O agronegócio sustentável da empresa de produtos orgânicos Native: ecoinovação e implementação da agenda 2030

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Nolasco Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251408
Resumo: A ecoinovação tem se tornado um fator chave na percepção dos desafios ambientais enfrentados pela sociedade hoje. O objetivo do presente estudo é relacionar o conceito de ecoinovação com a contribuição para a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Dessa forma, a pesquisa busca entender o impacto desse conceito dentro das organizações e em como ele efetivamente tem mudado processos. O principal objeto de estudo é a empresa Brasileira Native Produtos Orgânicos e como ela adere à ecoinovação dentro de seus produtos e processos. Simultaneamente às iniciativas da Native nota-se em nível mundial uma preocupação da sociedade cada vez mais latente em o quão insustentável tem sido a forma como vivemos. Fica claro que a incerteza de qual será a relação das gerações futuras com o meio ambiente e de qual será a disponibilidade de alguns recursos tão básicos à sobrevivência humana tem causado um movimento direcionado para a mudança. Com o objetivo de garantir que os níveis de consumo e de produção da sociedade andem em maior harmonia com a disposição de recursos naturais e que se inicie um movimento efetivo da sociedade rumo ao equilíbrio, cria-se em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No presente trabalho são feitas análises documentais e qualitativas da empresa Native Produtos Orgânicos dentro da ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Desde a origem do conceito de agricultura sustentável até a criação da marca e em como ela tem impactado e revolucionado o mercado. São avaliados além do contexto histórico medidas de preservação ambiental e sustentabilidade, identificando eficiência e os diferenciais de processos. Todas as iniciativas da empresa destinadas à agricultura orgânica são analisadas e comparadas com as diretrizes da Agenda 2030 e dos Objetivos, além disso também se faz relação entre as certificações que a Native possui e o que na prática isso significa no mercado.
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Simultaneamente às iniciativas da Native nota-se em nível mundial uma preocupação da sociedade cada vez mais latente em o quão insustentável tem sido a forma como vivemos. Fica claro que a incerteza de qual será a relação das gerações futuras com o meio ambiente e de qual será a disponibilidade de alguns recursos tão básicos à sobrevivência humana tem causado um movimento direcionado para a mudança. Com o objetivo de garantir que os níveis de consumo e de produção da sociedade andem em maior harmonia com a disposição de recursos naturais e que se inicie um movimento efetivo da sociedade rumo ao equilíbrio, cria-se em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No presente trabalho são feitas análises documentais e qualitativas da empresa Native Produtos Orgânicos dentro da ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Desde a origem do conceito de agricultura sustentável até a criação da marca e em como ela tem impactado e revolucionado o mercado. São avaliados além do contexto histórico medidas de preservação ambiental e sustentabilidade, identificando eficiência e os diferenciais de processos. Todas as iniciativas da empresa destinadas à agricultura orgânica são analisadas e comparadas com as diretrizes da Agenda 2030 e dos Objetivos, além disso também se faz relação entre as certificações que a Native possui e o que na prática isso significa no mercado.Eco-innovation has become a key factor in understanding the environmental challenges faced by society today. The objective of the present study is to relate the concept of eco-innovation with the contribution to the practice of the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. Thus, the research seeks to understand the impact of this concept within organizations and how it has effectively changed processes. The main object of study is the Brazilian company Native Products Orgânicos and how it adheres to eco-innovation within its products and processes. Simultaneously with Native's initiatives, there is an increasingly latent societal concern about how unsustainable the way we live has been. The uncertainty of what will be the relationship of future generations with the environment and what will be the availability of some resources so basic to human survival has caused a movement towards change. To ensure that society's consumption and production levels are in greater harmony with the disposition of natural resources and that an effective movement of society towards balance is initiated, in 2015 the United Nations Organization (ONU) the 2030 Agenda and its Sustainable Development Goals (SDGs). In the present work, documental and qualitative analyzes of the company Native Organic Products are conducted within the perspective of the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. From the origin of the concept of sustainable agriculture to the creation of the brand and how it has impacted and revolutionized the market. In addition to the historical context, measures of environmental preservation and sustainability are evaluated, identifying efficiency and process differentials. All the company's initiatives aimed at organic agriculture are analyzed and compared with the guidelines of the 2030 Agenda and the Goals, in addition, a relationship is also made between the certifications that Native has and what this means in practice in the market.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ana Margarida Theodoro Caminhas [UNESP]Ana Carolina Nolasco Silva2023-11-22T11:56:36Z2023-11-22T11:56:36Z2023-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, A. C. N. O agronegócio sustentável da empresa de produtos orgânicos Native: ecoinovação e implementação da agenda 2030. 2023. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:06:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-23T06:06:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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