A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO POTENCIALIDADE NO CUIDADO DA SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa, Karine Lima Lustosa Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves da Silva, Tarcísio Fulgêncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/259
Resumo: O exercício do trabalho docente tem associação com fatores de risco que comprometem a saúde vocal e interferem na qualidade de vida desses profissionais. A Educação em Saúde pode contribuir nesse cenário, ao ser implementada como ação estratégica que colabore com a conscientização da necessidade do cuidado com a voz e ressalte o professor como um agente ativo no processo de autocuidado. Nesse sentido, este estudo se propõe a promover a reflexão acerca do acometimento vocal em professores e as potencialidades da Educação em Saúde, mediante uma revisão bibliográfica do tipo narrativa. O trabalho apontou que docentes têm a voz impactada por variáveis biopsicossociais e corroborou a importância da educação em saúde como um potente mecanismo para torná-los mais conscientes sobre o cuidado com a voz, sendo agentes autônomos para promoverem a sua saúde. Ademais, nesse processo de investigação, foi possível identificar a escassez de estudos que abordem a saúde vocal durante a graduação, fazendo repensar a importância desta na formação dos futuros profissionais.
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