OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155 |
Resumo: | O Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional. |
id |
UNIVATES-2_10fe3c3a1f7aa9b5e3a1b8830f59e2cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.71:article/1155 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASILMarcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; ImagemO Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional.Editora UnivatesRohde, Liliane AntunesCastagna, Ana Carina2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/115510.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155Revista Estudo & Debate; v. 23, n. 2 (2016)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155/1058Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagnahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-22T16:53:53Zoai:ojs.192.168.0.71:article/1155Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2016-12-22T16:53:53Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
title |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
spellingShingle |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL Rohde, Liliane Antunes Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem |
title_short |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
title_full |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
title_fullStr |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
title_full_unstemmed |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
title_sort |
OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL |
author |
Rohde, Liliane Antunes |
author_facet |
Rohde, Liliane Antunes Castagna, Ana Carina |
author_role |
author |
author2 |
Castagna, Ana Carina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohde, Liliane Antunes Castagna, Ana Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem |
topic |
Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem |
description |
O Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155 |
url |
http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155/1058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagna http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagna http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 23, n. 2 (2016) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1787715096929107968 |