A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138286
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo a compreensão da didática a partir do estudo das peças didáticas de Bertolt Brecht (1898-1956), as quais são uma tipologia do teatro épico brechtiano e compreendem as seguintes obras: “O voo sobre o oceano” (escrita em 1928/1929); “A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo” (escrita em 1929); “Aquele que diz sim”/“Aquele que diz não” (encenadas sempre em conjunto, escritas em 1929/1930); “A decisão” (escrita em 1929/1930); “A exceção e a regra” (escrita em 1929/1930) e “Os Horácios e os Curiácios” (escrita em 1934); além dos fragmentos “O malvado Baal, O Associal” e “Decadência do egoísta Johann Fatzer”. A didática é a categoria central deste trabalho, o universo são as peças didáticas de Bertolt Brecht e o método de análise é o materialismo histórico e dialético. Pretendemos contribuir com a discussão dos processos pedagógicos, sobretudo no que se refere à práxis pedagógica escolar e, para tanto, os caminhos trilhados em nossa pesquisa partiram da análise do conceito de didática presente na obra “Didática Magna”, de Comênio (1592-1670), que é um marco referencial da Pedagogia Moderna, e se dirigiram ao estudo da didática nas peças didáticas brechtianas. Compomos um panorama sobre as condições sócio-históricas do teatro europeu, em fins do século XIX e início do século XX; enfatizamos as aproximações e distanciamentos do expressionismo e do teatro político de Erwin Piscator (1893-1966) em relação ao desenvolvimento do teatro épico brechtiano; discutimos o elemento didático presente em peças anteriores às didáticas; e, por fim, analisamos as peças didáticas e seus fundamentos. Assim, consideramos que a didática compreendida a partir das peças didáticas propicia que o ensino seja posto em cena e aponta possibilidades ao diálogo entre o teatro e a educação escolar na perspectiva da práxis.
id UNSP_452c0520862fe22a259b26461f080024
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138286
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cenaThe "didatic" in the Bertolt Brecht's learning plays: education in sceneBertolt BrechtDidáticaPeças didáticasBertolt BrechtDidacticLearning playsEpic theaterO presente trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo a compreensão da didática a partir do estudo das peças didáticas de Bertolt Brecht (1898-1956), as quais são uma tipologia do teatro épico brechtiano e compreendem as seguintes obras: “O voo sobre o oceano” (escrita em 1928/1929); “A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo” (escrita em 1929); “Aquele que diz sim”/“Aquele que diz não” (encenadas sempre em conjunto, escritas em 1929/1930); “A decisão” (escrita em 1929/1930); “A exceção e a regra” (escrita em 1929/1930) e “Os Horácios e os Curiácios” (escrita em 1934); além dos fragmentos “O malvado Baal, O Associal” e “Decadência do egoísta Johann Fatzer”. A didática é a categoria central deste trabalho, o universo são as peças didáticas de Bertolt Brecht e o método de análise é o materialismo histórico e dialético. Pretendemos contribuir com a discussão dos processos pedagógicos, sobretudo no que se refere à práxis pedagógica escolar e, para tanto, os caminhos trilhados em nossa pesquisa partiram da análise do conceito de didática presente na obra “Didática Magna”, de Comênio (1592-1670), que é um marco referencial da Pedagogia Moderna, e se dirigiram ao estudo da didática nas peças didáticas brechtianas. Compomos um panorama sobre as condições sócio-históricas do teatro europeu, em fins do século XIX e início do século XX; enfatizamos as aproximações e distanciamentos do expressionismo e do teatro político de Erwin Piscator (1893-1966) em relação ao desenvolvimento do teatro épico brechtiano; discutimos o elemento didático presente em peças anteriores às didáticas; e, por fim, analisamos as peças didáticas e seus fundamentos. Assim, consideramos que a didática compreendida a partir das peças didáticas propicia que o ensino seja posto em cena e aponta possibilidades ao diálogo entre o teatro e a educação escolar na perspectiva da práxis.This work is characterized as bibliographic search and has aimed to understand the teaching from the study of learning plays of Bertolt Brecht (1898-1956) which are a type of Brechtian epic theater and consist the following works: “The Ocean Flight” (written in 1928/1929); “The learning play of The Baden-Baden Lesson on Consent” (written in 1929); “He Who Says Yes”/ “He Who Says No” (always together staged, written in 1929/1930); “The Decision” (written in 1929/1930); “The Exception and the rule” (written in 1929/1930) and “The Horations and the Curiatians” (written in 1934); beyond the fragments “Bad Baal, the Antisocial Man” e “ Demise of the Egotist Johann Fatzer”. The teaching is the central category of this work, the universe are the learning plays of Bertolt Brecht and the method of analysis is the historical and dialectical materialism. We intend to contribute to the discussion of pedagogical processes, particularly with regard to school pedagogical praxis and, therefore, the paths in our research set out the teaching this concept analysis in the work “Magna Didactics”, of Comênio (1592-1670), wich is a reference point of the Modern Education, and headed to the study of teaching in Brechtian learning plays. We compose an overview of the socio-historical conditions of european theater, in the late nineteenth century and early twentieth century; we emphasize the similarities and differences of expressionism and political theater of Erwin Piscator (1893-1966) for the development of Brechtian epic theater; we discuss this didactic element in previous parts to learning; and finally, we analyze the learning plays and its fundamentals. Like this, we consider that the didactic understood from the learning plays provides that education be put into play and points out possibilities for dialogue between theater and education from the perspective of praxis.Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Grubisich, Teresa MariaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]2016-05-10T17:10:28Z2016-05-10T17:10:28Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13828600086767833004030079P2enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-18T06:16:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-18T06:16:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
The "didatic" in the Bertolt Brecht's learning plays: education in scene
title A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
spellingShingle A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
Bertolt Brecht
Didática
Peças didáticas
Bertolt Brecht
Didactic
Learning plays
Epic theater
title_short A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
title_full A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
title_fullStr A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
title_full_unstemmed A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
title_sort A “didática” nas peças didáticas de Bertolt Brecht: ensino em cena
author Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
author_facet Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]
Grubisich, Teresa Maria
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bertolt Brecht
Didática
Peças didáticas
Bertolt Brecht
Didactic
Learning plays
Epic theater
topic Bertolt Brecht
Didática
Peças didáticas
Bertolt Brecht
Didactic
Learning plays
Epic theater
description O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo a compreensão da didática a partir do estudo das peças didáticas de Bertolt Brecht (1898-1956), as quais são uma tipologia do teatro épico brechtiano e compreendem as seguintes obras: “O voo sobre o oceano” (escrita em 1928/1929); “A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo” (escrita em 1929); “Aquele que diz sim”/“Aquele que diz não” (encenadas sempre em conjunto, escritas em 1929/1930); “A decisão” (escrita em 1929/1930); “A exceção e a regra” (escrita em 1929/1930) e “Os Horácios e os Curiácios” (escrita em 1934); além dos fragmentos “O malvado Baal, O Associal” e “Decadência do egoísta Johann Fatzer”. A didática é a categoria central deste trabalho, o universo são as peças didáticas de Bertolt Brecht e o método de análise é o materialismo histórico e dialético. Pretendemos contribuir com a discussão dos processos pedagógicos, sobretudo no que se refere à práxis pedagógica escolar e, para tanto, os caminhos trilhados em nossa pesquisa partiram da análise do conceito de didática presente na obra “Didática Magna”, de Comênio (1592-1670), que é um marco referencial da Pedagogia Moderna, e se dirigiram ao estudo da didática nas peças didáticas brechtianas. Compomos um panorama sobre as condições sócio-históricas do teatro europeu, em fins do século XIX e início do século XX; enfatizamos as aproximações e distanciamentos do expressionismo e do teatro político de Erwin Piscator (1893-1966) em relação ao desenvolvimento do teatro épico brechtiano; discutimos o elemento didático presente em peças anteriores às didáticas; e, por fim, analisamos as peças didáticas e seus fundamentos. Assim, consideramos que a didática compreendida a partir das peças didáticas propicia que o ensino seja posto em cena e aponta possibilidades ao diálogo entre o teatro e a educação escolar na perspectiva da práxis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10T17:10:28Z
2016-05-10T17:10:28Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138286
000867678
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/138286
identifier_str_mv 000867678
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789747943309312