Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90145
Resumo: A presente pesquisa tem como preocupação básica acompanhar o processo de construção da escrita por crianças que ultrapassaram a fase convencionalmente chamada de alfabetização inicial, ou seja, alunos de uma 3ª série e série subseqüente, tendo como base alguns fundamentos da arte, buscando observar como se dá, como avança essa construção; como a criança, por intermédio da escrita, vai comunicando seus sentimentos, vai dando significação à sua relação com o mundo, com a arte, consigo mesma; como um trabalho tendo as artes como ponto de partida - na sua eminência enquanto ato criador - pode dotar a escrita de significado para as crianças e trazer resultados reveladores do engenho e da arte presentes em seu ato de escrever. Para tanto, ancora-se, basicamente, em dois propósitos: na criação de um espaço e de condições materiais (dentro de uma escola pública) que possibilitem uma aproximação e exercício, por parte da criança, de uma escrita que lhe seja significativa; e no acompanhamento de como se dá a construção da escrita, atentando para elementos que a fazem significativa, enquanto processo de construção. Organizado em cinco capítulos, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática vivenciada pelas crianças - parceiras e co-autoras desta empreitada. Chama, para isso, pensadores, historiadores, filósofos, escritores proeminentes, revelando-se em seus atos de escrita; e deixa, no final, abertas as possibilidades de outras reflexões e de outros questionamentos, que permitam continuar a busca inesgotável de conhecer como se processa a construção da escrita.
id UNSP_3c0d1c4b38f5070c38359f10ef563dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90145
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª sériesAlfabetizaçãoDialogoEscritaProcesso de construçãoCriaçãoProcess of constructionCreationDialogueWritingA presente pesquisa tem como preocupação básica acompanhar o processo de construção da escrita por crianças que ultrapassaram a fase convencionalmente chamada de alfabetização inicial, ou seja, alunos de uma 3ª série e série subseqüente, tendo como base alguns fundamentos da arte, buscando observar como se dá, como avança essa construção; como a criança, por intermédio da escrita, vai comunicando seus sentimentos, vai dando significação à sua relação com o mundo, com a arte, consigo mesma; como um trabalho tendo as artes como ponto de partida - na sua eminência enquanto ato criador - pode dotar a escrita de significado para as crianças e trazer resultados reveladores do engenho e da arte presentes em seu ato de escrever. Para tanto, ancora-se, basicamente, em dois propósitos: na criação de um espaço e de condições materiais (dentro de uma escola pública) que possibilitem uma aproximação e exercício, por parte da criança, de uma escrita que lhe seja significativa; e no acompanhamento de como se dá a construção da escrita, atentando para elementos que a fazem significativa, enquanto processo de construção. Organizado em cinco capítulos, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática vivenciada pelas crianças - parceiras e co-autoras desta empreitada. Chama, para isso, pensadores, historiadores, filósofos, escritores proeminentes, revelando-se em seus atos de escrita; e deixa, no final, abertas as possibilidades de outras reflexões e de outros questionamentos, que permitam continuar a busca inesgotável de conhecer como se processa a construção da escrita.The basic concern of this study is to follow the process of construction of writing of children who have passed the conventional phase known as initial literacy, i.e., students in the third grade and subsequent grade, using as a basis some fundamentals of art, seeking to observe what occurs, how this construction advances; how the child, through writing, communicates her feelings, giving meaning to her relation with the world, with art, with herself; how work that uses art as a starting point - in its eminence as a creative act - can give meaning to writing for children, with results that reveal the inventiveness and art present in their act of writing. It is rooted basically in two proposals: the creation of a space and material conditions (within a public school) that make it possible for the child to approximate and exercise writing that is significant for him; and in following how this construction occurs in the school, attending to elements that make it meaningful as a process of construction. Organized into five chapters, the study seeks to establish a dialogue between theory and the children's practice - partners and co-authors of this endeavor. Thinkers, historians, philosophers, prominent writers are called, revealing themselves in their acts of writing; and leaving open, in the end, possibilities for other reflections and further questioning, that allow a continuation of the inexhaustible search to know how the construction of writing is processed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2006-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 170 f. : il.application/pdfRIOS, Maria Tereza Ribeiro. Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries. 2006. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90145000467202rios_mtr_me_rcla.pdf33004137064P23060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:12:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90145Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:12:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
title Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
spellingShingle Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]
Alfabetização
Dialogo
Escrita
Processo de construção
Criação
Process of construction
Creation
Dialogue
Writing
title_short Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
title_full Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
title_fullStr Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
title_full_unstemmed Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
title_sort Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
author Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]
author_facet Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Dialogo
Escrita
Processo de construção
Criação
Process of construction
Creation
Dialogue
Writing
topic Alfabetização
Dialogo
Escrita
Processo de construção
Criação
Process of construction
Creation
Dialogue
Writing
description A presente pesquisa tem como preocupação básica acompanhar o processo de construção da escrita por crianças que ultrapassaram a fase convencionalmente chamada de alfabetização inicial, ou seja, alunos de uma 3ª série e série subseqüente, tendo como base alguns fundamentos da arte, buscando observar como se dá, como avança essa construção; como a criança, por intermédio da escrita, vai comunicando seus sentimentos, vai dando significação à sua relação com o mundo, com a arte, consigo mesma; como um trabalho tendo as artes como ponto de partida - na sua eminência enquanto ato criador - pode dotar a escrita de significado para as crianças e trazer resultados reveladores do engenho e da arte presentes em seu ato de escrever. Para tanto, ancora-se, basicamente, em dois propósitos: na criação de um espaço e de condições materiais (dentro de uma escola pública) que possibilitem uma aproximação e exercício, por parte da criança, de uma escrita que lhe seja significativa; e no acompanhamento de como se dá a construção da escrita, atentando para elementos que a fazem significativa, enquanto processo de construção. Organizado em cinco capítulos, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática vivenciada pelas crianças - parceiras e co-autoras desta empreitada. Chama, para isso, pensadores, historiadores, filósofos, escritores proeminentes, revelando-se em seus atos de escrita; e deixa, no final, abertas as possibilidades de outras reflexões e de outros questionamentos, que permitam continuar a busca inesgotável de conhecer como se processa a construção da escrita.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-21
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIOS, Maria Tereza Ribeiro. Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries. 2006. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90145
000467202
rios_mtr_me_rcla.pdf
33004137064P2
3060869388251465
identifier_str_mv RIOS, Maria Tereza Ribeiro. Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries. 2006. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
000467202
rios_mtr_me_rcla.pdf
33004137064P2
3060869388251465
url http://hdl.handle.net/11449/90145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 170 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789711719202816