O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140011
Resumo: A leitura e a produção textual têm sido alvo de grandes discussões por parte de educadores que atribuem o fracasso escolar ao aluno pelo fato de não saberem ler escrever. O que sabemos é que a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de significados do texto, através dos seus objetivos, do conhecimento prévio. A leitura continuada e significativa leva o leitor a escrever com mais eficiência, pois a possibilidade de produzir bons textos tem sua origem na prática da leitura, espaço da construção de intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.O presente estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de Professores. A observação cotidiana das salas de aula e do contexto escolar contribuiu para aprofundar o estudo das relações entre leitura e produção textual; verificar instrumentos de leitura e produção textuais utilizados na sala de aula de 5ª série (agora 6º ano, nova nomenclatura) e na 6ª série (7º ano), em uma Escola Estadual na D. E de São José do Rio Preto; e observar se tais instrumentos corroboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores. Foram utilizados para a coleta desses dados: questionários aplicados a professores, alunos e uma bibliotecária; observação em sala de aula e análise documental. Ao final da pesquisa, constato que ninguém escreve do nada, que os instrumentos de leitura utilizados em sala de aula colaboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores, desde que essas atividades sejam planejadas e que os professores obtenham conhecimentos teóricos - metodológicos sobre o assunto.
id UNSP_2ac7bbfb5a92bc940c894809ea9d5b63
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140011
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamentalLeituraProdução textualPrática pedagógicaA leitura e a produção textual têm sido alvo de grandes discussões por parte de educadores que atribuem o fracasso escolar ao aluno pelo fato de não saberem ler escrever. O que sabemos é que a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de significados do texto, através dos seus objetivos, do conhecimento prévio. A leitura continuada e significativa leva o leitor a escrever com mais eficiência, pois a possibilidade de produzir bons textos tem sua origem na prática da leitura, espaço da construção de intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.O presente estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de Professores. A observação cotidiana das salas de aula e do contexto escolar contribuiu para aprofundar o estudo das relações entre leitura e produção textual; verificar instrumentos de leitura e produção textuais utilizados na sala de aula de 5ª série (agora 6º ano, nova nomenclatura) e na 6ª série (7º ano), em uma Escola Estadual na D. E de São José do Rio Preto; e observar se tais instrumentos corroboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores. Foram utilizados para a coleta desses dados: questionários aplicados a professores, alunos e uma bibliotecária; observação em sala de aula e análise documental. Ao final da pesquisa, constato que ninguém escreve do nada, que os instrumentos de leitura utilizados em sala de aula colaboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores, desde que essas atividades sejam planejadas e que os professores obtenham conhecimentos teóricos - metodológicos sobre o assunto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria de Fátima da [UNESP]Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]2016-06-28T17:32:34Z2016-06-28T17:32:34Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3558-3568application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3558-35689708-2011http://hdl.handle.net/11449/140011ISSN2236-9708-2011-3558-3568.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:16:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140011Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:16:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
title O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
spellingShingle O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
Silva, Maria de Fátima da [UNESP]
Leitura
Produção textual
Prática pedagógica
title_short O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
title_full O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
title_sort O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental
author Silva, Maria de Fátima da [UNESP]
author_facet Silva, Maria de Fátima da [UNESP]
Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
author_role author
author2 Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima da [UNESP]
Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Produção textual
Prática pedagógica
topic Leitura
Produção textual
Prática pedagógica
description A leitura e a produção textual têm sido alvo de grandes discussões por parte de educadores que atribuem o fracasso escolar ao aluno pelo fato de não saberem ler escrever. O que sabemos é que a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de significados do texto, através dos seus objetivos, do conhecimento prévio. A leitura continuada e significativa leva o leitor a escrever com mais eficiência, pois a possibilidade de produzir bons textos tem sua origem na prática da leitura, espaço da construção de intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.O presente estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de Professores. A observação cotidiana das salas de aula e do contexto escolar contribuiu para aprofundar o estudo das relações entre leitura e produção textual; verificar instrumentos de leitura e produção textuais utilizados na sala de aula de 5ª série (agora 6º ano, nova nomenclatura) e na 6ª série (7º ano), em uma Escola Estadual na D. E de São José do Rio Preto; e observar se tais instrumentos corroboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores. Foram utilizados para a coleta desses dados: questionários aplicados a professores, alunos e uma bibliotecária; observação em sala de aula e análise documental. Ao final da pesquisa, constato que ninguém escreve do nada, que os instrumentos de leitura utilizados em sala de aula colaboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores, desde que essas atividades sejam planejadas e que os professores obtenham conhecimentos teóricos - metodológicos sobre o assunto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:34Z
2016-06-28T17:32:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3558-3568
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140011
ISSN2236-9708-2011-3558-3568.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140011
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3558-3568
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-3558-3568.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3558-3568
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964947667484672