CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Kneipp, Jordana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes Vieira, Kelmara, Bender Filho, Reisoli, Maffini Gomes, Clandia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765
Resumo: O presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas. Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação. 
id UNOESC-4_4ad3fbeb6028a7d588d33aca42368adc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2765
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRASO presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas. Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-338RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-3382179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765/pdfMarques Kneipp, JordanaMendes Vieira, KelmaraBender Filho, ReisoliMaffini Gomes, Clandiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:10:43Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2765Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:10:43RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Marques Kneipp, Jordana
title_short CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
title_sort CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
author Marques Kneipp, Jordana
author_facet Marques Kneipp, Jordana
Mendes Vieira, Kelmara
Bender Filho, Reisoli
Maffini Gomes, Clandia
author_role author
author2 Mendes Vieira, Kelmara
Bender Filho, Reisoli
Maffini Gomes, Clandia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Kneipp, Jordana
Mendes Vieira, Kelmara
Bender Filho, Reisoli
Maffini Gomes, Clandia
description O presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas. Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-338
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-338
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1787715191290462208