Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194 |
Resumo: | A preocupação temática, geradora desse trabalho de investigaçãoação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendizagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inéditoviável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didáticometodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância. |
id |
UNOCHAPO-1_6acdf5eb48a79a0c673efb70312cc153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4194 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professoresAbsenteísmo Docente.Trabalho DocenteBelo HorizonteTrabalho e EducaçãoA preocupação temática, geradora desse trabalho de investigaçãoação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendizagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inéditoviável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didáticometodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância.Unochapecó2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/419410.22196/rp.v6i12.4194Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-70Revista Pedagógica; v. 6 n. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-701984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194/2374Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMallmann, Elena MariaBastos, Fábio da Purificação deMüller, Felipe Martins2018-02-11T20:17:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4194Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:17:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
title |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
spellingShingle |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores Mallmann, Elena Maria Absenteísmo Docente.Trabalho Docente Belo Horizonte Trabalho e Educação |
title_short |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
title_full |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
title_fullStr |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
title_full_unstemmed |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
title_sort |
Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores |
author |
Mallmann, Elena Maria |
author_facet |
Mallmann, Elena Maria Bastos, Fábio da Purificação de Müller, Felipe Martins |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Fábio da Purificação de Müller, Felipe Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mallmann, Elena Maria Bastos, Fábio da Purificação de Müller, Felipe Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Absenteísmo Docente.Trabalho Docente Belo Horizonte Trabalho e Educação |
topic |
Absenteísmo Docente.Trabalho Docente Belo Horizonte Trabalho e Educação |
description |
A preocupação temática, geradora desse trabalho de investigaçãoação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendizagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inéditoviável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didáticometodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194 10.22196/rp.v6i12.4194 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v6i12.4194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194/2374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-70 Revista Pedagógica; v. 6 n. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-70 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994787524608 |