Análise de atividades de telemedicina e telessaúde desenvolvidas em instituição pública de saúde e desenvolvimento de relatório de atividades para ações futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Lucas Frederico
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183442
Resumo: De acordo com a OMS o termo Telemedicina pode ser definido como “a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico”. Ela pode ser utilizada em várias áreas como dermatologia, cardiologia, trauma, emergência, patologia, cirurgia, psiquiatria, radiologia. Já a Telessaúde é um termo mais amplo, envolvendo diferentes profissionais de saúde de áreas como enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia. Devido à atual crise financeira do país, as características geográficas e dimensões territoriais, contrastes sociais, econômicos e culturais, existência de milhares de pessoas que vivem em locais de difícil acesso e distantes de unidades de saúde especializadas, o uso da tecnologia nas áreas da Telemedicina e Telessaúde mostra-se muito eficaz para a aproximação das populações localizadas em lugares remotos; integração de profissionais e pesquisadores; melhorias na gestão dos serviços de saúde e economia de gastos públicos. Assim, este estudo teve como objetivo descrever, por meio de um ebook, as ações das atividades e serviços de Telemedicina e Telessaúde desenvolvidas no Hospital das Clínicas e na Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP entre os anos de 2017 e 2018. Desta forma, este o estudo foi retrospectivo, caracterizando-se pela investigação e análise de atividades e serviços acontecidos entre os anos de 2017 e 2018, além de abranger reflexões e discussões sobre atividades e planejamentos futuros e desenvolvimento de dossiê com as informações e dados levantados durante a pesquisa. Assim, pode-se observar crescimento nos atendimentos relacionados ao uso das tecnologias para o ensino, pesquisa e comunicação, devido ao surgimento de projetos como o de educação continuada para profissionais do HC, de pesquisa na área da nutrição, envolvendo instituições de outros países e eventos científicos com transmissão ao vivo de procedimentos médicos. De acordo com as experiências do serviço e análises deste estudo acredita-se que para a evolução do setor de Telemedicina e Telessaúde da instituição alguns pontos devem ser trabalhados, tais como: a aquisição de novos equipamentos de tecnologia; melhorias e expansão da rede nos locais para transmissão em outras salas e anfiteatros; treinamento e expansão da equipe; maior amplitude e eficiência dos comunicados para que todos os públicos tomem conhecimento dos serviços e eventos e reconhecimento das tecnologias como ferramentas de apoio para o ensino, pesquisa e assistência.
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Devido à atual crise financeira do país, as características geográficas e dimensões territoriais, contrastes sociais, econômicos e culturais, existência de milhares de pessoas que vivem em locais de difícil acesso e distantes de unidades de saúde especializadas, o uso da tecnologia nas áreas da Telemedicina e Telessaúde mostra-se muito eficaz para a aproximação das populações localizadas em lugares remotos; integração de profissionais e pesquisadores; melhorias na gestão dos serviços de saúde e economia de gastos públicos. Assim, este estudo teve como objetivo descrever, por meio de um ebook, as ações das atividades e serviços de Telemedicina e Telessaúde desenvolvidas no Hospital das Clínicas e na Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP entre os anos de 2017 e 2018. Desta forma, este o estudo foi retrospectivo, caracterizando-se pela investigação e análise de atividades e serviços acontecidos entre os anos de 2017 e 2018, além de abranger reflexões e discussões sobre atividades e planejamentos futuros e desenvolvimento de dossiê com as informações e dados levantados durante a pesquisa. Assim, pode-se observar crescimento nos atendimentos relacionados ao uso das tecnologias para o ensino, pesquisa e comunicação, devido ao surgimento de projetos como o de educação continuada para profissionais do HC, de pesquisa na área da nutrição, envolvendo instituições de outros países e eventos científicos com transmissão ao vivo de procedimentos médicos. De acordo com as experiências do serviço e análises deste estudo acredita-se que para a evolução do setor de Telemedicina e Telessaúde da instituição alguns pontos devem ser trabalhados, tais como: a aquisição de novos equipamentos de tecnologia; melhorias e expansão da rede nos locais para transmissão em outras salas e anfiteatros; treinamento e expansão da equipe; maior amplitude e eficiência dos comunicados para que todos os públicos tomem conhecimento dos serviços e eventos e reconhecimento das tecnologias como ferramentas de apoio para o ensino, pesquisa e assistência.According to WHO the term telemedicine can be defined as "the provision of health care services in cases where distance is a critical factor." It can be used in several areas such as dermatology, cardiology, trauma, emergency, pathology, surgery, psychiatry, radiology. Telehealth is a broader term, involving different health professionals in areas such as nursing, physiotherapy, nutrition, psychology. Due to the country's current financial crisis, geographical characteristics and territorial dimensions, social, economic and cultural contrasts, existence of thousands of people living in difficult to reach places and away from specialized health units, the use of technology in the areas of telemedicine and telehealth are very effective for the approximation of populations located in remote places; integration of professionals and researchers; improvements in the management of health services and savings in public spending. The purpose of this study was to describe, through an ebook, the actions of the telemedicine and telehealth services and activities developed at the Hospital das Clínicas and at the Botucatu Medical School of UNESP between 2017 and 2018. Thus, this study was retrospective and characterized by the investigation and analysis of activities and services that took place between the years 2017 and 2018, as well as reflections and discussions on future activities and planning and development of dossier with the information and data raised during the research . Thus, we can observe a growth in attendances related to the use of technologies for teaching, research and communication, due to the emergence of projects such as continuing education for HC professionals, research in the field of nutrition, involving institutions from other countries and scientific events with live transmission of medical procedures. According to the experience of the service and analyzes of this study it is believed that for the evolution of the Telemedicine and Telehealth sector of the institution some points must be worked, such as: the acquisition of new technology equipment; improvements and expansion of the network in the locations for transmission in other rooms and amphitheaters; training and team expansion; greater amplitude and efficiency of the communiqués so that all publics become aware of services and events and recognition of technologies as tools of support for teaching, research and assistance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra [UNESP]Ferreira Junior, Rui Seabra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arantes, Lucas Frederico2019-09-09T18:00:38Z2019-09-09T18:00:38Z2019-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18344200092491533004064089P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:16:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-29T06:16:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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