisca de Andrade Rodrigues, Ribeiro, Marcelo Silva de Souza, Cruz, Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da, Paixão, Maria de Fátima Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/55
Resumo: A adoção de tecnologias educacionais emergentes nos cursos de ensino superior tornou-se um fator indispensável, sobretudo pelo advento das Tecnologias de informação e Comunicação, notadamente as tecnologias móveis. Esta característica impele à mudança do perfil docente e, por conseguinte, a mudança institucional das IES, revendo e promovendo mudanças nos seus PPCs. Nesse sentido, a literatura aponta que os novos formatos dos cursos de graduação em Administração devem promover a inserção do formando nesse contexto globalizado, por meio de novas abordagens metodológicas mais efetivas que a pragmática exposição oral. No entanto, paradoxalmente, esse esforço torna-se mais crítico pelo fato de haver resistências da comunidade universitária às mudanças pontuadas. A presente pesquisa visa discutir aspectos relevantes à revisão do PPC de Administração da UPE à luz do racional teórico-normativo, numa abordagem qualitativa e exploratória. Quanto aos procedimentos, utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, ainda caracterizando-se como uma pesquisa documental e bibliográfica. Foi realizada uma série de procedimentos ordenados, dentre eles, os seguintes: levantamento do arcabouço normativo da IES em foco, catalogação dos documentos, extração das informações associadas, tabulação das informações, rastreamento de respaldo teórico nas produções científicas pertinentes e confrontação das informações teóricas com o marco normativo institucional. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a base teórico-normativa é contundente sobre as abordagens didático-pedagógicas, necessárias à consolidação de novos projetos de curso mais efetivos na formação profissional. Porém, essa mudança precisará superar barreiras culturais de formação docente e atração/captação dos discentes, para que esses sejam aderentes a esta proposta.
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