Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Valentina Gomes Haensel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moretto Neto, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387
Resumo: No presente estudo tem-se por objetivo analisar o comportamento de consumo do turista estrangeiro em Florianópolis e as correlações referentes às informações turísticas e conhecimento do turista – enquanto consumidor –, no período compreendido entre os meses de maio a junho de 2006. O estudo decorre, a partir da avaliação das determinantes individuais e dos elementos que integram o produto turístico disponível, fundamentados em base teórica que possibilita análise do comportamento do consumidor, e a partir de inferências realizadas no mercado turístico, particularmente, por meio de estudo de caso. A população estudada representa a demanda de turistas estrangeiros da cidade de Florianópolis, durante o ano de 2006, sendo a amostra de 204 indivíduos. As constatações e proposições relacionadas ao comportamento do turista estrangeiro, notadamente, no espaço e período estudados, como consumidor, relativos ao foco de análise, permitem realizar as seguintes inferências: o composto da oferta e os mecanismos de distribuição estão estruturados, preferencialmente, para segmentos originários do Mercosul, fruto desse processo, o estudo possibilitou identificar significativas deficiências no processo de atendimento aos fluxos de origem anglo-saxônica, quadro que remete à reflexão por parte dos gestores e distribuidores de serviços turísticos para adequação da oferta.Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Atividade turística. Demanda Turística.  Florianópolis/SC.
id UNOESC-4_6735eb383591dc74ee4342d82a1e09d7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/387
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticasNo presente estudo tem-se por objetivo analisar o comportamento de consumo do turista estrangeiro em Florianópolis e as correlações referentes às informações turísticas e conhecimento do turista – enquanto consumidor –, no período compreendido entre os meses de maio a junho de 2006. O estudo decorre, a partir da avaliação das determinantes individuais e dos elementos que integram o produto turístico disponível, fundamentados em base teórica que possibilita análise do comportamento do consumidor, e a partir de inferências realizadas no mercado turístico, particularmente, por meio de estudo de caso. A população estudada representa a demanda de turistas estrangeiros da cidade de Florianópolis, durante o ano de 2006, sendo a amostra de 204 indivíduos. As constatações e proposições relacionadas ao comportamento do turista estrangeiro, notadamente, no espaço e período estudados, como consumidor, relativos ao foco de análise, permitem realizar as seguintes inferências: o composto da oferta e os mecanismos de distribuição estão estruturados, preferencialmente, para segmentos originários do Mercosul, fruto desse processo, o estudo possibilitou identificar significativas deficiências no processo de atendimento aos fluxos de origem anglo-saxônica, quadro que remete à reflexão por parte dos gestores e distribuidores de serviços turísticos para adequação da oferta.Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Atividade turística. Demanda Turística.  Florianópolis/SC. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 2 (2007): RACE_v. 6_n_2_jul./dez. 2007; 161-174RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 2 (2007): RACE_v. 6_n_2_jul./dez. 2007; 161-1742179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387/131Schmitt, Valentina Gomes HaenselMoretto Neto, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:13:07Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/387Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:13:07RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
title Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
spellingShingle Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
Schmitt, Valentina Gomes Haensel
title_short Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
title_full Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
title_fullStr Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
title_full_unstemmed Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
title_sort Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas
author Schmitt, Valentina Gomes Haensel
author_facet Schmitt, Valentina Gomes Haensel
Moretto Neto, Luis
author_role author
author2 Moretto Neto, Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Valentina Gomes Haensel
Moretto Neto, Luis
description No presente estudo tem-se por objetivo analisar o comportamento de consumo do turista estrangeiro em Florianópolis e as correlações referentes às informações turísticas e conhecimento do turista – enquanto consumidor –, no período compreendido entre os meses de maio a junho de 2006. O estudo decorre, a partir da avaliação das determinantes individuais e dos elementos que integram o produto turístico disponível, fundamentados em base teórica que possibilita análise do comportamento do consumidor, e a partir de inferências realizadas no mercado turístico, particularmente, por meio de estudo de caso. A população estudada representa a demanda de turistas estrangeiros da cidade de Florianópolis, durante o ano de 2006, sendo a amostra de 204 indivíduos. As constatações e proposições relacionadas ao comportamento do turista estrangeiro, notadamente, no espaço e período estudados, como consumidor, relativos ao foco de análise, permitem realizar as seguintes inferências: o composto da oferta e os mecanismos de distribuição estão estruturados, preferencialmente, para segmentos originários do Mercosul, fruto desse processo, o estudo possibilitou identificar significativas deficiências no processo de atendimento aos fluxos de origem anglo-saxônica, quadro que remete à reflexão por parte dos gestores e distribuidores de serviços turísticos para adequação da oferta.Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Atividade turística. Demanda Turística.  Florianópolis/SC.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387/131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 2 (2007): RACE_v. 6_n_2_jul./dez. 2007; 161-174
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 2 (2007): RACE_v. 6_n_2_jul./dez. 2007; 161-174
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220424582201344