INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO LOCAL SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MNAFTO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costantin, Aline Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Daniel de Freitas, Pires Oliveira, Etiene Fabbrin, Jasper, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1976
Resumo: O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), localizado no município de Filadélfia, estado do Tocantins, situado em parte da Amazônia Legal Brasileira, foi objeto de pesquisa para análise da influência do nível de escolaridade no processo de percepção ambiental da população local sobre esse tipo de unidade de conservação. Dessa forma, foi realizada a análise de correspondência e a estatística descritiva dos resultados coletados por meio da aplicação de entrevistas estruturadas a uma amostra aleatória simples de 382 habitantes do município. Os resultados evidenciaram que os entrevistados (52,6%) eram pessoas do sexo feminino com nível médio de escolaridade e idade média de 32,8 anos. O conhecimento dos fósseis ocorreu entre os entrevistados com maior nível de escolaridade. (42,8%) e que apresentam os sentimentos de preservação e admiração em relação ao monumento, demonstrando assim a importância do nível de escolaridade no processo de Percepção Ambiental.
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spelling INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO LOCAL SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MNAFTO)nível de escolaridade; percepção ambiental; monumento; análise de correspondênciaO Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), localizado no município de Filadélfia, estado do Tocantins, situado em parte da Amazônia Legal Brasileira, foi objeto de pesquisa para análise da influência do nível de escolaridade no processo de percepção ambiental da população local sobre esse tipo de unidade de conservação. Dessa forma, foi realizada a análise de correspondência e a estatística descritiva dos resultados coletados por meio da aplicação de entrevistas estruturadas a uma amostra aleatória simples de 382 habitantes do município. Os resultados evidenciaram que os entrevistados (52,6%) eram pessoas do sexo feminino com nível médio de escolaridade e idade média de 32,8 anos. O conhecimento dos fósseis ocorreu entre os entrevistados com maior nível de escolaridade. (42,8%) e que apresentam os sentimentos de preservação e admiração em relação ao monumento, demonstrando assim a importância do nível de escolaridade no processo de Percepção Ambiental.Editora UnivatesCostantin, Aline MariaNunes, Daniel de FreitasPires Oliveira, Etiene FabbrinJasper, André2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/197610.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1976Revista Estudo & Debate; v. 26, n. 2 (2019)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1976/1494Direitos autorais 2019 Aline Maria Costantin, Daniel de Freitas Nunes, Etiene Fabbrin Pires Oliveira, André Jasperhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T19:59:52Zoai:ojs.192.168.0.71:article/1976Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2019-07-05T19:59:52Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
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