ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Söthe, Ari
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dill, Rodrigo Prante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1989
Resumo: Este estudo busca propor um modelo baseado na lógica fuzzy para avaliar o enquadramento de contas municipais aos limites fiscais. Utilizou-se como variáveis para a construção do modelo a destinação de recursos públicos municipais que interferem na decisão de aprovação ou reprovação das contas. O modelo é composto de sete entradas, um conjunto de regras de inferência e uma saída discreta para a avaliação das contas públicas. Foram realizadas simulações das contas públicas de municípios de acordo com o estabelecido na legislação. Os resultados indicam as potencialidades oferecidas pelo modelo. Por possibilitar um sistema de avaliação que vai além das restrições impostas pela lógica binária, na qual as contas de uma prefeitura são aprovadas ou reprovadas, sem qualquer possibilidade de transição entre uma ou outra. Por permitir ao analista de contas públicas configurar o software, por meio de percentual por ele atribuído aos limites, de modo que o mesmo seja mais brando ou rígido com os limites não atingidos e/ou ultrapassados pelos gestores públicos. Pela capacidade do sistema, pode ser utilizado como ferramenta de auxílio aos gestores públicos municipais para que se enquadrem com antecedência nos limites previstos na legislação. Por fim, o presente estudo pode contribuir para a ciência contábil na área da contabilidade pública, à medida que procurou demonstrar a aplicação de um modelo que não repousa sobre a lógica clássica.
id UNIVATES-2_0c9236ccc36584e680efe6f990e550b1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/1989
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZYlógica fuzzi; limites fiscais; municípiosEste estudo busca propor um modelo baseado na lógica fuzzy para avaliar o enquadramento de contas municipais aos limites fiscais. Utilizou-se como variáveis para a construção do modelo a destinação de recursos públicos municipais que interferem na decisão de aprovação ou reprovação das contas. O modelo é composto de sete entradas, um conjunto de regras de inferência e uma saída discreta para a avaliação das contas públicas. Foram realizadas simulações das contas públicas de municípios de acordo com o estabelecido na legislação. Os resultados indicam as potencialidades oferecidas pelo modelo. Por possibilitar um sistema de avaliação que vai além das restrições impostas pela lógica binária, na qual as contas de uma prefeitura são aprovadas ou reprovadas, sem qualquer possibilidade de transição entre uma ou outra. Por permitir ao analista de contas públicas configurar o software, por meio de percentual por ele atribuído aos limites, de modo que o mesmo seja mais brando ou rígido com os limites não atingidos e/ou ultrapassados pelos gestores públicos. Pela capacidade do sistema, pode ser utilizado como ferramenta de auxílio aos gestores públicos municipais para que se enquadrem com antecedência nos limites previstos na legislação. Por fim, o presente estudo pode contribuir para a ciência contábil na área da contabilidade pública, à medida que procurou demonstrar a aplicação de um modelo que não repousa sobre a lógica clássica.Editora UnivatesSöthe, AriDill, Rodrigo Prante2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/198910.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1989Revista Estudo & Debate; v. 26, n. 2 (2019)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1989/1496Direitos autorais 2019 Ari Söthe, Rodrigo Prante Dillhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T19:59:52Zoai:ojs.192.168.0.71:article/1989Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2019-07-05T19:59:52Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
title ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
spellingShingle ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
Söthe, Ari
lógica fuzzi; limites fiscais; municípios
title_short ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
title_full ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
title_fullStr ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
title_full_unstemmed ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
title_sort ENQUADRAMENTO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA LÓGICA FUZZY
author Söthe, Ari
author_facet Söthe, Ari
Dill, Rodrigo Prante
author_role author
author2 Dill, Rodrigo Prante
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Söthe, Ari
Dill, Rodrigo Prante
dc.subject.por.fl_str_mv lógica fuzzi; limites fiscais; municípios
topic lógica fuzzi; limites fiscais; municípios
description Este estudo busca propor um modelo baseado na lógica fuzzy para avaliar o enquadramento de contas municipais aos limites fiscais. Utilizou-se como variáveis para a construção do modelo a destinação de recursos públicos municipais que interferem na decisão de aprovação ou reprovação das contas. O modelo é composto de sete entradas, um conjunto de regras de inferência e uma saída discreta para a avaliação das contas públicas. Foram realizadas simulações das contas públicas de municípios de acordo com o estabelecido na legislação. Os resultados indicam as potencialidades oferecidas pelo modelo. Por possibilitar um sistema de avaliação que vai além das restrições impostas pela lógica binária, na qual as contas de uma prefeitura são aprovadas ou reprovadas, sem qualquer possibilidade de transição entre uma ou outra. Por permitir ao analista de contas públicas configurar o software, por meio de percentual por ele atribuído aos limites, de modo que o mesmo seja mais brando ou rígido com os limites não atingidos e/ou ultrapassados pelos gestores públicos. Pela capacidade do sistema, pode ser utilizado como ferramenta de auxílio aos gestores públicos municipais para que se enquadrem com antecedência nos limites previstos na legislação. Por fim, o presente estudo pode contribuir para a ciência contábil na área da contabilidade pública, à medida que procurou demonstrar a aplicação de um modelo que não repousa sobre a lógica clássica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1989
10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1989
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1989
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1989/1496
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Ari Söthe, Rodrigo Prante Dill
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Ari Söthe, Rodrigo Prante Dill
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 26, n. 2 (2019)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715097359024128