Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampazzo, Laura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210956
Resumo: Esta tese parte do conceito de que gênero é um evento comunicativo que se organiza em padrões retóricos que se assemelham para garantir o cumprimento dos propósitos de uma comunidade discursiva (SWALES, 1990), e compartilha do entendimento de que os indivíduos tendem a utilizar as mesmas estratégias de polidez (ou de preservação de face) em situações similares (BROWN e LEVINSON, 1978, 1987). O objetivo deste estudo é investigar o primeiro encontro síncrono entre pares no intercâmbio virtual, mais especificamente, o gênero sessão oral de teletandem inicial (SOTi), a fim de caracterizá-lo quanto à sua organização retórica e quanto às estratégias de polidez que são empregadas pelos participantes. A SOTi integra um sistema de gêneros que se inter-relacionam para viabilizar os propósitos da comunidade (ARANHA, 2014) e apresenta recorrência retórica em sua estrutura, isto é, apresenta padrões semelhantes em sua organização (ARANHA, 2014; RAMPAZZO, 2017; RAMPAZZO e ARANHA, 2018, 2019b). Nesta pesquisa, são analisadas 10 SOTis em sua duração completa, conduzidas em português e inglês e selecionadas do MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (ARANHA e LOPES, 2019a), de três cenários de aprendizagem distintos, realizadas entre 2012 e 2015, totalizando 46.604 palavras transcritas. A pesquisa envolve (i) a descrição das ações retóricas recorrentes, como são nomeados aqui os padrões de organização retórica da SOTi, (ii) a discussão das especificidades das ações em relação aos cenários de aprendizagem e (iii) a identificação de estratégias de polidez em relação às ações retóricas. Os resultados indicam que ações retóricas de saudação, apresentação, negociação, troca de informações e despedida são recorrentes e que a SOTi tem uma estrutura retórica flexível, pois as ações retóricas não têm ordem fixa de ocorrência e podem estar integradas e sobrepostas umas às outras, além da estrutura ser dependente do cenário de aprendizagem, no sentido de que as tarefas previstas e realizadas nos cenários influenciam a materialização da sessão. A pesquisa permitiu a identificação de estratégias de polidez em todas as SOTis analisadas, sobretudo as de tipo positivo e abertas, o que sugere que os participantes se esforçam para estabelecerem a cooperação uns com os outros e preferem se comunicar de maneira mais direta. Os resultados apontam ainda que certas estratégias de polidez se relacionam a determinadas ações retóricas e que, assim como há padronização na organização retórica da SOTi, também há regularidades quanto ao uso das estratégias de polidez.
id UNSP_30b03619f42863fd3aea2dccf618ad7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/210956
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncronoVirtual exchange genres: rhetorical recurrence and the use of politeness strategies in the first synchronous encounterIntercâmbio virtualMulTeCTeletandemGêneroPolidezVirtual exchangeGenreenPolitenessEsta tese parte do conceito de que gênero é um evento comunicativo que se organiza em padrões retóricos que se assemelham para garantir o cumprimento dos propósitos de uma comunidade discursiva (SWALES, 1990), e compartilha do entendimento de que os indivíduos tendem a utilizar as mesmas estratégias de polidez (ou de preservação de face) em situações similares (BROWN e LEVINSON, 1978, 1987). O objetivo deste estudo é investigar o primeiro encontro síncrono entre pares no intercâmbio virtual, mais especificamente, o gênero sessão oral de teletandem inicial (SOTi), a fim de caracterizá-lo quanto à sua organização retórica e quanto às estratégias de polidez que são empregadas pelos participantes. A SOTi integra um sistema de gêneros que se inter-relacionam para viabilizar os propósitos da comunidade (ARANHA, 2014) e apresenta recorrência retórica em sua estrutura, isto é, apresenta padrões semelhantes em sua organização (ARANHA, 2014; RAMPAZZO, 2017; RAMPAZZO e ARANHA, 2018, 2019b). Nesta pesquisa, são analisadas 10 SOTis em sua duração completa, conduzidas em português e inglês e selecionadas do MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (ARANHA e LOPES, 2019a), de três cenários de aprendizagem distintos, realizadas entre 2012 e 2015, totalizando 46.604 palavras transcritas. A pesquisa envolve (i) a descrição das ações retóricas recorrentes, como são nomeados aqui os padrões de organização retórica da SOTi, (ii) a discussão das especificidades das ações em relação aos cenários de aprendizagem e (iii) a identificação de estratégias de polidez em relação às ações retóricas. Os resultados indicam que ações retóricas de saudação, apresentação, negociação, troca de informações e despedida são recorrentes e que a SOTi tem uma estrutura retórica flexível, pois as ações retóricas não têm ordem fixa de ocorrência e podem estar integradas e sobrepostas umas às outras, além da estrutura ser dependente do cenário de aprendizagem, no sentido de que as tarefas previstas e realizadas nos cenários influenciam a materialização da sessão. A pesquisa permitiu a identificação de estratégias de polidez em todas as SOTis analisadas, sobretudo as de tipo positivo e abertas, o que sugere que os participantes se esforçam para estabelecerem a cooperação uns com os outros e preferem se comunicar de maneira mais direta. Os resultados apontam ainda que certas estratégias de polidez se relacionam a determinadas ações retóricas e que, assim como há padronização na organização retórica da SOTi, também há regularidades quanto ao uso das estratégias de polidez.This dissertation assumes the definition of genre as a communicative event that is organized in similar enrhetorical patterns and serves to achieve the purposes of a discourse community (SWALES, 1990). The study shares the understanding that individuals tend to use the same politeness strategies (or face-saving) in analogous situations (BROWN and LEVINSON, 1978, 1987). This research aims to investigate the first virtual synchronous encounter between dyads in virtual exchange, more specifically, the genre teletandem oral session (iTOS), in order to discuss the characteristics of iTOS rhetorical organization and identify the politeness strategies that are employed by participants. iTOS integrates a system of inter-related genres that contribute to the community’s goals (ARANHA, 2014) and presents rhetorical recurrence in its structure; in other words, it shows similar patterns in its organization (ARANHA, 2014; RAMPAZZO, 2017; RAMPAZZO and ARANHA, 2018, 2019b). This study presents the analysis of 10 iTOS, in their total length, conducted in Portuguese and English and selected from MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (ARANHA and LOPES, 2019) from three learning scenarios, which happened between 2012 and 2015, in a total of 46.604 transcribed words. The research involves (i) the description of the recurrent rhetorical actions, the term used to refer to the rhetorical organizational patterns of iTOS, (ii) the discussion of their specificities according to the learning scenarios, as well as (iii) the identification of politeness strategies related to the rhetorical actions. The results show that the rhetorical actions of greeting, introduction, negotiation, information exchange, and goodbye are recurrent. iTOS has a flexible rhetorical structure as the rhetorical actions do no occur in a fixed order and may be combined. The structure depends on the learning scenario, which means that the tasks that are planned and completed impact the materialization of the session. Research has identified politeness strategies in all ten iTOS, mainly positive politeness and bald on record strategies. Such a finding suggests that participants work towards establishing cooperation and prefer a direct conversation style. Results also indicate that certain politeness strategies are related to specific rhetorical actions and that there are patterns both in the rhetorical organization of the genre and in the use of politeness strategies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Solange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rampazzo, Laura2021-07-06T12:57:04Z2021-07-06T12:57:04Z2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21095633004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:04:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-08T06:04:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
Virtual exchange genres: rhetorical recurrence and the use of politeness strategies in the first synchronous encounter
title Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
spellingShingle Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
Rampazzo, Laura
Intercâmbio virtual
MulTeC
Teletandem
Gênero
Polidez
Virtual exchange
Genreen
Politeness
title_short Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
title_full Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
title_fullStr Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
title_full_unstemmed Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
title_sort Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono
author Rampazzo, Laura
author_facet Rampazzo, Laura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Solange [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampazzo, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Intercâmbio virtual
MulTeC
Teletandem
Gênero
Polidez
Virtual exchange
Genreen
Politeness
topic Intercâmbio virtual
MulTeC
Teletandem
Gênero
Polidez
Virtual exchange
Genreen
Politeness
description Esta tese parte do conceito de que gênero é um evento comunicativo que se organiza em padrões retóricos que se assemelham para garantir o cumprimento dos propósitos de uma comunidade discursiva (SWALES, 1990), e compartilha do entendimento de que os indivíduos tendem a utilizar as mesmas estratégias de polidez (ou de preservação de face) em situações similares (BROWN e LEVINSON, 1978, 1987). O objetivo deste estudo é investigar o primeiro encontro síncrono entre pares no intercâmbio virtual, mais especificamente, o gênero sessão oral de teletandem inicial (SOTi), a fim de caracterizá-lo quanto à sua organização retórica e quanto às estratégias de polidez que são empregadas pelos participantes. A SOTi integra um sistema de gêneros que se inter-relacionam para viabilizar os propósitos da comunidade (ARANHA, 2014) e apresenta recorrência retórica em sua estrutura, isto é, apresenta padrões semelhantes em sua organização (ARANHA, 2014; RAMPAZZO, 2017; RAMPAZZO e ARANHA, 2018, 2019b). Nesta pesquisa, são analisadas 10 SOTis em sua duração completa, conduzidas em português e inglês e selecionadas do MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (ARANHA e LOPES, 2019a), de três cenários de aprendizagem distintos, realizadas entre 2012 e 2015, totalizando 46.604 palavras transcritas. A pesquisa envolve (i) a descrição das ações retóricas recorrentes, como são nomeados aqui os padrões de organização retórica da SOTi, (ii) a discussão das especificidades das ações em relação aos cenários de aprendizagem e (iii) a identificação de estratégias de polidez em relação às ações retóricas. Os resultados indicam que ações retóricas de saudação, apresentação, negociação, troca de informações e despedida são recorrentes e que a SOTi tem uma estrutura retórica flexível, pois as ações retóricas não têm ordem fixa de ocorrência e podem estar integradas e sobrepostas umas às outras, além da estrutura ser dependente do cenário de aprendizagem, no sentido de que as tarefas previstas e realizadas nos cenários influenciam a materialização da sessão. A pesquisa permitiu a identificação de estratégias de polidez em todas as SOTis analisadas, sobretudo as de tipo positivo e abertas, o que sugere que os participantes se esforçam para estabelecerem a cooperação uns com os outros e preferem se comunicar de maneira mais direta. Os resultados apontam ainda que certas estratégias de polidez se relacionam a determinadas ações retóricas e que, assim como há padronização na organização retórica da SOTi, também há regularidades quanto ao uso das estratégias de polidez.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06T12:57:04Z
2021-07-06T12:57:04Z
2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/210956
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/210956
identifier_str_mv 33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789327269298176