Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP], Mazza, Débora [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ25.htm
http://hdl.handle.net/11449/148321
Resumo: Introdução: O presente trabalho vem sendo desenvolvido desde março de 2001, integrando-se ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Esse projeto visa atender jovens e adultos que permaneceram à margem dos processos de educação básica, pesquisar metodologias de ensino mais adequadas, contribuir para a formação de educadores e contribuir para as discussões sobre políticas públicas concernentes à temática. Nos primeiros contatos com jovens e adultos, com quem temos trabalhado, constatou-se que eles detêm grande quantidade de experiências e conhecimentos sobre a dinâmica do mundo contemporâneo, tornado-se este fato um dos pilares do PEJA. Dentro da proposta interdisciplinar adotada pelo grupo do PEJA, são registradas todas as atividades desenvolvidas nas turmas, sendo que os registros são feitos por mais de uma pessoa, de maneira a enriquecê-los quanto a detalhes, impressões, percepções e fatos. Objetivos: pressupondo-se que a saúde deve ser encarada como um bem individual e coletivo e que concepções prévias sobre o cuidado da saúde e hábitos de higiene devem ser analisados criticamente, visando conscientizar os educandos sobre a necessidade e prevenção de doenças, objetivou-se rastrear e analisar, confrontando com o conhecimento científico, como o tema “microrganismos” aparece nos relatos (comentários) e indagações dos educandos durante o desenvolvimento das atividades. Métodos: foram elencados e analisados todos os comentários e indagações dos educandos registrados nas aulas de uma classe formada por funcionários da UNESP de Rio Claro. Resultados: os registros foram enquadrados em três categorias: comentários, que poderiam condizer ou não com a ciência; questionamentos; e admirações, que são exclamações dos educandos quando perceberam o quão limitado é nosso alcance visual e o que estava por tras de muitos problemas de saúde. Esses registros não indicaram apenas dúvidas e relatos de experiências vivenviadas pelos educandos, mas também a confirmação do que tinham informações, reflexões e conflitos de idéias, por exemplo, até que ponto um hábito cultural é falta de higiene. Os comentários, na maioria das vezes, eram fundamentados em conhecimentos prévios, que eram obtidos pelos diversos meios de comunicação ou pelos pais, e, em alguns casos, de modo mais ou menos desconexo, por exemplo, que o tétano vinha da ferrugem e que o vírus da rubéola se tornara resistente. Assim, os saberes que cada educando traz consigo podem ser transformados em atividades de ensino confrontando com as informações científicas.
id UNSP_18809352fbc8b754ba19152f9753f2e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148321
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científicoIntrodução: O presente trabalho vem sendo desenvolvido desde março de 2001, integrando-se ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Esse projeto visa atender jovens e adultos que permaneceram à margem dos processos de educação básica, pesquisar metodologias de ensino mais adequadas, contribuir para a formação de educadores e contribuir para as discussões sobre políticas públicas concernentes à temática. Nos primeiros contatos com jovens e adultos, com quem temos trabalhado, constatou-se que eles detêm grande quantidade de experiências e conhecimentos sobre a dinâmica do mundo contemporâneo, tornado-se este fato um dos pilares do PEJA. Dentro da proposta interdisciplinar adotada pelo grupo do PEJA, são registradas todas as atividades desenvolvidas nas turmas, sendo que os registros são feitos por mais de uma pessoa, de maneira a enriquecê-los quanto a detalhes, impressões, percepções e fatos. Objetivos: pressupondo-se que a saúde deve ser encarada como um bem individual e coletivo e que concepções prévias sobre o cuidado da saúde e hábitos de higiene devem ser analisados criticamente, visando conscientizar os educandos sobre a necessidade e prevenção de doenças, objetivou-se rastrear e analisar, confrontando com o conhecimento científico, como o tema “microrganismos” aparece nos relatos (comentários) e indagações dos educandos durante o desenvolvimento das atividades. Métodos: foram elencados e analisados todos os comentários e indagações dos educandos registrados nas aulas de uma classe formada por funcionários da UNESP de Rio Claro. Resultados: os registros foram enquadrados em três categorias: comentários, que poderiam condizer ou não com a ciência; questionamentos; e admirações, que são exclamações dos educandos quando perceberam o quão limitado é nosso alcance visual e o que estava por tras de muitos problemas de saúde. Esses registros não indicaram apenas dúvidas e relatos de experiências vivenviadas pelos educandos, mas também a confirmação do que tinham informações, reflexões e conflitos de idéias, por exemplo, até que ponto um hábito cultural é falta de higiene. Os comentários, na maioria das vezes, eram fundamentados em conhecimentos prévios, que eram obtidos pelos diversos meios de comunicação ou pelos pais, e, em alguns casos, de modo mais ou menos desconexo, por exemplo, que o tétano vinha da ferrugem e que o vírus da rubéola se tornara resistente. Assim, os saberes que cada educando traz consigo podem ser transformados em atividades de ensino confrontando com as informações científicas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Mazza, Débora [UNESP]2017-01-18T18:09:40Z2017-01-18T18:09:40Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ25.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483213060869388251465PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T08:24:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T08:24:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
title Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
spellingShingle Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
title_short Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
title_full Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
title_fullStr Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
title_full_unstemmed Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
title_sort Microorganismos: as indagações, comentários e saberes dos educandos - jovens e adultos - na construção do conhecimento científico
author Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
author_facet Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Mazza, Débora [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Mazza, Débora [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Mazza, Débora [UNESP]
description Introdução: O presente trabalho vem sendo desenvolvido desde março de 2001, integrando-se ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Esse projeto visa atender jovens e adultos que permaneceram à margem dos processos de educação básica, pesquisar metodologias de ensino mais adequadas, contribuir para a formação de educadores e contribuir para as discussões sobre políticas públicas concernentes à temática. Nos primeiros contatos com jovens e adultos, com quem temos trabalhado, constatou-se que eles detêm grande quantidade de experiências e conhecimentos sobre a dinâmica do mundo contemporâneo, tornado-se este fato um dos pilares do PEJA. Dentro da proposta interdisciplinar adotada pelo grupo do PEJA, são registradas todas as atividades desenvolvidas nas turmas, sendo que os registros são feitos por mais de uma pessoa, de maneira a enriquecê-los quanto a detalhes, impressões, percepções e fatos. Objetivos: pressupondo-se que a saúde deve ser encarada como um bem individual e coletivo e que concepções prévias sobre o cuidado da saúde e hábitos de higiene devem ser analisados criticamente, visando conscientizar os educandos sobre a necessidade e prevenção de doenças, objetivou-se rastrear e analisar, confrontando com o conhecimento científico, como o tema “microrganismos” aparece nos relatos (comentários) e indagações dos educandos durante o desenvolvimento das atividades. Métodos: foram elencados e analisados todos os comentários e indagações dos educandos registrados nas aulas de uma classe formada por funcionários da UNESP de Rio Claro. Resultados: os registros foram enquadrados em três categorias: comentários, que poderiam condizer ou não com a ciência; questionamentos; e admirações, que são exclamações dos educandos quando perceberam o quão limitado é nosso alcance visual e o que estava por tras de muitos problemas de saúde. Esses registros não indicaram apenas dúvidas e relatos de experiências vivenviadas pelos educandos, mas também a confirmação do que tinham informações, reflexões e conflitos de idéias, por exemplo, até que ponto um hábito cultural é falta de higiene. Os comentários, na maioria das vezes, eram fundamentados em conhecimentos prévios, que eram obtidos pelos diversos meios de comunicação ou pelos pais, e, em alguns casos, de modo mais ou menos desconexo, por exemplo, que o tétano vinha da ferrugem e que o vírus da rubéola se tornara resistente. Assim, os saberes que cada educando traz consigo podem ser transformados em atividades de ensino confrontando com as informações científicas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:40Z
2017-01-18T18:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ25.htm
http://hdl.handle.net/11449/148321
3060869388251465
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ25.htm
http://hdl.handle.net/11449/148321
identifier_str_mv 3060869388251465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789905179377664