OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohde, Liliane Antunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castagna, Ana Carina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155
Resumo: O Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional.
id UNIVATES-2_10fe3c3a1f7aa9b5e3a1b8830f59e2cb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/1155
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASILMarcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; ImagemO Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional.Editora UnivatesRohde, Liliane AntunesCastagna, Ana Carina2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/115510.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155Revista Estudo & Debate; v. 23, n. 2 (2016)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155/1058Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagnahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-22T16:53:53Zoai:ojs.192.168.0.71:article/1155Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2016-12-22T16:53:53Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
title OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
spellingShingle OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
Rohde, Liliane Antunes
Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem
title_short OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
title_full OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
title_fullStr OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
title_full_unstemmed OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
title_sort OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
author Rohde, Liliane Antunes
author_facet Rohde, Liliane Antunes
Castagna, Ana Carina
author_role author
author2 Castagna, Ana Carina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohde, Liliane Antunes
Castagna, Ana Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem
topic Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem
description O Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155
10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1155/1058
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagna
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagna
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 23, n. 2 (2016)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715096929107968