Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auletta, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182099
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – informações textuais que não estão em evidência, o subentendido . Este estudo descreve o trabalho realizado com os paradidáticos no ano inicial do Ensino Fundamental II em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo. A fundamentação teórica da dissertação ancora-se nos temas: multiletramento, multimodalidade, livros paradidáticos, o poder humanizador da literatura, as novas tecnologias, as novas leituras e os novos leitores. Sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, ao final do estudo, apresento contribuições para a maximização das ações de leitura no cenário escolar, a partir de uma prática de multiletramento focada na leitura do livro de contos “Histórias para brincar”, do italiano Gianni Rodari.
id UNSP_0b2ed1346096bb805052a454a245be0a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182099
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentosSchool and literary books: a proposal of work with multiliteracyLetramentoMultiletramentoParadidáticosLiteracyMultiliteracyO objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – informações textuais que não estão em evidência, o subentendido . Este estudo descreve o trabalho realizado com os paradidáticos no ano inicial do Ensino Fundamental II em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo. A fundamentação teórica da dissertação ancora-se nos temas: multiletramento, multimodalidade, livros paradidáticos, o poder humanizador da literatura, as novas tecnologias, as novas leituras e os novos leitores. Sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, ao final do estudo, apresento contribuições para a maximização das ações de leitura no cenário escolar, a partir de uma prática de multiletramento focada na leitura do livro de contos “Histórias para brincar”, do italiano Gianni Rodari.The main objective of this research is to approach the work done with the books in the first year of Elementary School II and the contributions of new technologies to foster and enhance their reading in school. Study about the reading of the literary books as a practice of multileteracy capable of providing literary experiences that contribute or build multiple knowledge. For this, I reflect on literacy, multilearning, multimodality, literary books, the humanizing power of literature, new technologies and new readers. Under a qualitative ethnographic methodology, the data will be collected through a multilearning practice focused on reading the storybook "Stories to play", by the Italian Gianni Rodari. We hope, at the end of the study, to contribute to the maximization of reading actions in the school setting.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Auletta, Ana Paula2019-05-22T17:16:56Z2019-05-22T17:16:56Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18209900091681223001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:14:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-06T06:14:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
School and literary books: a proposal of work with multiliteracy
title Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
spellingShingle Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
Auletta, Ana Paula
Letramento
Multiletramento
Paradidáticos
Literacy
Multiliteracy
title_short Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
title_full Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
title_fullStr Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
title_full_unstemmed Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
title_sort Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
author Auletta, Ana Paula
author_facet Auletta, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Auletta, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Multiletramento
Paradidáticos
Literacy
Multiliteracy
topic Letramento
Multiletramento
Paradidáticos
Literacy
Multiliteracy
description O objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – informações textuais que não estão em evidência, o subentendido . Este estudo descreve o trabalho realizado com os paradidáticos no ano inicial do Ensino Fundamental II em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo. A fundamentação teórica da dissertação ancora-se nos temas: multiletramento, multimodalidade, livros paradidáticos, o poder humanizador da literatura, as novas tecnologias, as novas leituras e os novos leitores. Sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, ao final do estudo, apresento contribuições para a maximização das ações de leitura no cenário escolar, a partir de uma prática de multiletramento focada na leitura do livro de contos “Histórias para brincar”, do italiano Gianni Rodari.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22T17:16:56Z
2019-05-22T17:16:56Z
2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182099
000916812
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/182099
identifier_str_mv 000916812
23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789917448765440