Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pallos, Gabriel Camargo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216458
Resumo: A Educação Física Escolar (EFE), especialmente no Ensino Médio, enfrenta alguns problemas que acarretam em baixa adesão dos alunos nas aulas, um desses fatores está relacionado aos métodos de ensino dos principais conteúdos, como exemplo, os esportes. Mudando o foco de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe ensinar os esportes através da lógica interna e, quando aliados a um modelo de ensino, como o Teaching Games for Understanding (TGfU), espera-se que os alunos se engajem mais nas aulas de EFE. A opção do presente trabalho é abordar o Ultimate Frisbee, um esporte de invasão que faz parte da Cultura Corporal, porém pouco conhecido no Brasil e seu ensino por meio de jogos. Para que estas novas perspectivas sejam mais acessíveis a professores de EFE, entende-se que o uso de um recurso de rápida propagação de informação e de baixo custo, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio da criação de um blog educacional, poderá auxiliar professores que se interessam por conhecer e implementar esta modalidade em suas aulas, incentivando o processo de formação continuada. Sendo assim, o objetivo foi elaborar um blog educacional sobre o Ultimate Frisbee a partir do ensino por meio de jogos como uma proposta para auxiliar os professores de EFE na elaboração de aulas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de duas etapas: a) elaboração dos planos de aulas para o ensino do Ultimate Frisbee, por meio do TGfU; b) desenvolvimento de um blog educacional para a apresentação da proposta. O blog conta com uma parte introdutória sobre a lógica interna e os princípios táticos, o Ultimate Frisbee, juntamente com suas regras, o TGfU e cinco planos de aulas sobre as ações táticas que foram: a manutenção da posse do disco (2), progressão (1), progressão e finalização (1) e defesa da meta (1). Conclui-se que o blog educacional pode servir como suporte para elaboração de aulas aos professores de EFE adequando-os à sua realidade, além de que busca romper com o modelo tradicional tecnicista ao utilizar o TGfU e o ensino por meio de jogos, que estimula a reflexão sobre as ações de jogo. Ressalta-se também a importância deste blog relativa à formação continuada de professores para atuarem a partir das abordagens atuais da Pedagogia do Esporte.
id UNSP_1697d653e0f15baadd0d8bebac2f0f37
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216458
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médioDigital teaching material and Frisbee: a proposal for teaching through games for high schoolEducação física escolarEnsino médioBlog educacionalPedagogia do esporteUltimate frisbeeTeaching games for understandingSchool physical educationHigh schoolEducational blogSport pedagogyA Educação Física Escolar (EFE), especialmente no Ensino Médio, enfrenta alguns problemas que acarretam em baixa adesão dos alunos nas aulas, um desses fatores está relacionado aos métodos de ensino dos principais conteúdos, como exemplo, os esportes. Mudando o foco de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe ensinar os esportes através da lógica interna e, quando aliados a um modelo de ensino, como o Teaching Games for Understanding (TGfU), espera-se que os alunos se engajem mais nas aulas de EFE. A opção do presente trabalho é abordar o Ultimate Frisbee, um esporte de invasão que faz parte da Cultura Corporal, porém pouco conhecido no Brasil e seu ensino por meio de jogos. Para que estas novas perspectivas sejam mais acessíveis a professores de EFE, entende-se que o uso de um recurso de rápida propagação de informação e de baixo custo, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio da criação de um blog educacional, poderá auxiliar professores que se interessam por conhecer e implementar esta modalidade em suas aulas, incentivando o processo de formação continuada. Sendo assim, o objetivo foi elaborar um blog educacional sobre o Ultimate Frisbee a partir do ensino por meio de jogos como uma proposta para auxiliar os professores de EFE na elaboração de aulas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de duas etapas: a) elaboração dos planos de aulas para o ensino do Ultimate Frisbee, por meio do TGfU; b) desenvolvimento de um blog educacional para a apresentação da proposta. O blog conta com uma parte introdutória sobre a lógica interna e os princípios táticos, o Ultimate Frisbee, juntamente com suas regras, o TGfU e cinco planos de aulas sobre as ações táticas que foram: a manutenção da posse do disco (2), progressão (1), progressão e finalização (1) e defesa da meta (1). Conclui-se que o blog educacional pode servir como suporte para elaboração de aulas aos professores de EFE adequando-os à sua realidade, além de que busca romper com o modelo tradicional tecnicista ao utilizar o TGfU e o ensino por meio de jogos, que estimula a reflexão sobre as ações de jogo. Ressalta-se também a importância deste blog relativa à formação continuada de professores para atuarem a partir das abordagens atuais da Pedagogia do Esporte.School Physical Education (EFE), especially in High School, faces some problems that lead to low student adherence to classes, one of these factors is related to the teaching methods of the main content, such as sports. Changing the teaching focus, the National Curricular Common Base (BNCC) proposes to teach sports through internal logic and, when combined with a teaching model, such as Teaching Games for Understanding (TGfU), students are expected to engage more in EFE classes. The option of the present work is to approach the Ultimate Frisbee, an invasion sport that is part of the Corporal Culture, but little known in Brazil and its teaching through games. For these new perspectives to be more accessible to EFE teachers, it is understood that the use of a resource of rapid propagation of information and low cost, Information and Communication Technologies (ICT), through the creation of an educational blog , can help teachers who are interested in knowing and implementing this modality in their classes, encouraging the process of continuing education. Therefore, the objective was to elaborate an educational blog about Ultimate Frisbee from teaching through games as a proposal to help EFE teachers in the elaboration of classes. This qualitative research was carried out in two stages: a) elaboration of lesson plans for teaching Ultimate Frisbee, through TGfU; b) development of an educational blog for the presentation of the proposal. The blog features an introductory part on internal logic and tactical principles, Ultimate Frisbee along with its rules, TGfU and five lesson plans on tactical actions that were: maintaining disc possession (2), progression (1), progression and finishing (1) and goal defense (1). It is concluded that the educational blog can serve as a support for the elaboration of classes for EFE teachers, adapting them to their reality, in addition to seeking to break with the traditional technicist model by using TGfU and teaching through games, which stimulates reflection on game actions. The importance of this blog regarding the continuing education of teachers to act from the current approaches of Sport Pedagogy is also highlighted.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pallos, Gabriel Camargo2022-02-09T16:42:23Z2022-02-09T16:42:23Z2022-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:14:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216458Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:14:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
Digital teaching material and Frisbee: a proposal for teaching through games for high school
title Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
spellingShingle Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
Pallos, Gabriel Camargo
Educação física escolar
Ensino médio
Blog educacional
Pedagogia do esporte
Ultimate frisbee
Teaching games for understanding
School physical education
High school
Educational blog
Sport pedagogy
title_short Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
title_full Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
title_fullStr Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
title_full_unstemmed Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
title_sort Material didático digital e Frisbee: uma proposta de ensino por meio de jogos para o ensino médio
author Pallos, Gabriel Camargo
author_facet Pallos, Gabriel Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pallos, Gabriel Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Blog educacional
Pedagogia do esporte
Ultimate frisbee
Teaching games for understanding
School physical education
High school
Educational blog
Sport pedagogy
topic Educação física escolar
Ensino médio
Blog educacional
Pedagogia do esporte
Ultimate frisbee
Teaching games for understanding
School physical education
High school
Educational blog
Sport pedagogy
description A Educação Física Escolar (EFE), especialmente no Ensino Médio, enfrenta alguns problemas que acarretam em baixa adesão dos alunos nas aulas, um desses fatores está relacionado aos métodos de ensino dos principais conteúdos, como exemplo, os esportes. Mudando o foco de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe ensinar os esportes através da lógica interna e, quando aliados a um modelo de ensino, como o Teaching Games for Understanding (TGfU), espera-se que os alunos se engajem mais nas aulas de EFE. A opção do presente trabalho é abordar o Ultimate Frisbee, um esporte de invasão que faz parte da Cultura Corporal, porém pouco conhecido no Brasil e seu ensino por meio de jogos. Para que estas novas perspectivas sejam mais acessíveis a professores de EFE, entende-se que o uso de um recurso de rápida propagação de informação e de baixo custo, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio da criação de um blog educacional, poderá auxiliar professores que se interessam por conhecer e implementar esta modalidade em suas aulas, incentivando o processo de formação continuada. Sendo assim, o objetivo foi elaborar um blog educacional sobre o Ultimate Frisbee a partir do ensino por meio de jogos como uma proposta para auxiliar os professores de EFE na elaboração de aulas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de duas etapas: a) elaboração dos planos de aulas para o ensino do Ultimate Frisbee, por meio do TGfU; b) desenvolvimento de um blog educacional para a apresentação da proposta. O blog conta com uma parte introdutória sobre a lógica interna e os princípios táticos, o Ultimate Frisbee, juntamente com suas regras, o TGfU e cinco planos de aulas sobre as ações táticas que foram: a manutenção da posse do disco (2), progressão (1), progressão e finalização (1) e defesa da meta (1). Conclui-se que o blog educacional pode servir como suporte para elaboração de aulas aos professores de EFE adequando-os à sua realidade, além de que busca romper com o modelo tradicional tecnicista ao utilizar o TGfU e o ensino por meio de jogos, que estimula a reflexão sobre as ações de jogo. Ressalta-se também a importância deste blog relativa à formação continuada de professores para atuarem a partir das abordagens atuais da Pedagogia do Esporte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-09T16:42:23Z
2022-02-09T16:42:23Z
2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216458
url http://hdl.handle.net/11449/216458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964945193893888