CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765 |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas. Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação. |
id |
UNOESC-4_4ad3fbeb6028a7d588d33aca42368adc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2765 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRASO presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas. Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-338RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-3382179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765/pdfMarques Kneipp, JordanaMendes Vieira, KelmaraBender Filho, ReisoliMaffini Gomes, Clandiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:10:43Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2765Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:10:43RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
title |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS Marques Kneipp, Jordana |
title_short |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
title_full |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS |
author |
Marques Kneipp, Jordana |
author_facet |
Marques Kneipp, Jordana Mendes Vieira, Kelmara Bender Filho, Reisoli Maffini Gomes, Clandia |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Vieira, Kelmara Bender Filho, Reisoli Maffini Gomes, Clandia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Kneipp, Jordana Mendes Vieira, Kelmara Bender Filho, Reisoli Maffini Gomes, Clandia |
description |
O presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas. Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-338 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 2 (2013): RACE_v. 12_n_2_jul./dez. 2013; 295-338 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1787715191290462208 |