Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Débora Morais [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP], Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/1059
http://hdl.handle.net/11449/114981
Resumo: The school participation is a prerequisite for the construction of knowledge, learning and development. Neurological deficits may affect child's ability to explore the environment and engage in typical activities. Considering the importance of encouraging professionals in the field of education to conduct simple adjustments in school activities of daily life, this study aimed to adapt, with low cost materials, resources of entertainment and educational for children with neuromotor disorders . It was objects of this study eight resources prescribed and designed for three children diagnosed with cerebral palsy: domino, puzzle, memory game, moving magnetized alphabet, crossword, doll body scheme, adaptation of pencils for writing and bracelet sinker.The analysis of these resources occurred in the parameters of conventional design and management skills, followed by identifying the limiting conditions of the motor skills of the cases observed, indicating the materials used in the adaptation and possible uses. This study provides subsidy for implementation of teaching strategies in the care of students with neuromotor disorders.
id UNSP_3c91e4810b1997133aadf6393c0983b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114981
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotorasFitness of functional demands of activities for the school particitation of children with neuromotor dysfunctioneducação especialdeficiencia físicarecurso adaptadoThe school participation is a prerequisite for the construction of knowledge, learning and development. Neurological deficits may affect child's ability to explore the environment and engage in typical activities. Considering the importance of encouraging professionals in the field of education to conduct simple adjustments in school activities of daily life, this study aimed to adapt, with low cost materials, resources of entertainment and educational for children with neuromotor disorders . It was objects of this study eight resources prescribed and designed for three children diagnosed with cerebral palsy: domino, puzzle, memory game, moving magnetized alphabet, crossword, doll body scheme, adaptation of pencils for writing and bracelet sinker.The analysis of these resources occurred in the parameters of conventional design and management skills, followed by identifying the limiting conditions of the motor skills of the cases observed, indicating the materials used in the adaptation and possible uses. This study provides subsidy for implementation of teaching strategies in the care of students with neuromotor disorders.A participação escolar é condição essencial para a construção do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento. Déficits neurológicos podem afetar a capacidade da criança para explorar o ambiente e se engajar em atividades típicas. Considerando a importância de se incentivar profissionais da área da educação a realizarem adaptações simples nas atividades escolares do dia-a-dia, este trabalho teve como objetivo adaptar, com materiais de baixo custo, recursos lúdicos e didáticos para crianças com distúrbios neuromotores. Foram objetos de estudo oito recursos adaptados prescritos e elaborados para três crian- ças com diagnóstico de paralisia cerebral: dominó, quebra-cabeça, jogo de memória, alfabeto móvel imantado, cruzadinha, boneco de esquema corporal, adaptação de lápis para escrita e pulseira de chumbada. A análise desses recursos ocorreu sob parâmetros do design convencional e das competências de manuseio, seguida pela identificação das condições limitantes da capacidade motora dos casos observados, indicação dos materiais utilizados na adaptação e possíveis finalidades. Este estudo oferece subsídios para a implementação de estratégias pedagógicas no atendimento do aluno com distúrbios neuromotores.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Débora Morais [UNESP]Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]2015-02-24T13:57:38Z2015-02-24T13:57:38Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article423-442application/pdfhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/1059Revista Educação Especial, v. 23, n. 38, p. 423-442, 2010.1984-686Xhttp://hdl.handle.net/11449/114981ISSN1984-686X-2010-23-38-423-442.pdf51976199680364805831040272980294Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:01:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:01:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
Fitness of functional demands of activities for the school particitation of children with neuromotor dysfunction
title Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
spellingShingle Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
Pereira, Débora Morais [UNESP]
educação especial
deficiencia física
recurso adaptado
title_short Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
title_full Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
title_fullStr Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
title_full_unstemmed Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
title_sort Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfu'nções neuromotoras
author Pereira, Débora Morais [UNESP]
author_facet Pereira, Débora Morais [UNESP]
Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author_role author
author2 Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Débora Morais [UNESP]
Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial
deficiencia física
recurso adaptado
topic educação especial
deficiencia física
recurso adaptado
description The school participation is a prerequisite for the construction of knowledge, learning and development. Neurological deficits may affect child's ability to explore the environment and engage in typical activities. Considering the importance of encouraging professionals in the field of education to conduct simple adjustments in school activities of daily life, this study aimed to adapt, with low cost materials, resources of entertainment and educational for children with neuromotor disorders . It was objects of this study eight resources prescribed and designed for three children diagnosed with cerebral palsy: domino, puzzle, memory game, moving magnetized alphabet, crossword, doll body scheme, adaptation of pencils for writing and bracelet sinker.The analysis of these resources occurred in the parameters of conventional design and management skills, followed by identifying the limiting conditions of the motor skills of the cases observed, indicating the materials used in the adaptation and possible uses. This study provides subsidy for implementation of teaching strategies in the care of students with neuromotor disorders.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:38Z
2015-02-24T13:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/1059
Revista Educação Especial, v. 23, n. 38, p. 423-442, 2010.
1984-686X
http://hdl.handle.net/11449/114981
ISSN1984-686X-2010-23-38-423-442.pdf
5197619968036480
5831040272980294
url http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/1059
http://hdl.handle.net/11449/114981
identifier_str_mv Revista Educação Especial, v. 23, n. 38, p. 423-442, 2010.
1984-686X
ISSN1984-686X-2010-23-38-423-442.pdf
5197619968036480
5831040272980294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Educação Especial
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 423-442
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964396838977536