Programa de apoio às classes especiais de deficientes auditivos: propostas de atuação interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzoli, Luci Pastor [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Aten__o_Especial___Crian_a/Trabalho12.htm
http://hdl.handle.net/11449/148140
Resumo: O presente trabalho teve início no ano de 1996, para atender a solicitação de alguns pais e uma professora de classe especial de deficientes auditivos da rede estadual de ensino. Inicialmente, teve por objetivo estimular a comunicação e despertar o desejo de aprender bem como o gosto pela leitura e escrita em três crianças cujo desempenho escolar estava preocupando pais e professora. Após um período de observação em sala de aula e avaliações pedagógicas individualizadas, foi desenvolvido e aplicado um programa alternativo com as mesmas, visando estimular através de exercícios as áreas sensório-motora, cognitiva, ajustamento pessoal e comunicação oral e gestual, oferecendo orientação aos pais e professora. Seus resultados levaram a novas solicitações por parte da escola, e o projeto ampliou-se para as classes do período da manhã e tarde, dando origem aos sub-projetos: "Estratégias de Ensino de Leitura e Escrita ao Portador de Surdez", que se propõe a desenvolver as seguintes linhas de ação: a) Escola e família; orientação e apoio às professoras e pais em todas as áreas possíveis, aproximando escola e família num trabalho conjunto. b) Oferecimento de cursos e palestras sobre Educação e Saúde e Prevenção, bem como conversas informais com a comunidade escolar sobre os assuntos discutidos nos cursos. c) Acompanhamento junto à criança, que consiste em desenvolver e aplicar programas pedagógicos alternativos, individualizados e em pequenos grupos, e encaminhamentos para as áreas fonoaudiológica, psicopedagógica e psicológica, de acordo com as necessidades apresentadas. Este trabalho foi o ponto de ancoragem de muitas outras atividades surgidas ao longo desses anos como: Curso de Extensão Universitária intitulado: "Rítmo Fonético no Ensino do Deficiente Auditivo", com quarenta vagas, os quais foram beneficiados alunos do curso de pedagogia, professores de classes especiais e profissionais de áreas afins como fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos. Também foi criado um Grupo de Estudos - Geda - Grupo de Estudos de Deficiências de Audição que se reúne sistematicamente uma vez por semana desde o início do projeto, para estudos teóricos e discussões dos casos em atendimento. Esse grupo reúne doze pessoas entre profissionais e estudantes do curso de pedagogia. Com o apoio do Departamento de Literatura da F.C.L, alguns integrantes do grupo de teatro "Cheiro de Mato", ofereceram ao Geda, um curso de trinta horas denominado "Oficina de Expressão Corporal". Este curso levou a outras iniciativas, que após reflexões surgiu o projeto intitulado "O efeito do ensino da musicalização na socialização e comunicação da criança portadora de surdez". Este trabalho visa a formação da criança no que se refere aos aspectos cognitivos, motor, afetivo e social. São feitas semanalmente aulas de expressão corporal com o ensino de diversos instrumentos musicais nas quais as crianças tem a oportunidade de manusear e escolher o instrumento que mais a atrai para acompanhar os ritmos musicais. É ensinado também, as crianças tocarem a flauta doce, que é uma atividade aceita com muito entusiasmo pelas crianças e seus pais. Devido ao encaminhamento de algumas dessas crianças ao ensino regular, surgiu um outro sub-projeto denominado "A Integração do Portador de Surdez no Ensino Regular". Esse projeto visa encaminhar as crianças já com domínio da escrita alfabética, noções básicas de matemática e um nível satisfatório de leitura labial e gestos, para o ensino regular e oferecer orientação aos pais, professora e acompanhamento escolar. Visando fazer um estudo comparativo dessas crianças que não tiveram ou que tiveram muito pouca estimulação anterior ao da escola, pois pertencem a um nível sócio econômico bastante comprometidos, surgiu um outro sub-projeto denominado "Estimulação fonoaudiológica com crianças surdas de "zero a 07 anos. Um estudo comparativo de casos". Esse trabalho visa estimular a linguagem oral da criança desde o momento em que for detectada a surdez. Pretende-se fazer um estudo comparativo com os casos de intervenção mais precoce e o ensino dos gestos. Visando a preparação destas crianças para a vida profissional, surgiu um outro sub-projeto intitulado "Sondagem de Aptidões". Este trabalho é desenvolvido por um grupo de mães de crianças deficientes auditivas e voluntárias que oferecem cursos de artesanato como pintura em tecido, bordado, crochê e trabalhos manuais às crianças e adolescentes do sexo feminino interessadas em aprender essas atividades. Foi também montada na escola, com a ajuda de doações da Faculdade de Ciências e Letras, uma sala de datilografia os quais os alunos aprendem a datilografar com a supervisão das professoras e membros do projeto.
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Seus resultados levaram a novas solicitações por parte da escola, e o projeto ampliou-se para as classes do período da manhã e tarde, dando origem aos sub-projetos: "Estratégias de Ensino de Leitura e Escrita ao Portador de Surdez", que se propõe a desenvolver as seguintes linhas de ação: a) Escola e família; orientação e apoio às professoras e pais em todas as áreas possíveis, aproximando escola e família num trabalho conjunto. b) Oferecimento de cursos e palestras sobre Educação e Saúde e Prevenção, bem como conversas informais com a comunidade escolar sobre os assuntos discutidos nos cursos. c) Acompanhamento junto à criança, que consiste em desenvolver e aplicar programas pedagógicos alternativos, individualizados e em pequenos grupos, e encaminhamentos para as áreas fonoaudiológica, psicopedagógica e psicológica, de acordo com as necessidades apresentadas. 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Esse projeto visa encaminhar as crianças já com domínio da escrita alfabética, noções básicas de matemática e um nível satisfatório de leitura labial e gestos, para o ensino regular e oferecer orientação aos pais, professora e acompanhamento escolar. Visando fazer um estudo comparativo dessas crianças que não tiveram ou que tiveram muito pouca estimulação anterior ao da escola, pois pertencem a um nível sócio econômico bastante comprometidos, surgiu um outro sub-projeto denominado "Estimulação fonoaudiológica com crianças surdas de "zero a 07 anos. Um estudo comparativo de casos". Esse trabalho visa estimular a linguagem oral da criança desde o momento em que for detectada a surdez. Pretende-se fazer um estudo comparativo com os casos de intervenção mais precoce e o ensino dos gestos. Visando a preparação destas crianças para a vida profissional, surgiu um outro sub-projeto intitulado "Sondagem de Aptidões". Este trabalho é desenvolvido por um grupo de mães de crianças deficientes auditivas e voluntárias que oferecem cursos de artesanato como pintura em tecido, bordado, crochê e trabalhos manuais às crianças e adolescentes do sexo feminino interessadas em aprender essas atividades. Foi também montada na escola, com a ajuda de doações da Faculdade de Ciências e Letras, uma sala de datilografia os quais os alunos aprendem a datilografar com a supervisão das professoras e membros do projeto.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Fundação Para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoli, Luci Pastor [UNESP]2017-01-18T15:46:01Z2017-01-18T15:46:01Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Aten__o_Especial___Crian_a/Trabalho12.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1481402469098115508385PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T16:16:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T16:16:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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