NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Suely Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Franciele Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5786
Resumo: Este artigo reflete sobre o contexto atual do Ensino Médio brasileiro, por meio da análise dos discursos presentes na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, no que se refere a formação dos jovens em nível médio na atualidade. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, analisamos as mudanças recentes nesta etapa de ensino, promovidas por estas reformas curriculares.  Consideramos que tais reformas encontram-se afinadas com as políticas neoliberais para educação brasileira das últimas décadas, com ênfase no protagonismo juvenil, colocando o jovem como definidor de seu percurso formativo, além de focar na necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelas novas formas de organização do trabalho produtivo. Ou seja, estas representam mais retrocessos para a educação da classe trabalhadora, e reforçam a dualidade estrutural já existente, além de provocar o empobrecimento de conteúdo desta etapa do ensino.
id UNOCHAPO-1_1d03da1ae040689a7b2472eb985385c0
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5786
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovensEnsino médio; Políticas educacionais; Juventude.Este artigo reflete sobre o contexto atual do Ensino Médio brasileiro, por meio da análise dos discursos presentes na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, no que se refere a formação dos jovens em nível médio na atualidade. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, analisamos as mudanças recentes nesta etapa de ensino, promovidas por estas reformas curriculares.  Consideramos que tais reformas encontram-se afinadas com as políticas neoliberais para educação brasileira das últimas décadas, com ênfase no protagonismo juvenil, colocando o jovem como definidor de seu percurso formativo, além de focar na necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelas novas formas de organização do trabalho produtivo. Ou seja, estas representam mais retrocessos para a educação da classe trabalhadora, e reforçam a dualidade estrutural já existente, além de provocar o empobrecimento de conteúdo desta etapa do ensino.Unochapecó2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/578610.22196/rp.v22i0.5786Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-27Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-271984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5786/3322Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Suely Aparecidados Santos, Franciele Soares2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5786Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
title NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
spellingShingle NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
Martins, Suely Aparecida
Ensino médio; Políticas educacionais; Juventude.
title_short NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
title_full NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
title_fullStr NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
title_full_unstemmed NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
title_sort NOVO ENSINO MÉDIO: consequências e perspectivas para a formação dos jovens
author Martins, Suely Aparecida
author_facet Martins, Suely Aparecida
dos Santos, Franciele Soares
author_role author
author2 dos Santos, Franciele Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Suely Aparecida
dos Santos, Franciele Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio; Políticas educacionais; Juventude.
topic Ensino médio; Políticas educacionais; Juventude.
description Este artigo reflete sobre o contexto atual do Ensino Médio brasileiro, por meio da análise dos discursos presentes na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, no que se refere a formação dos jovens em nível médio na atualidade. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, analisamos as mudanças recentes nesta etapa de ensino, promovidas por estas reformas curriculares.  Consideramos que tais reformas encontram-se afinadas com as políticas neoliberais para educação brasileira das últimas décadas, com ênfase no protagonismo juvenil, colocando o jovem como definidor de seu percurso formativo, além de focar na necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelas novas formas de organização do trabalho produtivo. Ou seja, estas representam mais retrocessos para a educação da classe trabalhadora, e reforçam a dualidade estrutural já existente, além de provocar o empobrecimento de conteúdo desta etapa do ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5786
10.22196/rp.v22i0.5786
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5786
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5786/3322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-27
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-27
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996072030208