Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/205075
Resumo: Esta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial de instrumentos ao métier (trabalho) docente, tendo em vista as particularidades das crianças em fase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidade empreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019, durante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa teve por objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquanto instrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo ao questionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos enquanto objetivos específicos, quais foram, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dos fundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e a potencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suas potencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar esses instrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultados obtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado por Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), dentre outros, e dos resultados obtidos a partir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têm potencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para a aprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças e oferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo o professor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e à potencialização do processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_03a0ef7bd8f50667bb44c4f5aa6c69d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/205075
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabéticoLearning Objects for teaching the alphabetic systemAlfabetizaçãoSistema alfabéticoObjetos de AprendizagemInstrumentalização e instrumentaçãoLiteracyAlphabetical SystemLearning ObjectsInstrumentalization and instrumentationEsta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial de instrumentos ao métier (trabalho) docente, tendo em vista as particularidades das crianças em fase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidade empreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019, durante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa teve por objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquanto instrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo ao questionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos enquanto objetivos específicos, quais foram, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dos fundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e a potencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suas potencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar esses instrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultados obtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado por Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), dentre outros, e dos resultados obtidos a partir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têm potencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para a aprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças e oferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo o professor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e à potencialização do processo de ensino e aprendizagem.This research was outlined faced with the need to identify artifacts with the potential as instruments to the teaching métier, bearing in mind the particularities of children in the literacy phase and the improvement of didactic-pedagogical actions. In view of this need, we undertook a theoretical-practical investigation over the 2nd to the 4th bimester of 2019, during the two weekly classes taught by the researcher professor in the two classes of the 1st year of Elementary School at a municipal school in the countryside of São Paulo. This research had the general objective of identify the potentialities of Learning Objects (LO), as instruments in the teaching métier of the research professor, verifying and responding to questioning whether, in fact, they help in the process of teaching and learning. For this, it was necessary to follow some paths established by the specific objectives, which were, to identify specialized bibliography, which would support the theme and the establishment of the foundations to be followed, taking into account the specificities of literacy and the potentiation of its process; identify and investigate the Learning Objects and their didactic potential, their instrumentalization for pedagogical use; use these instruments in didactic-pedagogical actions; verify, describe and analyze the results obtained. In face of the presented by the specialized theoretical contribution by Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), among others, and the results obtained from the use of LO, both as parts of this investigation, we conclude that LO have the potential to be pedagogical instruments, when they include contents and learning skills of the alphabetical system, to be interesting cultural artifacts to children, and offer challenges and multisensory and playful manipulation of these contents; being the teacher, the indispensable human agent to the conversion of artifacts into instruments and to the potentiation of the teaching and learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]2021-06-22T14:39:47Z2021-06-22T14:39:47Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20507533004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:18:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-05T06:18:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
Learning Objects for teaching the alphabetic system
title Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
spellingShingle Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]
Alfabetização
Sistema alfabético
Objetos de Aprendizagem
Instrumentalização e instrumentação
Literacy
Alphabetical System
Learning Objects
Instrumentalization and instrumentation
title_short Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
title_full Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
title_fullStr Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
title_sort Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
author Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]
author_facet Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Sistema alfabético
Objetos de Aprendizagem
Instrumentalização e instrumentação
Literacy
Alphabetical System
Learning Objects
Instrumentalization and instrumentation
topic Alfabetização
Sistema alfabético
Objetos de Aprendizagem
Instrumentalização e instrumentação
Literacy
Alphabetical System
Learning Objects
Instrumentalization and instrumentation
description Esta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial de instrumentos ao métier (trabalho) docente, tendo em vista as particularidades das crianças em fase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidade empreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019, durante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa teve por objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquanto instrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo ao questionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos enquanto objetivos específicos, quais foram, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dos fundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e a potencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suas potencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar esses instrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultados obtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado por Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), dentre outros, e dos resultados obtidos a partir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têm potencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para a aprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças e oferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo o professor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e à potencialização do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22T14:39:47Z
2021-06-22T14:39:47Z
2021-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/205075
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/205075
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965179517075456