Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1373 |
Resumo: | Este artigo apresenta o diálogo entre duas pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, que tratam da Educação do Campo. Para este trabalho tomamos como ponto de partida dois direcionamentos: a) a compreensão dos efeitos da colonialidade na constituição da realidade, especialmente da área rural; b) a importância da mobilização dos movimentos sociais campesinos na constituição dos mecanismos legais vigentes que delineiam a política específica e diferenciada para a educação escolar ofertada em áreas rurais. As discussões foram tecidas a partir da abordagem dos Estudos Pós- Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 1996, 2008; WALSH, 2008; MALDONADO-TORRES, 2007). Concluímos que as lutas dos movimentos sociais campesinos denunciam os mecanismos utilizados para forjar o silenciamento e a subalternização dos povos campesinos. Nesse sentido, esses sujeitos epistêmicos propõem contar a história a partir do rural e compreender o rural enquanto lócus de enunciação, evidenciando práticas discursivas outras, logo, práticas pedagógicas outras, diferenciadas e específicas. |
id |
UNOCHAPO-1_0cf67a48eccb127db00be03496580736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1373 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated educationEnsino Superior. Educação a distância. Valores pessoais. Laddering.Este artigo apresenta o diálogo entre duas pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, que tratam da Educação do Campo. Para este trabalho tomamos como ponto de partida dois direcionamentos: a) a compreensão dos efeitos da colonialidade na constituição da realidade, especialmente da área rural; b) a importância da mobilização dos movimentos sociais campesinos na constituição dos mecanismos legais vigentes que delineiam a política específica e diferenciada para a educação escolar ofertada em áreas rurais. As discussões foram tecidas a partir da abordagem dos Estudos Pós- Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 1996, 2008; WALSH, 2008; MALDONADO-TORRES, 2007). Concluímos que as lutas dos movimentos sociais campesinos denunciam os mecanismos utilizados para forjar o silenciamento e a subalternização dos povos campesinos. Nesse sentido, esses sujeitos epistêmicos propõem contar a história a partir do rural e compreender o rural enquanto lócus de enunciação, evidenciando práticas discursivas outras, logo, práticas pedagógicas outras, diferenciadas e específicas. Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/137310.22196/rp.v14i28.1373Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 407-436Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 407-4361984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1373/762Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Janssen Felipe daTorres, Denise XavierLemos, Girleide Torres2016-11-25T16:38:50Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1373Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:50Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
title |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
spellingShingle |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education Silva, Janssen Felipe da Ensino Superior. Educação a distância. Valores pessoais. Laddering. |
title_short |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
title_full |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
title_fullStr |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
title_full_unstemmed |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
title_sort |
Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação Escolar específica e diferenciada / Education in the countr yside : the stru ggle of rural social movements for a specific and differentiated education |
author |
Silva, Janssen Felipe da |
author_facet |
Silva, Janssen Felipe da Torres, Denise Xavier Lemos, Girleide Torres |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Denise Xavier Lemos, Girleide Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janssen Felipe da Torres, Denise Xavier Lemos, Girleide Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Educação a distância. Valores pessoais. Laddering. |
topic |
Ensino Superior. Educação a distância. Valores pessoais. Laddering. |
description |
Este artigo apresenta o diálogo entre duas pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, que tratam da Educação do Campo. Para este trabalho tomamos como ponto de partida dois direcionamentos: a) a compreensão dos efeitos da colonialidade na constituição da realidade, especialmente da área rural; b) a importância da mobilização dos movimentos sociais campesinos na constituição dos mecanismos legais vigentes que delineiam a política específica e diferenciada para a educação escolar ofertada em áreas rurais. As discussões foram tecidas a partir da abordagem dos Estudos Pós- Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 1996, 2008; WALSH, 2008; MALDONADO-TORRES, 2007). Concluímos que as lutas dos movimentos sociais campesinos denunciam os mecanismos utilizados para forjar o silenciamento e a subalternização dos povos campesinos. Nesse sentido, esses sujeitos epistêmicos propõem contar a história a partir do rural e compreender o rural enquanto lócus de enunciação, evidenciando práticas discursivas outras, logo, práticas pedagógicas outras, diferenciadas e específicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1373 10.22196/rp.v14i28.1373 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1373 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i28.1373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1373/762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 407-436 Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 407-436 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992566640640 |