Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3157 |
Resumo: | Neste dossiê da Revista Pedagógica, que contempla trajetórias acadêmica de docentes, experiências e produção do conhecimento na região sul, procurei situar como os temas e as orientações teórico-metodológicos das pesquisas definiram uma linha de investigação sociológica sobre “relações entre escolarização e grupos sociais”, tendo como pano de fundo a temática das desigualdades sociais e escolares, central na sociologia da educação, associada às relações escola-família, os processos e as trajetórias de escolarização em famílias de baixa renda e capital cultural, em contextos rurais e urbanos. O texto apresenta uma síntese das principais pesquisas realizadas e sua relação com as tendências da produção no campo da sociologia da educação. |
id |
UNOCHAPO-1_0ab00fa42fb0e54de9d5e42d97461459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3157 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios popularesRedes AssociativasCooperaçãoEstratégiaOportunidade.Neste dossiê da Revista Pedagógica, que contempla trajetórias acadêmica de docentes, experiências e produção do conhecimento na região sul, procurei situar como os temas e as orientações teórico-metodológicos das pesquisas definiram uma linha de investigação sociológica sobre “relações entre escolarização e grupos sociais”, tendo como pano de fundo a temática das desigualdades sociais e escolares, central na sociologia da educação, associada às relações escola-família, os processos e as trajetórias de escolarização em famílias de baixa renda e capital cultural, em contextos rurais e urbanos. O texto apresenta uma síntese das principais pesquisas realizadas e sua relação com as tendências da produção no campo da sociologia da educação.Unochapecó2016-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315710.22196/rp.v17i36.3157Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 36: Set./Dez. 2015; 190-206Revista Pedagógica; v. 17 n. 36: Set./Dez. 2015; 190-2061984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3157/1811Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessZago, Nadir2016-11-25T16:43:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3157Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:43:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
title |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
spellingShingle |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares Zago, Nadir Redes Associativas Cooperação Estratégia Oportunidade. |
title_short |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
title_full |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
title_fullStr |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
title_full_unstemmed |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
title_sort |
Um itinerário de pesquisa em sociologia da educação: temas e orientações de trabalhos sobre escolarização nos meios populares |
author |
Zago, Nadir |
author_facet |
Zago, Nadir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago, Nadir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Associativas Cooperação Estratégia Oportunidade. |
topic |
Redes Associativas Cooperação Estratégia Oportunidade. |
description |
Neste dossiê da Revista Pedagógica, que contempla trajetórias acadêmica de docentes, experiências e produção do conhecimento na região sul, procurei situar como os temas e as orientações teórico-metodológicos das pesquisas definiram uma linha de investigação sociológica sobre “relações entre escolarização e grupos sociais”, tendo como pano de fundo a temática das desigualdades sociais e escolares, central na sociologia da educação, associada às relações escola-família, os processos e as trajetórias de escolarização em famílias de baixa renda e capital cultural, em contextos rurais e urbanos. O texto apresenta uma síntese das principais pesquisas realizadas e sua relação com as tendências da produção no campo da sociologia da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3157 10.22196/rp.v17i36.3157 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3157 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i36.3157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3157/1811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 36: Set./Dez. 2015; 190-206 Revista Pedagógica; v. 17 n. 36: Set./Dez. 2015; 190-206 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993224097792 |