Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Elena Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos, Fábio da Purificação de, Müller, Felipe Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194
Resumo: A preocupação temática, geradora desse trabalho de investigação­ação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no moni­toramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendi­zagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inédito­viável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didático­metodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância.
id UNOCHAPO-1_6acdf5eb48a79a0c673efb70312cc153
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4194
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professoresAbsenteísmo Docente.Trabalho DocenteBelo HorizonteTrabalho e EducaçãoA preocupação temática, geradora desse trabalho de investigação­ação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no moni­toramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendi­zagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inédito­viável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didático­metodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância.Unochapecó2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/419410.22196/rp.v6i12.4194Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-70Revista Pedagógica; v. 6 n. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-701984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194/2374Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMallmann, Elena MariaBastos, Fábio da Purificação deMüller, Felipe Martins2018-02-11T20:17:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4194Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:17:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
title Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
spellingShingle Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
Mallmann, Elena Maria
Absenteísmo Docente.Trabalho Docente
Belo Horizonte
Trabalho e Educação
title_short Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
title_full Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
title_fullStr Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
title_full_unstemmed Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
title_sort Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores
author Mallmann, Elena Maria
author_facet Mallmann, Elena Maria
Bastos, Fábio da Purificação de
Müller, Felipe Martins
author_role author
author2 Bastos, Fábio da Purificação de
Müller, Felipe Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Elena Maria
Bastos, Fábio da Purificação de
Müller, Felipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Absenteísmo Docente.Trabalho Docente
Belo Horizonte
Trabalho e Educação
topic Absenteísmo Docente.Trabalho Docente
Belo Horizonte
Trabalho e Educação
description A preocupação temática, geradora desse trabalho de investigação­ação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no moni­toramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendi­zagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inédito­viável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didático­metodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194
10.22196/rp.v6i12.4194
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194
identifier_str_mv 10.22196/rp.v6i12.4194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194/2374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-70
Revista Pedagógica; v. 6 n. 12: Jan. / Jun. 2004; 53-70
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994787524608