A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durigon, Tânia Aparecida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Jane Iara Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398
Resumo: A economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades.
id UNOESC-4_4625632d992af123bcd145a3319c102a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/398
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras doA economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-64RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-642179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398/140Durigon, Tânia AparecidaCosta, Jane Iara Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:56Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/398Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:56RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
title A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
spellingShingle A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
Durigon, Tânia Aparecida
title_short A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
title_full A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
title_fullStr A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
title_full_unstemmed A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
title_sort A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
author Durigon, Tânia Aparecida
author_facet Durigon, Tânia Aparecida
Costa, Jane Iara Pereira da
author_role author
author2 Costa, Jane Iara Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durigon, Tânia Aparecida
Costa, Jane Iara Pereira da
description A economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398/140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-64
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-64
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220424592687104