MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria Larissa Bezerra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Janaína da Silva, Alves, Christiane Luci Bezerra, Andre, Diego de Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3095
Resumo: A modernização agrícola pode ser entendida como a reestruturação na base técnica da categoria, isto é, na crescente utilização de matérias-primas e métodos de produção modernos, a exemplo dos fertilizantes e corretivos do solo, como também na intensificação do uso de maquinários. O MATOPIBA é uma região formada pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA). A mesma é apontada, na literatura, como a última fronteira agrícola do país. A problemática desse trabalho diz respeito à necessidade de entender como ocorreu a modernização agrícola dessa região. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa é estudar o processo de modernização agrícola no MATOPIBA. Para isso, a metodologia empregada consiste na aplicação da Análise Fatorial (AF). Os resultados encontrados indicaram a presença de sete fatores, que, conjuntamente, explicam 81,84% da variância total dos dados originais, nomeados, respectivamente, de intensivo em capitalização da atividade agrícola, intensivo em exploração do fator terra, intensivo em máquinas e implementos agrícolas tradicionais, intensivo em relação capital-trabalho e práticas extensionistas, intensivo em utilização de agrotóxicos na atividade agrícola, intensivo em tecnologia por terra explorada, e intensivo em capitalização em relação a mão de obra e aspecto de infraestrutura. Além disso, 58,16% dos municípios estão classificados no grau baixo de modernização agrícola. Portanto, é possível concluir que a região, como um todo, ainda não pode ser considerada como possuindo uma agricultura altamente mecanizada, tendo em vista que não existe a utilização de forma acentuada de instrumentos e insumos modernos nos estabelecimentos agropecuários.
id UNIVATES-2_134eb6b39669e3cab5912e1655fc5856
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/3095
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBAModernização Agrícola; MATOPIBA; Análise FatorialA modernização agrícola pode ser entendida como a reestruturação na base técnica da categoria, isto é, na crescente utilização de matérias-primas e métodos de produção modernos, a exemplo dos fertilizantes e corretivos do solo, como também na intensificação do uso de maquinários. O MATOPIBA é uma região formada pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA). A mesma é apontada, na literatura, como a última fronteira agrícola do país. A problemática desse trabalho diz respeito à necessidade de entender como ocorreu a modernização agrícola dessa região. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa é estudar o processo de modernização agrícola no MATOPIBA. Para isso, a metodologia empregada consiste na aplicação da Análise Fatorial (AF). Os resultados encontrados indicaram a presença de sete fatores, que, conjuntamente, explicam 81,84% da variância total dos dados originais, nomeados, respectivamente, de intensivo em capitalização da atividade agrícola, intensivo em exploração do fator terra, intensivo em máquinas e implementos agrícolas tradicionais, intensivo em relação capital-trabalho e práticas extensionistas, intensivo em utilização de agrotóxicos na atividade agrícola, intensivo em tecnologia por terra explorada, e intensivo em capitalização em relação a mão de obra e aspecto de infraestrutura. Além disso, 58,16% dos municípios estão classificados no grau baixo de modernização agrícola. Portanto, é possível concluir que a região, como um todo, ainda não pode ser considerada como possuindo uma agricultura altamente mecanizada, tendo em vista que não existe a utilização de forma acentuada de instrumentos e insumos modernos nos estabelecimentos agropecuários.Editora UnivatesBatista, Maria Larissa BezerraAlves, Janaína da SilvaAlves, Christiane Luci BezerraAndre, Diego de Maria2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/309510.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3095Revista Estudo & Debate; v. 29, n. 3 (2022)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3095/1977Direitos autorais 2022 Maria Larissa Bezerra Batista, Janaína da Silva Alves, Christiane Luci Bezerra Alves, Diego de Maria Andrehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T18:27:11Zoai:ojs.192.168.0.71:article/3095Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2022-12-13T18:27:11Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
title MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
spellingShingle MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
Batista, Maria Larissa Bezerra
Modernização Agrícola; MATOPIBA; Análise Fatorial
title_short MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
title_full MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
title_fullStr MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
title_full_unstemmed MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
title_sort MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MATOPIBA
author Batista, Maria Larissa Bezerra
author_facet Batista, Maria Larissa Bezerra
Alves, Janaína da Silva
Alves, Christiane Luci Bezerra
Andre, Diego de Maria
author_role author
author2 Alves, Janaína da Silva
Alves, Christiane Luci Bezerra
Andre, Diego de Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Maria Larissa Bezerra
Alves, Janaína da Silva
Alves, Christiane Luci Bezerra
Andre, Diego de Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Modernização Agrícola; MATOPIBA; Análise Fatorial
topic Modernização Agrícola; MATOPIBA; Análise Fatorial
description A modernização agrícola pode ser entendida como a reestruturação na base técnica da categoria, isto é, na crescente utilização de matérias-primas e métodos de produção modernos, a exemplo dos fertilizantes e corretivos do solo, como também na intensificação do uso de maquinários. O MATOPIBA é uma região formada pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA). A mesma é apontada, na literatura, como a última fronteira agrícola do país. A problemática desse trabalho diz respeito à necessidade de entender como ocorreu a modernização agrícola dessa região. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa é estudar o processo de modernização agrícola no MATOPIBA. Para isso, a metodologia empregada consiste na aplicação da Análise Fatorial (AF). Os resultados encontrados indicaram a presença de sete fatores, que, conjuntamente, explicam 81,84% da variância total dos dados originais, nomeados, respectivamente, de intensivo em capitalização da atividade agrícola, intensivo em exploração do fator terra, intensivo em máquinas e implementos agrícolas tradicionais, intensivo em relação capital-trabalho e práticas extensionistas, intensivo em utilização de agrotóxicos na atividade agrícola, intensivo em tecnologia por terra explorada, e intensivo em capitalização em relação a mão de obra e aspecto de infraestrutura. Além disso, 58,16% dos municípios estão classificados no grau baixo de modernização agrícola. Portanto, é possível concluir que a região, como um todo, ainda não pode ser considerada como possuindo uma agricultura altamente mecanizada, tendo em vista que não existe a utilização de forma acentuada de instrumentos e insumos modernos nos estabelecimentos agropecuários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3095
10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3095
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3095
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3095/1977
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 29, n. 3 (2022)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715097888555008