Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016
http://hdl.handle.net/11449/109767
Resumo: The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.
id UNSP_2efd714f72e0f5d631d19f8d10895e78
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109767
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educaçãoTheodor Adorno and Hannah Arendt: confluences in the field of philosophy of educationteoria críticafilosofia da educaçãopersonalidade autoritáriafascismototalitarismocritical theoryphilosophy of educationauthoritarian personalityfascismtotalitarianismThe aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]2014-10-01T13:08:32Z2014-10-01T13:08:32Z2013-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article299-307application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/10976710.1590/S0104-40602013000300016S0104-40602013000300016S0104-40602013000300016.pdf0461413357036740SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:13:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:13:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
Theodor Adorno and Hannah Arendt: confluences in the field of philosophy of education
title Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
spellingShingle Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
teoria crítica
filosofia da educação
personalidade autoritária
fascismo
totalitarismo
critical theory
philosophy of education
authoritarian personality
fascism
totalitarianism
title_short Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
title_full Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
title_fullStr Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
title_full_unstemmed Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
title_sort Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
author Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
author_facet Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv teoria crítica
filosofia da educação
personalidade autoritária
fascismo
totalitarismo
critical theory
philosophy of education
authoritarian personality
fascism
totalitarianism
topic teoria crítica
filosofia da educação
personalidade autoritária
fascismo
totalitarismo
critical theory
philosophy of education
authoritarian personality
fascism
totalitarianism
description The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
2014-10-01T13:08:32Z
2014-10-01T13:08:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/109767
10.1590/S0104-40602013000300016
S0104-40602013000300016
S0104-40602013000300016.pdf
0461413357036740
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016
http://hdl.handle.net/11449/109767
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.
0104-4060
10.1590/S0104-40602013000300016
S0104-40602013000300016
S0104-40602013000300016.pdf
0461413357036740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 299-307
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965051371651072