Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação

Bibliographic Details
Main Author: Prazeres, Selma Miranda dos [UNESP]
Publication Date: 2011
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/120664
Summary: Este trabalho de Conclusão de Curso teve por finalidade investigar quais recursos interativos estarão disponíveis para o telejornalismo com a chegada da televisão digital e como esses recursos poderão ser usados como instrumentos para a ampliação do acesso à informação jornalística. Para tanto, foi feita uma reflexão sobre a produção de sentido e a prática discursiva, com ênfase nas alterações nos enunciados telejornalísticos no contexto da convergência midiática. Foram analisados dois telejornais, o “Jornal Globo News” e o “Jornal Hoje”, ambos da rede Globo. O referencial teórico-metodológico utilizado na leitura dos telejornais foi o da semiótica discursiva de linha francesa, com ênfase nas estratégias enunciativas dos conteúdos interativos, por considerar que estes referenciais sustentam o estudo dos processos de produção de sentido. O “Jornal Hoje” foi analisado enquanto produto que propõe nos conteúdos apresentados introduzir novas formas de relação de comunicação, privilegiando a perspectiva de interatividade por parte dos telespectadores. Isso porque os conteúdos remetem a audiência a interferir por meio de outra mídia, notadamente o computador, acessando o site do telejornal para poder participar. Assim, observa-se que se o conteúdo já se manifesta convergente, os suportes ainda não estão integrados, pelo menos nessa fase de transição. O “Jornal Globo News” foi analisado enquanto representante de um telejornal produzido e veiculado já na plataforma digital, o que não significa que possa ser considerado de imediato interativo. Foram ainda realizadas entrevistas com especialistas e pesquisadores da área temática da pesquisa, que contribuíram para o amadurecimento e crescimento da mesma. Por meio da análise dos objetos foi possível elaborar o “QUADRO DAS POTENCIALIDADES”, com os recursos interativos que poderão... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_05b4832360cefc2146459bbdf514c5a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120664
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informaçãoTelejornalismoTelevisão digitalComunicaçãoEste trabalho de Conclusão de Curso teve por finalidade investigar quais recursos interativos estarão disponíveis para o telejornalismo com a chegada da televisão digital e como esses recursos poderão ser usados como instrumentos para a ampliação do acesso à informação jornalística. Para tanto, foi feita uma reflexão sobre a produção de sentido e a prática discursiva, com ênfase nas alterações nos enunciados telejornalísticos no contexto da convergência midiática. Foram analisados dois telejornais, o “Jornal Globo News” e o “Jornal Hoje”, ambos da rede Globo. O referencial teórico-metodológico utilizado na leitura dos telejornais foi o da semiótica discursiva de linha francesa, com ênfase nas estratégias enunciativas dos conteúdos interativos, por considerar que estes referenciais sustentam o estudo dos processos de produção de sentido. O “Jornal Hoje” foi analisado enquanto produto que propõe nos conteúdos apresentados introduzir novas formas de relação de comunicação, privilegiando a perspectiva de interatividade por parte dos telespectadores. Isso porque os conteúdos remetem a audiência a interferir por meio de outra mídia, notadamente o computador, acessando o site do telejornal para poder participar. Assim, observa-se que se o conteúdo já se manifesta convergente, os suportes ainda não estão integrados, pelo menos nessa fase de transição. O “Jornal Globo News” foi analisado enquanto representante de um telejornal produzido e veiculado já na plataforma digital, o que não significa que possa ser considerado de imediato interativo. Foram ainda realizadas entrevistas com especialistas e pesquisadores da área temática da pesquisa, que contribuíram para o amadurecimento e crescimento da mesma. Por meio da análise dos objetos foi possível elaborar o “QUADRO DAS POTENCIALIDADES”, com os recursos interativos que poderão... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Médola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prazeres, Selma Miranda dos [UNESP]2015-03-23T15:27:43Z2015-03-23T15:27:43Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPRAZERES, Selma Miranda dos. Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/120664000682077prazeres_sm_tcc_bauru.pdf4868421701118971Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:19:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-19T19:19:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
title Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
spellingShingle Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
Prazeres, Selma Miranda dos [UNESP]
Telejornalismo
Televisão digital
Comunicação
title_short Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
title_full Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
title_fullStr Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
title_full_unstemmed Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
title_sort Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação
author Prazeres, Selma Miranda dos [UNESP]
author_facet Prazeres, Selma Miranda dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Médola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prazeres, Selma Miranda dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo
Televisão digital
Comunicação
topic Telejornalismo
Televisão digital
Comunicação
description Este trabalho de Conclusão de Curso teve por finalidade investigar quais recursos interativos estarão disponíveis para o telejornalismo com a chegada da televisão digital e como esses recursos poderão ser usados como instrumentos para a ampliação do acesso à informação jornalística. Para tanto, foi feita uma reflexão sobre a produção de sentido e a prática discursiva, com ênfase nas alterações nos enunciados telejornalísticos no contexto da convergência midiática. Foram analisados dois telejornais, o “Jornal Globo News” e o “Jornal Hoje”, ambos da rede Globo. O referencial teórico-metodológico utilizado na leitura dos telejornais foi o da semiótica discursiva de linha francesa, com ênfase nas estratégias enunciativas dos conteúdos interativos, por considerar que estes referenciais sustentam o estudo dos processos de produção de sentido. O “Jornal Hoje” foi analisado enquanto produto que propõe nos conteúdos apresentados introduzir novas formas de relação de comunicação, privilegiando a perspectiva de interatividade por parte dos telespectadores. Isso porque os conteúdos remetem a audiência a interferir por meio de outra mídia, notadamente o computador, acessando o site do telejornal para poder participar. Assim, observa-se que se o conteúdo já se manifesta convergente, os suportes ainda não estão integrados, pelo menos nessa fase de transição. O “Jornal Globo News” foi analisado enquanto representante de um telejornal produzido e veiculado já na plataforma digital, o que não significa que possa ser considerado de imediato interativo. Foram ainda realizadas entrevistas com especialistas e pesquisadores da área temática da pesquisa, que contribuíram para o amadurecimento e crescimento da mesma. Por meio da análise dos objetos foi possível elaborar o “QUADRO DAS POTENCIALIDADES”, com os recursos interativos que poderão... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:27:43Z
2015-03-23T15:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRAZERES, Selma Miranda dos. Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/120664
000682077
prazeres_sm_tcc_bauru.pdf
4868421701118971
identifier_str_mv PRAZERES, Selma Miranda dos. Telejornalismo na era digital: interatividade e acesso à informação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000682077
prazeres_sm_tcc_bauru.pdf
4868421701118971
url http://hdl.handle.net/11449/120664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790163279020032