Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adão Alves de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204718
Resumo: Este estudo objetiva trazer contribuições filosóficas de Rodolfo Kusch para a compreensão do contexto escolar. A pesquisa propõe-se a analisar o conceito de negado proposto pelo autor e suas implicações na formação de alunos e professores, bem como as consequências dessa mesma negação, que exclui do cotidiano escolar as práticas, saberes, experiências e toda heterogeneidade cultural, considerando-os inadequados segundo padrões estáticos de cultura e cientificidade herdados de outros povos, no caso a cultura grega e europeia. Também busca compreender o movimento das paixões no indivíduo a partir de um lugar situado que é a América profunda, como define Kusch. Adotando como metodologia a revisão bibliográfica e tomando como ponto de partida a noção de negação e fagocitação, a pesquisa formula algumas questões fundadas nas reflexões de Kusch como um caminho para a compreensão e o resgate de comportamentos e saberes originários e seminais, que se manifestam de forma única, típica do homem americano, e, até então, desconsiderada e desconhecida, pois também negada enquanto comportamento cultural originário do que Kusch chama de “estar sendo”, próprio do homem americano. O trabalho intenta também desvelar, conhecer e reconhecer, a cultura do homem, do aluno sul-americano, a partir do próprio autor e de outros pensadores do hemisfério sul.
id UNSP_3e6ea515e8063038e9b6f26288323141
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204718
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo KuschEl conocimiento negado por la escuela: aculturación y resistencia en la obra de Rodolfo KuschKnowledge denied by school: acculturation and resistance in the work of Rodolfo KuschEducaçãoRodolfo KuschNegadoFagocitaçãoEducationDeniedPhagocytizingEste estudo objetiva trazer contribuições filosóficas de Rodolfo Kusch para a compreensão do contexto escolar. A pesquisa propõe-se a analisar o conceito de negado proposto pelo autor e suas implicações na formação de alunos e professores, bem como as consequências dessa mesma negação, que exclui do cotidiano escolar as práticas, saberes, experiências e toda heterogeneidade cultural, considerando-os inadequados segundo padrões estáticos de cultura e cientificidade herdados de outros povos, no caso a cultura grega e europeia. Também busca compreender o movimento das paixões no indivíduo a partir de um lugar situado que é a América profunda, como define Kusch. Adotando como metodologia a revisão bibliográfica e tomando como ponto de partida a noção de negação e fagocitação, a pesquisa formula algumas questões fundadas nas reflexões de Kusch como um caminho para a compreensão e o resgate de comportamentos e saberes originários e seminais, que se manifestam de forma única, típica do homem americano, e, até então, desconsiderada e desconhecida, pois também negada enquanto comportamento cultural originário do que Kusch chama de “estar sendo”, próprio do homem americano. O trabalho intenta também desvelar, conhecer e reconhecer, a cultura do homem, do aluno sul-americano, a partir do próprio autor e de outros pensadores do hemisfério sul.This study has the goal of bringing Rodolfo Kusch's philosophical contributions to the understanding of the school environment. The research proposes to analyze the concept of denied proposed by the author and its implications in the students and teachers education, as well as the consequences of this same denial, which excludes from the school life the practices, knowledge, experiences and all cultural heterogeneity, considering it those inadequate according to static patterns of culture and scientific theories inherited from other peoples, in this case Greek and European culture. It also searches to comprehend the movement of passions in the individual from a place that is the deep America, as it was defined by Kusch. Adopting the bibliographic review as methodology and taking as a starting point the notion of denial and phagocytizing, the research formulates some questions based on Kusch's reflections as a way to understand and rescue of original and seminal behaviors and knowledge, which are manifested in unique form, typical from the American man, and, until then, disregarded and unknown, since it was also denied as a cultural behavior originating from what Kusch calls "being", owned to the American man. The work similarly tries to unveil, to know and to recognize, the culture of the man, of the South American student, from the author himself and other thinkers of the southern hemisphere.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Adão Alves de [UNESP]2021-05-21T01:17:45Z2021-05-21T01:17:45Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20471833004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-12T06:14:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-12T06:14:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
El conocimiento negado por la escuela: aculturación y resistencia en la obra de Rodolfo Kusch
Knowledge denied by school: acculturation and resistance in the work of Rodolfo Kusch
title Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
spellingShingle Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
Araújo, Adão Alves de [UNESP]
Educação
Rodolfo Kusch
Negado
Fagocitação
Education
Denied
Phagocytizing
title_short Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
title_full Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
title_fullStr Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
title_full_unstemmed Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
title_sort Os saberes negados pela escola: aculturação e resistência na obra de Rodolfo Kusch
author Araújo, Adão Alves de [UNESP]
author_facet Araújo, Adão Alves de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Adão Alves de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Rodolfo Kusch
Negado
Fagocitação
Education
Denied
Phagocytizing
topic Educação
Rodolfo Kusch
Negado
Fagocitação
Education
Denied
Phagocytizing
description Este estudo objetiva trazer contribuições filosóficas de Rodolfo Kusch para a compreensão do contexto escolar. A pesquisa propõe-se a analisar o conceito de negado proposto pelo autor e suas implicações na formação de alunos e professores, bem como as consequências dessa mesma negação, que exclui do cotidiano escolar as práticas, saberes, experiências e toda heterogeneidade cultural, considerando-os inadequados segundo padrões estáticos de cultura e cientificidade herdados de outros povos, no caso a cultura grega e europeia. Também busca compreender o movimento das paixões no indivíduo a partir de um lugar situado que é a América profunda, como define Kusch. Adotando como metodologia a revisão bibliográfica e tomando como ponto de partida a noção de negação e fagocitação, a pesquisa formula algumas questões fundadas nas reflexões de Kusch como um caminho para a compreensão e o resgate de comportamentos e saberes originários e seminais, que se manifestam de forma única, típica do homem americano, e, até então, desconsiderada e desconhecida, pois também negada enquanto comportamento cultural originário do que Kusch chama de “estar sendo”, próprio do homem americano. O trabalho intenta também desvelar, conhecer e reconhecer, a cultura do homem, do aluno sul-americano, a partir do próprio autor e de outros pensadores do hemisfério sul.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21T01:17:45Z
2021-05-21T01:17:45Z
2021-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204718
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/204718
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964912374513664