Conceito de mercantilização, mercadorização, publicização e financeirização em artigos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Bianca Correa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216509
Resumo: Em meio a um contexto de privatização da educação no Brasil nas dimensões de oferta, gestão e currículo (ADRIÃO, BORGHI, 2008; ADRIÃO, 2018) e também pelas dimensões de privatização endógena e exógena (BALL, YOUDELL, 2008, p. 7-8) o trabalho tem como objetivo identificar os conceitos de mercantilização, mercadorização, financeirização e publicização presentes em artigos científicos da plataforma SciELO, além de realizar uma análise à luz do referencial teórico, principalmente em relação às dimensões de oferta, gestão e currículo. A pesquisa é qualitativa segundo as definições de Yin (2016) e conta com um levantamento bibliográfico de artigos da plataforma SciELO que possibilita a identificação e análise dos conceitos para uma melhor compreensão dos descritores, buscando contribuir com discussões a respeito da temática da privatização da educação. Os resultados indicam que o conceito de mercantilização nos artigos consiste na transformação da educação em mercadoria, enquanto o de mercadorização aparece ligado à privatização e ao aumento de oferta de educação privada. Já a financeirização se relaciona ao mercado financeiro, abertura de ações de empresas educacionais na bolsa de valores e oligopolização do ensino superior e a publicização é conceituada ora como uma “privatização à brasileira”, ora como um termo designado para afirmar uma transparência em um processo.
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