Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolo, Natália Chaves [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cruz, Victor Barroso [UNESP], Rufini, Gabriel Barbieri [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTAwNQ==
http://hdl.handle.net/11449/146902
Resumo: Cursinhos pré-vestibulares são projetos de extensão institucionalizados pela Pró-Reitoria de Extensão(PROEX),da Universidade Estadual Paulista(UNESP),a qual mantém vinte e seis unidades,oferecendo esse atendimento à população. Trata-se de uma preocupação bastante relevante, tendo em vista as dificuldades que alguns setores da sociedade encontram ao pleitearem o acesso à universidade pública.Os projetos são coordenados por docentes da Instituição e as aulas são ministradas por alunos bolsistas dos cursos de graduação das unidades.Os beneficiários são,em sua maioria,egressos do Ensino Médio,oriundos de classes menos favorecidas, que aspiram ingressar em um ensino superior de qualidade.Entretanto, vários fatores, de ordem interna ou externa, estão correlacionados com o desempenho dos alunos e professores dos cursinhos,influenciando diretamente os resultados. O presente estudo tem como objetivo discutir o papel do projeto no contexto socioeconômico da região de Assis, a partir de relatos de experiências de professores e alunos do Cursinho Pré-vestibular Primeira Opção, FCL/Assis,a fim de avaliar as implicações didático-pedagógicas que estão refletidas no processo de ensino-aprendizagem. No referido projeto,os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado podem ampliar o conhecimento e fundamentar conceitos e teorias aprendidos nas atividades de ensino, consolidando e complementando o aprendizado com aplicação prática dos conteúdos estudados nas disciplinas que compõem as grades curriculares. Também têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade da educação brasileira, permitindo a construção de um saber crítico e reflexivo, com vistas à transformação da realidade, além de terem a chance de interagir entre si e, por fim, com a comunidade, resultando em seu crescimento pessoal. No projeto em questão, os alunos-professores são orientados e supervisionados pela coordenadora docente do projeto, durante as reuniões quinzenais para avaliação do andamento das atividades planejadas e reflexões didático-pedagógicas acerca das experiências vividas.Com base nessas experiências, foram gravados depoimentos de participantes, durante o primeiro semestre de 2013, os quais compões um corpus cujos dados foram submetidos a uma análise qualitativa e discutidos entre o corpo docente e a coordenação do projeto. Essa análise foi fundamentada em uma perspectiva vygotskyana que considera os planos filogênicos, ontogênicos, sociogênicos e microgênicos para a construção do conhecimento,em uma abordagem interacionista.Os resultados mostraram que esses planos têm implicações diretas na pedagogia que adotam os professores do cursinho e no desempenho dos alunos, contribuindo para a formação inicial dos graduandos e para uma atitude mais crítica e reflexiva dos beneficiários.
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