A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3986 |
Resumo: | A Ambientalização Curricular se tornou um assunto importante para refletir sobre as situações envolvendo a esfera socioambiental vivenciadas cotidianamente. Esses problemas se agravam à medida que o sentimento de pertencimento aos lugares se enfraquece. Pautados nessas questões e refletindo sobre o papel da Educação Ambiental para a (re)apropriação desse sentido de pertença, este ensaio, emergente das reflexões estabelecidas na disciplina “A relação de pertencimento na constituição dos educadores ambientais” do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, se propõe discutir acerca da Educação Ambiental Estética como uma possível ferramenta ao fortalecimento das relações de pertencimento na Ambientalização Curricular. Pressupõe-se que, sem este fortalecimento, não há uma efetiva participação dos sujeitos na implementação do processo de ambientalização, que passa a ser visto fragmentado e sem significados para a comunidade universitária. |
id |
UNOCHAPO-1_b363ad56197984714ac343f07061bcdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3986 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricularEducação para as relações étnico-raciais. Ensino de História. Estudos descoloniaisA Ambientalização Curricular se tornou um assunto importante para refletir sobre as situações envolvendo a esfera socioambiental vivenciadas cotidianamente. Esses problemas se agravam à medida que o sentimento de pertencimento aos lugares se enfraquece. Pautados nessas questões e refletindo sobre o papel da Educação Ambiental para a (re)apropriação desse sentido de pertença, este ensaio, emergente das reflexões estabelecidas na disciplina “A relação de pertencimento na constituição dos educadores ambientais” do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, se propõe discutir acerca da Educação Ambiental Estética como uma possível ferramenta ao fortalecimento das relações de pertencimento na Ambientalização Curricular. Pressupõe-se que, sem este fortalecimento, não há uma efetiva participação dos sujeitos na implementação do processo de ambientalização, que passa a ser visto fragmentado e sem significados para a comunidade universitária. Unochapecó2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/398610.22196/rp.v20i45.3986Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 207-226Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 207-2261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3986/2649Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Junior CesarCousin, Cláudia da SilvaKitzmann, Dione Iara Silveira2019-05-15T13:25:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3986Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-05-15T13:25:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
title |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
spellingShingle |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular Mota, Junior Cesar Educação para as relações étnico-raciais. Ensino de História. Estudos descoloniais |
title_short |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
title_full |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
title_fullStr |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
title_sort |
A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular |
author |
Mota, Junior Cesar |
author_facet |
Mota, Junior Cesar Cousin, Cláudia da Silva Kitzmann, Dione Iara Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Cousin, Cláudia da Silva Kitzmann, Dione Iara Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Junior Cesar Cousin, Cláudia da Silva Kitzmann, Dione Iara Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para as relações étnico-raciais. Ensino de História. Estudos descoloniais |
topic |
Educação para as relações étnico-raciais. Ensino de História. Estudos descoloniais |
description |
A Ambientalização Curricular se tornou um assunto importante para refletir sobre as situações envolvendo a esfera socioambiental vivenciadas cotidianamente. Esses problemas se agravam à medida que o sentimento de pertencimento aos lugares se enfraquece. Pautados nessas questões e refletindo sobre o papel da Educação Ambiental para a (re)apropriação desse sentido de pertença, este ensaio, emergente das reflexões estabelecidas na disciplina “A relação de pertencimento na constituição dos educadores ambientais” do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, se propõe discutir acerca da Educação Ambiental Estética como uma possível ferramenta ao fortalecimento das relações de pertencimento na Ambientalização Curricular. Pressupõe-se que, sem este fortalecimento, não há uma efetiva participação dos sujeitos na implementação do processo de ambientalização, que passa a ser visto fragmentado e sem significados para a comunidade universitária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3986 10.22196/rp.v20i45.3986 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3986 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v20i45.3986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3986/2649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 207-226 Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 207-226 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994274770944 |