A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398 |
Resumo: | A economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades. |
id |
UNOESC-4_4625632d992af123bcd145a3319c102a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/398 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras doA economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-64RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-642179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398/140Durigon, Tânia AparecidaCosta, Jane Iara Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:56Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/398Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:56RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
title |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
spellingShingle |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do Durigon, Tânia Aparecida |
title_short |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
title_full |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
title_fullStr |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
title_full_unstemmed |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
title_sort |
A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do |
author |
Durigon, Tânia Aparecida |
author_facet |
Durigon, Tânia Aparecida Costa, Jane Iara Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Jane Iara Pereira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durigon, Tânia Aparecida Costa, Jane Iara Pereira da |
description |
A economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398/140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-64 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 51-64 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220424592687104 |