ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jenoveva-Neto, Roseli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Watanabe, Melissa, Mueller, Rafael Rodrigo, Santos, Neri dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico.
id UNOESC-4_f46066051cfff3d5da0f73bec6d072c4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3358
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOMO objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-330RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-3302179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358/pdf_34Jenoveva-Neto, RoseliWatanabe, MelissaMueller, Rafael RodrigoSantos, Neri dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3358Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:10RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
title ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
spellingShingle ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
Jenoveva-Neto, Roseli
title_short ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
title_full ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
title_fullStr ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
title_sort ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM
author Jenoveva-Neto, Roseli
author_facet Jenoveva-Neto, Roseli
Watanabe, Melissa
Mueller, Rafael Rodrigo
Santos, Neri dos
author_role author
author2 Watanabe, Melissa
Mueller, Rafael Rodrigo
Santos, Neri dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jenoveva-Neto, Roseli
Watanabe, Melissa
Mueller, Rafael Rodrigo
Santos, Neri dos
description O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358/pdf_34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-330
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 309-330
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1787715191310385152