ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico. |
id |
UNOESC-4_f46066051cfff3d5da0f73bec6d072c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3358 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOMO objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-330RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-3302179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358/pdf_34Jenoveva-Neto, RoseliWatanabe, MelissaMueller, Rafael RodrigoSantos, Neri dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3358Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:10RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
title |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM Jenoveva-Neto, Roseli |
title_short |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
title_full |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
title_sort |
ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM |
author |
Jenoveva-Neto, Roseli |
author_facet |
Jenoveva-Neto, Roseli Watanabe, Melissa Mueller, Rafael Rodrigo Santos, Neri dos |
author_role |
author |
author2 |
Watanabe, Melissa Mueller, Rafael Rodrigo Santos, Neri dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jenoveva-Neto, Roseli Watanabe, Melissa Mueller, Rafael Rodrigo Santos, Neri dos |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358/pdf_34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-330 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-330 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1787715191310385152 |