projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haga, Kuniko Iwamoto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Caio José [UNESP], Alves, Cleiton José [UNESP], Almeida, Danmilles Alves de [UNESP], Xavier, Maria Aparecida [UNESP], Haga, Mario Susumo [UNESP], Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP], Nakao, Rosely Noriko [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141844
Resumo: O objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação.
id UNSP_3fcd714c956e7f89b6e2012b493a31ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141844
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básicoO objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Haga, Kuniko IwamotoAndrade, Caio José [UNESP]Alves, Cleiton José [UNESP]Almeida, Danmilles Alves de [UNESP]Xavier, Maria Aparecida [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP]Nakao, Rosely Noriko [UNESP]2016-07-19T13:00:43Z2016-07-19T13:00:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6063-6072application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-60722357-7819http://hdl.handle.net/11449/141844ISSN2357-7819-2014-6063-6072.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:23:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141844Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:23:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
title projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
spellingShingle projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
Haga, Kuniko Iwamoto
title_short projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
title_full projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
title_fullStr projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
title_full_unstemmed projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
title_sort projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
author Haga, Kuniko Iwamoto
author_facet Haga, Kuniko Iwamoto
Andrade, Caio José [UNESP]
Alves, Cleiton José [UNESP]
Almeida, Danmilles Alves de [UNESP]
Xavier, Maria Aparecida [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP]
Nakao, Rosely Noriko [UNESP]
author_role author
author2 Andrade, Caio José [UNESP]
Alves, Cleiton José [UNESP]
Almeida, Danmilles Alves de [UNESP]
Xavier, Maria Aparecida [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP]
Nakao, Rosely Noriko [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Haga, Kuniko Iwamoto
Andrade, Caio José [UNESP]
Alves, Cleiton José [UNESP]
Almeida, Danmilles Alves de [UNESP]
Xavier, Maria Aparecida [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
Amaral, Maurício Lucas dos Santos do [UNESP]
Nakao, Rosely Noriko [UNESP]
description O objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:43Z
2016-07-19T13:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-6072
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141844
ISSN2357-7819-2014-6063-6072.pdf
3832034837641381
3558054469670536
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141844
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-6072
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6063-6072.pdf
3832034837641381
3558054469670536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6063-6072
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965684447313920