Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marturano, Edna Maria, Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011
http://hdl.handle.net/11449/8628
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.
id UNSP_4241936bd4a630179474b32ba0ae8166
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8628
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinalChildren's behavior problems and social skills: a longitudinal studyHabilidades sociaisProblemas de comportamentoDesenvolvimento infantilSocial skillsBehavior problemChild developmentO estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.The aim of this study was to assess the development of children whose primary teachers believed they had behavioral problems (IPC Group) compared to socially skilled children (ICSH Group). They were assessed in two occasions: when they were five years old and when they were 10 years old. Forty-eight teachers and 62 children of both genders participated in the study. The instruments used were the Teacher's Questionnaire for Socially Skilled Responses and the Child Behavior Scale B. In the results, the IPC Group showed a decrease of behavior problems and an increase in socially appropriate behavior. The groups were quite different in the first assessment, but their behaviors became more similar in elementary school. In both assessments, children in ICSH Group were assessed as more socially skilled.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna MariaFreiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article506-515application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/862810.1590/S0102-79722010000300011S0102-79722010000300011WOS:000286619600011S0102-79722010000300011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:05:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-18T06:05:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
Children's behavior problems and social skills: a longitudinal study
title Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
spellingShingle Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Desenvolvimento infantil
Social skills
Behavior problem
Child development
title_short Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_full Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_fullStr Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_full_unstemmed Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_sort Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
author Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_facet Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Marturano, Edna Maria
Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]
author_role author
author2 Marturano, Edna Maria
Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Marturano, Edna Maria
Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Desenvolvimento infantil
Social skills
Behavior problem
Child development
topic Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Desenvolvimento infantil
Social skills
Behavior problem
Child development
description O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T13:26:40Z
2014-05-20T13:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010.
0102-7972
http://hdl.handle.net/11449/8628
10.1590/S0102-79722010000300011
S0102-79722010000300011
WOS:000286619600011
S0102-79722010000300011.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011
http://hdl.handle.net/11449/8628
identifier_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010.
0102-7972
10.1590/S0102-79722010000300011
S0102-79722010000300011
WOS:000286619600011
S0102-79722010000300011.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica
0,258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 506-515
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789431347806208