FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938 |
Resumo: | Esta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores. |
id |
UNIVASF-1_624ffe173aaf6a334beeacb040e43648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1938 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOSEnsino TécnicoInserção profissionalsatisfação pessoalEsta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 86-1202177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1607https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1365Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Cavalcanti , Izabel Cavalcanti de Sousa, Geida Maria Cavalcanti Ramos , Jorge Luis Pereira Bandeira , Ilana Andrade Haine Campos , Queila 2024-01-15T18:48:44Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1938Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:48:44Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
title |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS de Lima Cavalcanti , Izabel Ensino Técnico Inserção profissional satisfação pessoal |
title_short |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
title_full |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
title_sort |
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS EGRESSOS |
author |
de Lima Cavalcanti , Izabel |
author_facet |
de Lima Cavalcanti , Izabel Cavalcanti de Sousa, Geida Maria Cavalcanti Ramos , Jorge Luis Pereira Bandeira , Ilana Andrade Haine Campos , Queila |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti de Sousa, Geida Maria Cavalcanti Ramos , Jorge Luis Pereira Bandeira , Ilana Andrade Haine Campos , Queila |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima Cavalcanti , Izabel Cavalcanti de Sousa, Geida Maria Cavalcanti Ramos , Jorge Luis Pereira Bandeira , Ilana Andrade Haine Campos , Queila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Técnico Inserção profissional satisfação pessoal |
topic |
Ensino Técnico Inserção profissional satisfação pessoal |
description |
Esta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1607 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938/1365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 86-120 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486936821760 |