An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vanessa Forte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154885
Resumo: O presente estudo propõe-se a compreender o fenômeno do movimento do corpo por meio da sua manifestação na cotidianidade e em situações de dança. Configura-se como um estudo teórico-reflexivo do movimento, enquanto movimento vivido, a partir de autores da Fenomenologia e estudiosos da dança, complementados com dados de vivências próprias do movimento do corpo nas características ou qualidades fenomênicas fundamentais quando em situação de dança e não dança. Busca descrever pontos de divergência e convergência entre esses fenômenos e compreender em que sentido eles poderiam enriquecer e aprofundar o estudo de um pelo outro. Possibilita mostrar, a partir do movimento em palavras, como uma experiência movente em dança contribui para um despertar de intensidades e potencialidades moventes que são da ordem do movimento corpóreo em qualquer situação. As sensações e experiências vivenciadas em dança possibilitariam a emergência de novas configurações espaço-temporais e modos de perceber que transformariam as relações moventes no cotidiano, bem como os movimentos dançantes ressoam histórias, afetos, memórias e imagens do próprio mover cotidiano. O movimento é aquilo que institui de uma só vez o acoplamento sujeito-mundo em tonalidades afetivas e transformadoras, fazendo emergir na corrente movente, tanto um sujeito como um mundo, deixando em aberto tantas outras emergências possíveis que envolvem cada ação feita como uma grande nuvem, arrastando como um buraco negro muitas outras possibilidades de criação. Através do movimento instituem-se concomitantemente tempos, espaços e mundos. Ao dançar, são justamente essas chaves instituidoras que estamos acionando, ou re-acionando. Como uma forma singular de pensar sobre o movimento, a dança, reflete sobre o mesmo. Ela desvela e esconde o movimento pelo movimento, de uma só vez e sem preconceitos; a dança origina esse paradoxo e se origina do mesmo.
id UNSP_45a750c54c596c44f09796610693a5c8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154885
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dançaWalk and dance: body movements in daily life and danceLinguagem corporal (Psicologia).Sentidos e sensaçõesDançaFenomenologiaO presente estudo propõe-se a compreender o fenômeno do movimento do corpo por meio da sua manifestação na cotidianidade e em situações de dança. Configura-se como um estudo teórico-reflexivo do movimento, enquanto movimento vivido, a partir de autores da Fenomenologia e estudiosos da dança, complementados com dados de vivências próprias do movimento do corpo nas características ou qualidades fenomênicas fundamentais quando em situação de dança e não dança. Busca descrever pontos de divergência e convergência entre esses fenômenos e compreender em que sentido eles poderiam enriquecer e aprofundar o estudo de um pelo outro. Possibilita mostrar, a partir do movimento em palavras, como uma experiência movente em dança contribui para um despertar de intensidades e potencialidades moventes que são da ordem do movimento corpóreo em qualquer situação. As sensações e experiências vivenciadas em dança possibilitariam a emergência de novas configurações espaço-temporais e modos de perceber que transformariam as relações moventes no cotidiano, bem como os movimentos dançantes ressoam histórias, afetos, memórias e imagens do próprio mover cotidiano. O movimento é aquilo que institui de uma só vez o acoplamento sujeito-mundo em tonalidades afetivas e transformadoras, fazendo emergir na corrente movente, tanto um sujeito como um mundo, deixando em aberto tantas outras emergências possíveis que envolvem cada ação feita como uma grande nuvem, arrastando como um buraco negro muitas outras possibilidades de criação. Através do movimento instituem-se concomitantemente tempos, espaços e mundos. Ao dançar, são justamente essas chaves instituidoras que estamos acionando, ou re-acionando. Como uma forma singular de pensar sobre o movimento, a dança, reflete sobre o mesmo. Ela desvela e esconde o movimento pelo movimento, de uma só vez e sem preconceitos; a dança origina esse paradoxo e se origina do mesmo.The present research proposes to understand the phenomenon of the movement of the body through its manifestation in daily life and dance situations. It is a theoreticalreflexive study of the movement as a lived movement, based on Phenomenology authors and dance scholars, complemented with data of experiences of the movement of the body in the characteristics or fundamental phenomenological qualities when in a dance situation and not dance, seeking to describe points of divergence and convergence between these phenomena and in what sense they could enrich and deepen the study of one for the other. So that it allows to show from the movement in words like a moving experience in dance contributes to an awakening of moving intensities and potentialities that are of the order of the corporeal movement in any situation. The sensations and experiences experienced in dance would allow the emergence of new space-time configurations and ways of perceiving that would transform the moving relations in the daily life, as well as the dancing movements resonate stories, affections, memories and images of the daily movement itself. Movement is what establishes at once the subject-world coupling in affective and transforming tonalities, making emerge in the moving current both a subject and a world, leaving open as many other possible emergencies that involve every action done as a great cloud, dragging as a black hole for many other possibilities of creation. Through movement, times, spaces and worlds are concomitantly established. By dancing, it is precisely these institute keys that we are triggering, or re-triggering. As a singular way of thinking about the dance movement, it reflects on the same. It unveils and hides movement by movement, at once and without prejudice, dance originates this paradox and originates from itCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hashimoto, Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Vanessa Forte2018-08-17T23:54:21Z2018-08-17T23:54:21Z2018-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15488500090700433004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:13:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154885Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-31T06:13:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
Walk and dance: body movements in daily life and dance
title An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
spellingShingle An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
Lopes, Vanessa Forte
Linguagem corporal (Psicologia).
Sentidos e sensações
Dança
Fenomenologia
title_short An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
title_full An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
title_fullStr An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
title_full_unstemmed An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
title_sort An-danças: movimentos do corpo no cotidiano e na dança
author Lopes, Vanessa Forte
author_facet Lopes, Vanessa Forte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hashimoto, Francisco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Vanessa Forte
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem corporal (Psicologia).
Sentidos e sensações
Dança
Fenomenologia
topic Linguagem corporal (Psicologia).
Sentidos e sensações
Dança
Fenomenologia
description O presente estudo propõe-se a compreender o fenômeno do movimento do corpo por meio da sua manifestação na cotidianidade e em situações de dança. Configura-se como um estudo teórico-reflexivo do movimento, enquanto movimento vivido, a partir de autores da Fenomenologia e estudiosos da dança, complementados com dados de vivências próprias do movimento do corpo nas características ou qualidades fenomênicas fundamentais quando em situação de dança e não dança. Busca descrever pontos de divergência e convergência entre esses fenômenos e compreender em que sentido eles poderiam enriquecer e aprofundar o estudo de um pelo outro. Possibilita mostrar, a partir do movimento em palavras, como uma experiência movente em dança contribui para um despertar de intensidades e potencialidades moventes que são da ordem do movimento corpóreo em qualquer situação. As sensações e experiências vivenciadas em dança possibilitariam a emergência de novas configurações espaço-temporais e modos de perceber que transformariam as relações moventes no cotidiano, bem como os movimentos dançantes ressoam histórias, afetos, memórias e imagens do próprio mover cotidiano. O movimento é aquilo que institui de uma só vez o acoplamento sujeito-mundo em tonalidades afetivas e transformadoras, fazendo emergir na corrente movente, tanto um sujeito como um mundo, deixando em aberto tantas outras emergências possíveis que envolvem cada ação feita como uma grande nuvem, arrastando como um buraco negro muitas outras possibilidades de criação. Através do movimento instituem-se concomitantemente tempos, espaços e mundos. Ao dançar, são justamente essas chaves instituidoras que estamos acionando, ou re-acionando. Como uma forma singular de pensar sobre o movimento, a dança, reflete sobre o mesmo. Ela desvela e esconde o movimento pelo movimento, de uma só vez e sem preconceitos; a dança origina esse paradoxo e se origina do mesmo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17T23:54:21Z
2018-08-17T23:54:21Z
2018-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154885
000907004
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/154885
identifier_str_mv 000907004
33004048021P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964773489573888