FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Cavalcanti , Izabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cavalcanti de Sousa, Geida Maria, Cavalcanti Ramos , Jorge Luis, Pereira Bandeira , Ilana, Andrade Haine Campos , Queila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938
Resumo: Esta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores.  
id UNIVASF-1_624ffe173aaf6a334beeacb040e43648
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1938
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOSEnsino TécnicoInserção profissionalsatisfação pessoalEsta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 86-1202177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1607https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1365Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Cavalcanti , Izabel Cavalcanti de Sousa, Geida Maria Cavalcanti Ramos , Jorge Luis Pereira Bandeira , Ilana Andrade Haine Campos , Queila 2024-01-15T18:48:44Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1938Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:48:44Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
title FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
spellingShingle FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
de Lima Cavalcanti , Izabel
Ensino Técnico
Inserção profissional
satisfação pessoal
title_short FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
title_full FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
title_fullStr FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
title_sort FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
author de Lima Cavalcanti , Izabel
author_facet de Lima Cavalcanti , Izabel
Cavalcanti de Sousa, Geida Maria
Cavalcanti Ramos , Jorge Luis
Pereira Bandeira , Ilana
Andrade Haine Campos , Queila
author_role author
author2 Cavalcanti de Sousa, Geida Maria
Cavalcanti Ramos , Jorge Luis
Pereira Bandeira , Ilana
Andrade Haine Campos , Queila
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima Cavalcanti , Izabel
Cavalcanti de Sousa, Geida Maria
Cavalcanti Ramos , Jorge Luis
Pereira Bandeira , Ilana
Andrade Haine Campos , Queila
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Técnico
Inserção profissional
satisfação pessoal
topic Ensino Técnico
Inserção profissional
satisfação pessoal
description Esta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1607
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1365
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 86-120
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486936821760