O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Alcione Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192300
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma proposta de leitura de base sociointeracionista e dialógica, sob o viés do Letramento, planejada e aplicada a alunos de 7° ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua Portuguesa. Partindo do pressuposto de que a língua é um órgão vivo e o ensino de língua materna reside em práticas socialmente constituídas, buscou-se, na integralidade do texto, a escolha de estratégias para sua compreensão e associações com o universo que o cerca, de forma a incorporar os conteúdos e habilidades atinentes, sem que o mesmo fosse pretexto, mas o foco de uma ação. Foi contemplada a leitura em suas facetas linguística, interacional e social, trabalhadas desde o processo de decodificação, compreensão, interpretação e extrapolação do texto escrito, principalmente, e o multimodal como complementar. O intuito de tornar a sala de aula um espaço de leitura que legitimasse o papel da escola na formação de leitores autônomos, fluentes e críticos, se deu, oportunizando o contato com a literatura, simultâneo ao olhar questionador para com a realidade. O romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, foi a obra que conduziu as atividades e possibilitou que os alunos, agentes nesse processo, concluíssem que a leitura tem papel transformador.
id UNSP_25ac36d22920f71d0288ef8ca5a77e97
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192300
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamentoThe role of the school in the formation of the reader: a proposal for forwardingEnsino fundamentalLíngua portuguesaLeituraElementary schoolO presente trabalho é o resultado de uma proposta de leitura de base sociointeracionista e dialógica, sob o viés do Letramento, planejada e aplicada a alunos de 7° ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua Portuguesa. Partindo do pressuposto de que a língua é um órgão vivo e o ensino de língua materna reside em práticas socialmente constituídas, buscou-se, na integralidade do texto, a escolha de estratégias para sua compreensão e associações com o universo que o cerca, de forma a incorporar os conteúdos e habilidades atinentes, sem que o mesmo fosse pretexto, mas o foco de uma ação. Foi contemplada a leitura em suas facetas linguística, interacional e social, trabalhadas desde o processo de decodificação, compreensão, interpretação e extrapolação do texto escrito, principalmente, e o multimodal como complementar. O intuito de tornar a sala de aula um espaço de leitura que legitimasse o papel da escola na formação de leitores autônomos, fluentes e críticos, se deu, oportunizando o contato com a literatura, simultâneo ao olhar questionador para com a realidade. O romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, foi a obra que conduziu as atividades e possibilitou que os alunos, agentes nesse processo, concluíssem que a leitura tem papel transformador.The present work is the result of a proposal for reading Sociointeractionist and Dialogical bases, under the Literacy bias, planned and applied to 7th grade students of Elementary School II, during Portuguese Language classes. Based on the assumption that language is a living organ and the teaching of the mother tongue resides in socially constituted practices, the text sought to choose strategies for its comprehension and associations with the universe that surrounds it, in order to incorporate the relevant contents and skills without being a pretext, but the focus of an action. Reading was contemplated in its linguistic, interactional and social facets, worked from the process of decoding, understanding, interpretation and extrapolation of the written text mainly and the multimodal as complementary. The intention of making the classroom a reading space that legitimized the role of the school in the formation of autonomous, fluent and critical readers, took place by providing contact with literature, simultaneously with the questioning look towards reality. The novel Vidas secas, by Graciliano Ramos was the work that led the activities and enabled the students, agents in this process, to conclude that reading has a transforming role.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, GiovannaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ruiz, Alcione Lopes2020-04-23T12:28:16Z2020-04-23T12:28:16Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19230000093018023001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-07T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-07T06:07:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
The role of the school in the formation of the reader: a proposal for forwarding
title O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
spellingShingle O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
Ruiz, Alcione Lopes
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Leitura
Elementary school
title_short O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
title_full O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
title_fullStr O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
title_full_unstemmed O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
title_sort O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
author Ruiz, Alcione Lopes
author_facet Ruiz, Alcione Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longo, Giovanna
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Alcione Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Língua portuguesa
Leitura
Elementary school
topic Ensino fundamental
Língua portuguesa
Leitura
Elementary school
description O presente trabalho é o resultado de uma proposta de leitura de base sociointeracionista e dialógica, sob o viés do Letramento, planejada e aplicada a alunos de 7° ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua Portuguesa. Partindo do pressuposto de que a língua é um órgão vivo e o ensino de língua materna reside em práticas socialmente constituídas, buscou-se, na integralidade do texto, a escolha de estratégias para sua compreensão e associações com o universo que o cerca, de forma a incorporar os conteúdos e habilidades atinentes, sem que o mesmo fosse pretexto, mas o foco de uma ação. Foi contemplada a leitura em suas facetas linguística, interacional e social, trabalhadas desde o processo de decodificação, compreensão, interpretação e extrapolação do texto escrito, principalmente, e o multimodal como complementar. O intuito de tornar a sala de aula um espaço de leitura que legitimasse o papel da escola na formação de leitores autônomos, fluentes e críticos, se deu, oportunizando o contato com a literatura, simultâneo ao olhar questionador para com a realidade. O romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, foi a obra que conduziu as atividades e possibilitou que os alunos, agentes nesse processo, concluíssem que a leitura tem papel transformador.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23T12:28:16Z
2020-04-23T12:28:16Z
2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192300
000930180
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/192300
identifier_str_mv 000930180
23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789631646793728