Imaginário, Cultura Global e violência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856
http://hdl.handle.net/11449/107258
Resumo: Neste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional.
id UNSP_0e862eab786bc8c6bad545bfbe0b247a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107258
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imaginário, Cultura Global e violência escolarImaginário. Cultura global. Violência escolarNeste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]2014-06-24T19:54:00Z2014-06-24T19:54:00Z2011-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107258ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf7864828747687778Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:10:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:10:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário, Cultura Global e violência escolar
title Imaginário, Cultura Global e violência escolar
spellingShingle Imaginário, Cultura Global e violência escolar
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
Imaginário. Cultura global. Violência escolar
title_short Imaginário, Cultura Global e violência escolar
title_full Imaginário, Cultura Global e violência escolar
title_fullStr Imaginário, Cultura Global e violência escolar
title_full_unstemmed Imaginário, Cultura Global e violência escolar
title_sort Imaginário, Cultura Global e violência escolar
author Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
author_facet Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
author_role author
author2 Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário. Cultura global. Violência escolar
topic Imaginário. Cultura global. Violência escolar
description Neste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-21
2014-06-24T19:54:00Z
2014-06-24T19:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107258
ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf
7864828747687778
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856
http://hdl.handle.net/11449/107258
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62.
1981-8106
ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf
7864828747687778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964695445110784