JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Julimar Santiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, Patrícia Carla da Hora, Santos, Jocenildes Zacarias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662
Resumo: RESUMO As transformações culturais e a evolução das novas tecnologias da comunicação e informação, associadas à diversidade dos sujeitos na escola da contemporaneidade, trazem desafios relacionados às práticas de ensino que precisam romper com o modelo tradicional para construção do conhecimento. Ao repensar as metodologias, surge a perspectiva do uso de jogos digitais para promoção da aprendizagem, principalmente para o público-alvo da educação inclusiva. O objetivo dessa pesquisa bibliográfica é refletir sobre as possibilidades dos jogos digitais na/para a educação inclusiva, analisando produções acadêmicas de seis universidades públicas brasileiras (2009-2019). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Através de diferentes jogos e em interlocução com diferentes campos de conhecimento, os pesquisadores propõem uma nova forma de ensinar, de aprender, de interagir com o mundo virtual, acreditando que todos os sujeitos são capazes de aprender.  
id UNOCHAPO-1_11f7de2b07fcec377b0311e46367f865
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5662
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVAPráticas Integrativas e ComplementaresFisioterapiaEducação contínuaTerapias complementaresIntegralidade.RESUMO As transformações culturais e a evolução das novas tecnologias da comunicação e informação, associadas à diversidade dos sujeitos na escola da contemporaneidade, trazem desafios relacionados às práticas de ensino que precisam romper com o modelo tradicional para construção do conhecimento. Ao repensar as metodologias, surge a perspectiva do uso de jogos digitais para promoção da aprendizagem, principalmente para o público-alvo da educação inclusiva. O objetivo dessa pesquisa bibliográfica é refletir sobre as possibilidades dos jogos digitais na/para a educação inclusiva, analisando produções acadêmicas de seis universidades públicas brasileiras (2009-2019). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Através de diferentes jogos e em interlocução com diferentes campos de conhecimento, os pesquisadores propõem uma nova forma de ensinar, de aprender, de interagir com o mundo virtual, acreditando que todos os sujeitos são capazes de aprender.  Unochapecó2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/566210.22196/rp.v22i0.5662Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662/3276Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Julimar SantiagoCorreia, Patrícia Carla da HoraSantos, Jocenildes Zacarias2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5662Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Rocha, Julimar Santiago
Práticas Integrativas e Complementares
Fisioterapia
Educação contínua
Terapias complementares
Integralidade.
title_short JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort JOGOS DIGITAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA/PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author Rocha, Julimar Santiago
author_facet Rocha, Julimar Santiago
Correia, Patrícia Carla da Hora
Santos, Jocenildes Zacarias
author_role author
author2 Correia, Patrícia Carla da Hora
Santos, Jocenildes Zacarias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Julimar Santiago
Correia, Patrícia Carla da Hora
Santos, Jocenildes Zacarias
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Integrativas e Complementares
Fisioterapia
Educação contínua
Terapias complementares
Integralidade.
topic Práticas Integrativas e Complementares
Fisioterapia
Educação contínua
Terapias complementares
Integralidade.
description RESUMO As transformações culturais e a evolução das novas tecnologias da comunicação e informação, associadas à diversidade dos sujeitos na escola da contemporaneidade, trazem desafios relacionados às práticas de ensino que precisam romper com o modelo tradicional para construção do conhecimento. Ao repensar as metodologias, surge a perspectiva do uso de jogos digitais para promoção da aprendizagem, principalmente para o público-alvo da educação inclusiva. O objetivo dessa pesquisa bibliográfica é refletir sobre as possibilidades dos jogos digitais na/para a educação inclusiva, analisando produções acadêmicas de seis universidades públicas brasileiras (2009-2019). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Através de diferentes jogos e em interlocução com diferentes campos de conhecimento, os pesquisadores propõem uma nova forma de ensinar, de aprender, de interagir com o mundo virtual, acreditando que todos os sujeitos são capazes de aprender.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662
10.22196/rp.v22i0.5662
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662/3276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-25
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571041501347840