Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238303 |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de propor reflexões acerca do tempo e da infância na educação infantil, perpassando suas análises pelos conceitos de “educação de massa” e “educação coletiva”. Manusear esses conceitos não necessariamente quer dizer que estamos propondo novas características de educação, mas sim, estamos analisando como se porta uma educação que cria modelos únicos de indivíduos, negando suas subjetividades para o mercado de trabalho. Utilizaremos dos filmes de Star Wars para propor uma analogia com o personagem Anakin Skywalker e sua constituição quanto indivíduo até tornar-se Darth Vader, vilão da história e considerado um estudante problema, visto que ele não se adequa aos modelos propostos pelo ensino Jedi. |
id |
UNSP_2bbb76aa3c2e502a48ce1344bff2cfba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238303 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizadosTime x childhood: the massification of education and the constitution of standardized individualsInfânciaTempoEducação de massaStar WarsChildhoodTimeMass educationEste trabalho tem o intuito de propor reflexões acerca do tempo e da infância na educação infantil, perpassando suas análises pelos conceitos de “educação de massa” e “educação coletiva”. Manusear esses conceitos não necessariamente quer dizer que estamos propondo novas características de educação, mas sim, estamos analisando como se porta uma educação que cria modelos únicos de indivíduos, negando suas subjetividades para o mercado de trabalho. Utilizaremos dos filmes de Star Wars para propor uma analogia com o personagem Anakin Skywalker e sua constituição quanto indivíduo até tornar-se Darth Vader, vilão da história e considerado um estudante problema, visto que ele não se adequa aos modelos propostos pelo ensino Jedi.This paper aims to propose reflections about time and childhood in early childhood education, going through its analysis by the concepts of "mass education" and "collective education". Handling these concepts does not necessarily mean that we are proposing new characteristics of education, but rather, we are analyzing how an education that creates unique models of individuals, denying their subjectivities for the labor market, behaves. We will use the Star Wars movies to propose an analogy with the character Anakin Skywalker and his constitution as an individual until he becomes Darth Vader, the villain of the story and considered a problem student, since he does not fit the models proposed by Jedi education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Mendonça, Pedro Rocha Silveira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Guilherme Rodrigues de2022-12-19T16:54:27Z2022-12-19T16:54:27Z2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-23T06:10:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados Time x childhood: the massification of education and the constitution of standardized individuals |
title |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados |
spellingShingle |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados Oliveira, Guilherme Rodrigues de Infância Tempo Educação de massa Star Wars Childhood Time Mass education |
title_short |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados |
title_full |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados |
title_fullStr |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados |
title_full_unstemmed |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados |
title_sort |
Tempo x infância: a massificação da educação e a constituição de indivíduos padronizados |
author |
Oliveira, Guilherme Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] Mendonça, Pedro Rocha Silveira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Tempo Educação de massa Star Wars Childhood Time Mass education |
topic |
Infância Tempo Educação de massa Star Wars Childhood Time Mass education |
description |
Este trabalho tem o intuito de propor reflexões acerca do tempo e da infância na educação infantil, perpassando suas análises pelos conceitos de “educação de massa” e “educação coletiva”. Manusear esses conceitos não necessariamente quer dizer que estamos propondo novas características de educação, mas sim, estamos analisando como se porta uma educação que cria modelos únicos de indivíduos, negando suas subjetividades para o mercado de trabalho. Utilizaremos dos filmes de Star Wars para propor uma analogia com o personagem Anakin Skywalker e sua constituição quanto indivíduo até tornar-se Darth Vader, vilão da história e considerado um estudante problema, visto que ele não se adequa aos modelos propostos pelo ensino Jedi. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19T16:54:27Z 2022-12-19T16:54:27Z 2022-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238303 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789789910466560 |