Balcão de empregos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Rela__o_Universidade-Mundo_do_Trabalho/Trabalho04.htm
http://hdl.handle.net/11449/148166
Resumo: Este programa de prestação de serviço à comunidade tem como objetivo intermediar a colocação de mão-de-obra na cidade de Assis e Região. Suas atividades básicas são o cadastramento de vagas oferecidas pelas empresas, em sua maioria pequenas, e a organização de banco de candidatos a postos de trabalho, por cargos pretendidos. A partir de uma triagem são encaminhados à empresa solicitante, em média, três candidatos por vaga, de acordo com os principais quesitos especificados pelo requisitante e do interesse demonstrado pelos candidatos em ocupar referida vaga. Este serviço é integralmente realizado por estagiários do Curso de Psicologia, área de Psicologia do Trabalho, do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, em convênio com a Associação Comercial e Industrial de Assis, desde o ano 1996, que além de ceder as instalações e equipamentos, oferece duas bolsas de um salário mínimo cada aos estagiários. Semanalmente o grupo - docente e estagiários - se reune para supervisão com o objetivo de, além de discutir os processos de preenchimento de vaga em andamento, estudar, discutir e refletir sobre os diferentes aspectos do mundo do trabalho. A criação do Balcão de Empregos enquanto prestação de serviços à comunidade decorreu da necessidade local de buscar alternativas à colocação de mão-de-obra no mercado, bem como da premência em oferecer campo para estágio profissionalizante na área de Psicologia do Trabalho, considerando as poucas oportunidades existentes na cidade e região. Algumas dificuldades de naturezas distintas têm sido encontradas para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. Uma delas, de natureza física, parece ser resolvida com algum investimento financeiro - aquisição de equipamentos para a informatização dos serviços e a obtenção de mais uma sala para a realização de entrevistas -, enquanto que a outra, de natureza pedagógica/administrativa tem requerido mais atenção. Tem sido constante a busca na definição de estratégias que garantam o funcionamento do serviço de maneira ininterrupta (o ano todo) e contínua (sem perda da seqüência), a despeito do grande número de estagiários necessários ao seu funcionamento e da troca deles, decorrente do cumprimento do número de créditos como estágio curricular necessários a formação. O serviço de intermediação de mão-de-obra à medida que ordena a relação entre as vagas disponíveis no mercado e a procura por um trabalho, possibilita aos pequenos empresários usufruir de um serviço qualificado reduzindo, provavelmente, o tempo que a vaga permanece aberta, resultando em contribuições ao andamento das atividades da organização ou instituição. Contudo, a maior contribuição que temos constatado é para com as pessoas à procura de vagas, senão garantindo colocação à maioria dos cadastrados, ao menos oferecendo um importante espaço de escuta e de orientação quanto às condições atuais do mercado de trabalho e suas necessidades e reais possibilidades de colocação. O Balcão de Empregos enquanto local de estágio tem oportunizado aos alunos, a partir do contato com as pessoas à procura de uma vaga, construírem uma imagem acerca do mundo do trabalho e em especial da luta desesperada dos sujeitos por um emprego e reflexos do desemprego em suas subjetividades. Ao mesmo tempo que no contato com os empresários tem sido possível levantar hipóteses quanto ao despreparo da classe empresarial no que se refere à gestão de pessoas. Tais reflexões contribuem na formação do psicólogo delineando campos de atuação nos quais a psicologia tem contribuições no sentido de promover a transformação da atual realidade. Podemos considerar, ainda, que os dados gerados no Balcão de Empregos têm possibilitado a realização de estudo acerca do perfil de candidatos e das tendências do mercado local, podendo também se transformarem em subsídios às decisões públicas e/ou privadas na busca de alternativas ao desemprego, bem como servir de ponto de partida a outras pesquisas que possam aprofundar a compreensão desta realidade.
id UNSP_20a4b99e50ca568b7f87a7ce95b41831
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148166
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Balcão de empregosEste programa de prestação de serviço à comunidade tem como objetivo intermediar a colocação de mão-de-obra na cidade de Assis e Região. Suas atividades básicas são o cadastramento de vagas oferecidas pelas empresas, em sua maioria pequenas, e a organização de banco de candidatos a postos de trabalho, por cargos pretendidos. A partir de uma triagem são encaminhados à empresa solicitante, em média, três candidatos por vaga, de acordo com os principais quesitos especificados pelo requisitante e do interesse demonstrado pelos candidatos em ocupar referida vaga. Este serviço é integralmente realizado por estagiários do Curso de Psicologia, área de Psicologia do Trabalho, do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, em convênio com a Associação Comercial e Industrial de Assis, desde o ano 1996, que além de ceder as instalações e equipamentos, oferece duas bolsas de um salário mínimo cada aos estagiários. Semanalmente o grupo - docente e estagiários - se reune para supervisão com o objetivo de, além de discutir os processos de preenchimento de vaga em andamento, estudar, discutir e refletir sobre os diferentes aspectos do mundo do trabalho. A criação do Balcão de Empregos enquanto prestação de serviços à comunidade decorreu da necessidade local de buscar alternativas à colocação de mão-de-obra no mercado, bem como da premência em oferecer campo para estágio profissionalizante na área de Psicologia do Trabalho, considerando as poucas oportunidades existentes na cidade e região. Algumas dificuldades de naturezas distintas têm sido encontradas para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. Uma delas, de natureza física, parece ser resolvida com algum investimento financeiro - aquisição de equipamentos para a informatização dos serviços e a obtenção de mais uma sala para a realização de entrevistas -, enquanto que a outra, de natureza pedagógica/administrativa tem requerido mais atenção. Tem sido constante a busca na definição de estratégias que garantam o funcionamento do serviço de maneira ininterrupta (o ano todo) e contínua (sem perda da seqüência), a despeito do grande número de estagiários necessários ao seu funcionamento e da troca deles, decorrente do cumprimento do número de créditos como estágio curricular necessários a formação. O serviço de intermediação de mão-de-obra à medida que ordena a relação entre as vagas disponíveis no mercado e a procura por um trabalho, possibilita aos pequenos empresários usufruir de um serviço qualificado reduzindo, provavelmente, o tempo que a vaga permanece aberta, resultando em contribuições ao andamento das atividades da organização ou instituição. Contudo, a maior contribuição que temos constatado é para com as pessoas à procura de vagas, senão garantindo colocação à maioria dos cadastrados, ao menos oferecendo um importante espaço de escuta e de orientação quanto às condições atuais do mercado de trabalho e suas necessidades e reais possibilidades de colocação. O Balcão de Empregos enquanto local de estágio tem oportunizado aos alunos, a partir do contato com as pessoas à procura de uma vaga, construírem uma imagem acerca do mundo do trabalho e em especial da luta desesperada dos sujeitos por um emprego e reflexos do desemprego em suas subjetividades. Ao mesmo tempo que no contato com os empresários tem sido possível levantar hipóteses quanto ao despreparo da classe empresarial no que se refere à gestão de pessoas. Tais reflexões contribuem na formação do psicólogo delineando campos de atuação nos quais a psicologia tem contribuições no sentido de promover a transformação da atual realidade. Podemos considerar, ainda, que os dados gerados no Balcão de Empregos têm possibilitado a realização de estudo acerca do perfil de candidatos e das tendências do mercado local, podendo também se transformarem em subsídios às decisões públicas e/ou privadas na busca de alternativas ao desemprego, bem como servir de ponto de partida a outras pesquisas que possam aprofundar a compreensão desta realidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Ana Maria Rodrigues [UNESP]2017-01-18T15:46:05Z2017-01-18T15:46:05Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Rela__o_Universidade-Mundo_do_Trabalho/Trabalho04.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148166PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T20:56:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148166Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T20:56:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Balcão de empregos
title Balcão de empregos
spellingShingle Balcão de empregos
Carvalho, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
title_short Balcão de empregos
title_full Balcão de empregos
title_fullStr Balcão de empregos
title_full_unstemmed Balcão de empregos
title_sort Balcão de empregos
author Carvalho, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
author_facet Carvalho, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
description Este programa de prestação de serviço à comunidade tem como objetivo intermediar a colocação de mão-de-obra na cidade de Assis e Região. Suas atividades básicas são o cadastramento de vagas oferecidas pelas empresas, em sua maioria pequenas, e a organização de banco de candidatos a postos de trabalho, por cargos pretendidos. A partir de uma triagem são encaminhados à empresa solicitante, em média, três candidatos por vaga, de acordo com os principais quesitos especificados pelo requisitante e do interesse demonstrado pelos candidatos em ocupar referida vaga. Este serviço é integralmente realizado por estagiários do Curso de Psicologia, área de Psicologia do Trabalho, do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, em convênio com a Associação Comercial e Industrial de Assis, desde o ano 1996, que além de ceder as instalações e equipamentos, oferece duas bolsas de um salário mínimo cada aos estagiários. Semanalmente o grupo - docente e estagiários - se reune para supervisão com o objetivo de, além de discutir os processos de preenchimento de vaga em andamento, estudar, discutir e refletir sobre os diferentes aspectos do mundo do trabalho. A criação do Balcão de Empregos enquanto prestação de serviços à comunidade decorreu da necessidade local de buscar alternativas à colocação de mão-de-obra no mercado, bem como da premência em oferecer campo para estágio profissionalizante na área de Psicologia do Trabalho, considerando as poucas oportunidades existentes na cidade e região. Algumas dificuldades de naturezas distintas têm sido encontradas para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. Uma delas, de natureza física, parece ser resolvida com algum investimento financeiro - aquisição de equipamentos para a informatização dos serviços e a obtenção de mais uma sala para a realização de entrevistas -, enquanto que a outra, de natureza pedagógica/administrativa tem requerido mais atenção. Tem sido constante a busca na definição de estratégias que garantam o funcionamento do serviço de maneira ininterrupta (o ano todo) e contínua (sem perda da seqüência), a despeito do grande número de estagiários necessários ao seu funcionamento e da troca deles, decorrente do cumprimento do número de créditos como estágio curricular necessários a formação. O serviço de intermediação de mão-de-obra à medida que ordena a relação entre as vagas disponíveis no mercado e a procura por um trabalho, possibilita aos pequenos empresários usufruir de um serviço qualificado reduzindo, provavelmente, o tempo que a vaga permanece aberta, resultando em contribuições ao andamento das atividades da organização ou instituição. Contudo, a maior contribuição que temos constatado é para com as pessoas à procura de vagas, senão garantindo colocação à maioria dos cadastrados, ao menos oferecendo um importante espaço de escuta e de orientação quanto às condições atuais do mercado de trabalho e suas necessidades e reais possibilidades de colocação. O Balcão de Empregos enquanto local de estágio tem oportunizado aos alunos, a partir do contato com as pessoas à procura de uma vaga, construírem uma imagem acerca do mundo do trabalho e em especial da luta desesperada dos sujeitos por um emprego e reflexos do desemprego em suas subjetividades. Ao mesmo tempo que no contato com os empresários tem sido possível levantar hipóteses quanto ao despreparo da classe empresarial no que se refere à gestão de pessoas. Tais reflexões contribuem na formação do psicólogo delineando campos de atuação nos quais a psicologia tem contribuições no sentido de promover a transformação da atual realidade. Podemos considerar, ainda, que os dados gerados no Balcão de Empregos têm possibilitado a realização de estudo acerca do perfil de candidatos e das tendências do mercado local, podendo também se transformarem em subsídios às decisões públicas e/ou privadas na busca de alternativas ao desemprego, bem como servir de ponto de partida a outras pesquisas que possam aprofundar a compreensão desta realidade.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2017-01-18T15:46:05Z
2017-01-18T15:46:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Rela__o_Universidade-Mundo_do_Trabalho/Trabalho04.htm
http://hdl.handle.net/11449/148166
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Rela__o_Universidade-Mundo_do_Trabalho/Trabalho04.htm
http://hdl.handle.net/11449/148166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790212694212608