Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102271
Resumo: O autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de muitos questionamentos. Em relação à questão educacional pesquisas têm sido realizadas com o intuito de identificar, descrever e avaliar alguns programas de intervenção precoces existentes para atender alunos com autismo. No âmbito da questão educacional inclusiva desses alunos nas escolas regulares de ensino, constatam-se poucos estudos na área. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo realizar uma análise circunstanciada dos contextos da experiência escolar inclusiva de alunos com autismo e identificar as possibilidades de contribuição do programa Currículo Funcional Natural (CFN) como meio auxiliar na participação destes alunos em sala de aula comum. Participaram desta pesquisa um professor especialista de uma escola especial que adota o programa CFN na educação de alunos com autismo; quatro professoras das escolas públicas municipais e particulares responsáveis por classes comuns e seus alunos com autismo matriculados no ensino regular. Desses alunos, um com 4 anos e 8 meses e outro com 5 anos estavam matriculados na educação infantil de duas escolas públicas municipais; um aluno com 6 anos estava matriculado na educação infantil de uma escola particular e um aluno com 12 anos estava matriculado no 5º ano do ensino fundamental em outra escola particular, sendo que este, além de autismo apresentava a Síndrome do X-Frágil. Os quatro alunos frequentavam concomitantemente escolas de educação especial, sendo que os alunos de 6 e 12 anos tinham como proposta educacional na escola de educação especial o CFN. A pesquisa foi realizada em duas cidades de médio porte do interior paulista denominadas de cidade A e cidade B. A coleta de dados com os professores e alunos foi realizada no período de maio a novembro de 2007, e constou da aplicação de entrevistas semi-estruturadas...
id UNSP_354b1bbe24699331242c7160b0693d0a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102271
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional naturalAutismoEducação inclusivaEducação especialAutismInclusive educationSpecial educationO autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de muitos questionamentos. Em relação à questão educacional pesquisas têm sido realizadas com o intuito de identificar, descrever e avaliar alguns programas de intervenção precoces existentes para atender alunos com autismo. No âmbito da questão educacional inclusiva desses alunos nas escolas regulares de ensino, constatam-se poucos estudos na área. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo realizar uma análise circunstanciada dos contextos da experiência escolar inclusiva de alunos com autismo e identificar as possibilidades de contribuição do programa Currículo Funcional Natural (CFN) como meio auxiliar na participação destes alunos em sala de aula comum. Participaram desta pesquisa um professor especialista de uma escola especial que adota o programa CFN na educação de alunos com autismo; quatro professoras das escolas públicas municipais e particulares responsáveis por classes comuns e seus alunos com autismo matriculados no ensino regular. Desses alunos, um com 4 anos e 8 meses e outro com 5 anos estavam matriculados na educação infantil de duas escolas públicas municipais; um aluno com 6 anos estava matriculado na educação infantil de uma escola particular e um aluno com 12 anos estava matriculado no 5º ano do ensino fundamental em outra escola particular, sendo que este, além de autismo apresentava a Síndrome do X-Frágil. Os quatro alunos frequentavam concomitantemente escolas de educação especial, sendo que os alunos de 6 e 12 anos tinham como proposta educacional na escola de educação especial o CFN. A pesquisa foi realizada em duas cidades de médio porte do interior paulista denominadas de cidade A e cidade B. A coleta de dados com os professores e alunos foi realizada no período de maio a novembro de 2007, e constou da aplicação de entrevistas semi-estruturadas...The autism has been studying by the science for decades, but it still is a matter of questioning. Referring to the educational matter, some researches are being made with the goal of identifying, describing and evaluating some previous intervention existing programs for working with students with autism. On the inclusive educational point of theses students in regular teaching schools, a few studies on the area have been found. This way, this research had as its goal, the performance of a context detailed analysis of the inclusive educational experience of the students with autism and identifying the possibilities of contributing for the Functional Natural Curriculum (CFN) program, as an auxiliary mean on the participation of these students in regular classrooms. A specialist teacher of a regular school which uses the CFN program on the students with autism, four teachers of the public schools, responsible for regular classes and their autistic students enrolled in regular schools took part of this research. Among these students, one of 4 years-old and 8 months and another with 5 years-old were enrolled on children schools of two public schools; one student of 6 years-old was enrolled on a private school and a student of 12 years-old was enrolled on the 5th grade of the elementary school of another private school, as this one, had the X-Fragile Syndrome, apart from the autism. The four students attended special schools for students with intellectual disabilities, at the same time, as the students of 6 and 12 years-old had the CFN as an educational proposal in schools for students with special educational needs. The research was performed in two cities of average size in the countryside of the state of São Paulo called A city and B city. The data collection with the teachers and students was performed in the period of May and November of 2007, and used the application of semi-structured... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2009-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis193 f. : il.application/pdfGIARDINETTO, Andréa Rizzo dos Santos Boettger. Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural. 2009. 193 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.http://hdl.handle.net/11449/102271000599413giardinetto_arsb_dr_mar.pdf33004110040P55831040272980294Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:06:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:06:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
title Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
spellingShingle Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
Autismo
Educação inclusiva
Educação especial
Autism
Inclusive education
Special education
title_short Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
title_full Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
title_fullStr Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
title_full_unstemmed Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
title_sort Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural
author Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
author_facet Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação inclusiva
Educação especial
Autism
Inclusive education
Special education
topic Autismo
Educação inclusiva
Educação especial
Autism
Inclusive education
Special education
description O autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de muitos questionamentos. Em relação à questão educacional pesquisas têm sido realizadas com o intuito de identificar, descrever e avaliar alguns programas de intervenção precoces existentes para atender alunos com autismo. No âmbito da questão educacional inclusiva desses alunos nas escolas regulares de ensino, constatam-se poucos estudos na área. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo realizar uma análise circunstanciada dos contextos da experiência escolar inclusiva de alunos com autismo e identificar as possibilidades de contribuição do programa Currículo Funcional Natural (CFN) como meio auxiliar na participação destes alunos em sala de aula comum. Participaram desta pesquisa um professor especialista de uma escola especial que adota o programa CFN na educação de alunos com autismo; quatro professoras das escolas públicas municipais e particulares responsáveis por classes comuns e seus alunos com autismo matriculados no ensino regular. Desses alunos, um com 4 anos e 8 meses e outro com 5 anos estavam matriculados na educação infantil de duas escolas públicas municipais; um aluno com 6 anos estava matriculado na educação infantil de uma escola particular e um aluno com 12 anos estava matriculado no 5º ano do ensino fundamental em outra escola particular, sendo que este, além de autismo apresentava a Síndrome do X-Frágil. Os quatro alunos frequentavam concomitantemente escolas de educação especial, sendo que os alunos de 6 e 12 anos tinham como proposta educacional na escola de educação especial o CFN. A pesquisa foi realizada em duas cidades de médio porte do interior paulista denominadas de cidade A e cidade B. A coleta de dados com os professores e alunos foi realizada no período de maio a novembro de 2007, e constou da aplicação de entrevistas semi-estruturadas...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-22
2014-06-11T19:31:46Z
2014-06-11T19:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIARDINETTO, Andréa Rizzo dos Santos Boettger. Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural. 2009. 193 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/102271
000599413
giardinetto_arsb_dr_mar.pdf
33004110040P5
5831040272980294
identifier_str_mv GIARDINETTO, Andréa Rizzo dos Santos Boettger. Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural. 2009. 193 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
000599413
giardinetto_arsb_dr_mar.pdf
33004110040P5
5831040272980294
url http://hdl.handle.net/11449/102271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964799810928640