COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Sant´Anna, Sita Mara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Stramare, Odilon Antonio, Narvaz, Martha Giudice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4574
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte de análise que visa levantar os sentidos da formação inicial em EJA, a partir das vozes de acadêmicas de Pedagogia de uma instituição pública estadual. Por objetivo geral, busca-se saber quais são os sentidos sobre a formação inicial evidenciados na prática de estágio curricular obrigatório de EJA. Do ponto de vista metodológico, desenvolve-se pesquisa qualitativa, em estudo de caso, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo, mediante aplicação de questionários, que foram respondidos, em 2017, por três acadêmicas. As análises das falas que serão apresentadas foram efetivadas sob o olhar da Análise de Conteúdo apresentada por Bardin (2011). Como principais resultados destacam-se sentidos positivos sobre o estágio, porém demarcados por desafios vinculados às especificidades dos processos pedagógicos, reconhecidos pelas estagiárias como pertencentes e característicos da modalidade EJA.    
id UNOCHAPO-1_690f5c2526ee19d3ac019857a4c4e170
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4574
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?Educação de Jovens e AdultosFormação inicial de professoresEstágio docente na EJAEste trabalho apresenta um recorte de análise que visa levantar os sentidos da formação inicial em EJA, a partir das vozes de acadêmicas de Pedagogia de uma instituição pública estadual. Por objetivo geral, busca-se saber quais são os sentidos sobre a formação inicial evidenciados na prática de estágio curricular obrigatório de EJA. Do ponto de vista metodológico, desenvolve-se pesquisa qualitativa, em estudo de caso, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo, mediante aplicação de questionários, que foram respondidos, em 2017, por três acadêmicas. As análises das falas que serão apresentadas foram efetivadas sob o olhar da Análise de Conteúdo apresentada por Bardin (2011). Como principais resultados destacam-se sentidos positivos sobre o estágio, porém demarcados por desafios vinculados às especificidades dos processos pedagógicos, reconhecidos pelas estagiárias como pertencentes e característicos da modalidade EJA.    Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/457410.22196/rp.v22i0.4574Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-171984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4574/3099Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Sant´Anna, Sita MaraStramare, Odilon AntonioNarvaz, Martha Giudice2020-07-15T08:05:04Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4574Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-15T08:05:04Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
title COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
spellingShingle COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
Lopes Sant´Anna, Sita Mara
Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial de professores
Estágio docente na EJA
title_short COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
title_full COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
title_fullStr COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
title_full_unstemmed COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
title_sort COMO AS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA PERCEBEM AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
author Lopes Sant´Anna, Sita Mara
author_facet Lopes Sant´Anna, Sita Mara
Stramare, Odilon Antonio
Narvaz, Martha Giudice
author_role author
author2 Stramare, Odilon Antonio
Narvaz, Martha Giudice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Sant´Anna, Sita Mara
Stramare, Odilon Antonio
Narvaz, Martha Giudice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial de professores
Estágio docente na EJA
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial de professores
Estágio docente na EJA
description Este trabalho apresenta um recorte de análise que visa levantar os sentidos da formação inicial em EJA, a partir das vozes de acadêmicas de Pedagogia de uma instituição pública estadual. Por objetivo geral, busca-se saber quais são os sentidos sobre a formação inicial evidenciados na prática de estágio curricular obrigatório de EJA. Do ponto de vista metodológico, desenvolve-se pesquisa qualitativa, em estudo de caso, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo, mediante aplicação de questionários, que foram respondidos, em 2017, por três acadêmicas. As análises das falas que serão apresentadas foram efetivadas sob o olhar da Análise de Conteúdo apresentada por Bardin (2011). Como principais resultados destacam-se sentidos positivos sobre o estágio, porém demarcados por desafios vinculados às especificidades dos processos pedagógicos, reconhecidos pelas estagiárias como pertencentes e característicos da modalidade EJA.    
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4574
10.22196/rp.v22i0.4574
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4574
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4574/3099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-17
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995483779072