A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252783
Resumo: A presente pesquisa investiga a voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki através da análise da individualidade e materialidade da voz e do elemento cultural japonês MA 間, compreendendo este como espaço de conexão, possibilidade e ressonância. No eixo da pesquisa, o objeto de investigação é o Teatro de Tadashi Suzuki, que une o teatro tradicional japonês ao contemporâneo, tendo como enfoque a filosofia, o espaço teatral, o Método de treinamento para Atores e seus espetáculos, destacando o uso peculiar da materialidade da voz e todas as formas de pausa, duração, entre-espaço e silêncio representados pelo MA. A pesquisa conecta o pensamento de Adriana Cavarero, Mladen Dolar e Paul Zumthor sobre voz com o trabalho de Tadashi Suzuki e também as pesquisas sobre "MA" de Michiko Okano, Masakatsu Fujita e Yoshi Oida, revelando uma nova interpretação do silêncio/pausa/vazio como um espaço que abre caminho para a presença do outro, bem como uma nova conexão tanto física quanto abstrata. O estudo redefine a obra teatral, explorando os vazios e pausas como elementos que ampliam a perspectiva e a relação entre palco e plateia.
id UNSP_4932b516abbdfd8c1b94c92fe98bff11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252783
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi SuzukiVoice and silence in Tadashi Suzuki's TheaterTeatro japonêsArte - FilosofiaSilêncioA presente pesquisa investiga a voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki através da análise da individualidade e materialidade da voz e do elemento cultural japonês MA 間, compreendendo este como espaço de conexão, possibilidade e ressonância. No eixo da pesquisa, o objeto de investigação é o Teatro de Tadashi Suzuki, que une o teatro tradicional japonês ao contemporâneo, tendo como enfoque a filosofia, o espaço teatral, o Método de treinamento para Atores e seus espetáculos, destacando o uso peculiar da materialidade da voz e todas as formas de pausa, duração, entre-espaço e silêncio representados pelo MA. A pesquisa conecta o pensamento de Adriana Cavarero, Mladen Dolar e Paul Zumthor sobre voz com o trabalho de Tadashi Suzuki e também as pesquisas sobre "MA" de Michiko Okano, Masakatsu Fujita e Yoshi Oida, revelando uma nova interpretação do silêncio/pausa/vazio como um espaço que abre caminho para a presença do outro, bem como uma nova conexão tanto física quanto abstrata. O estudo redefine a obra teatral, explorando os vazios e pausas como elementos que ampliam a perspectiva e a relação entre palco e plateia.This research investigates voice and silence in Tadashi Suzuki's Theater through an analysis of the individuality and materiality of the voice and the Japanese cultural element MA 間, understanding it as a space of connection, possibility, and resonance. In the research framework, the object of investigation is Tadashi Suzuki's Theater, which bridges traditional Japanese theater with the contemporary, focusing on philosophy, theatrical space, the Actor Training Method, and his performances, highlighting the unique use of the materiality of the voice and all forms of pause, duration, in-between space, and silence represented by MA. The research connects the thoughts of Adriana Cavarero, Mladen Dolar, and Paul Zumthor on voice with the work of Tadashi Suzuki and also the research on "MA" by Michiko Okano, Masakatsu Fujita, and Yoshi Oida, revealing a new interpretation of silence/pause/void as a space that paves the way for the presence of the other, as well as a new physical and abstract connection. The study redefines theatrical work, exploring gaps and pauses as elements that broaden the perspective and the relationship between the stage and the audience.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.609737/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]2024-01-17T12:53:34Z2024-01-17T12:53:34Z2023-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Glauce Priscila Ribeiro de. A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki. Orientadora: Wânia Mara Agostini Storolli. 163 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25278363078036865769800000-0003-1466-0926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:10:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:10:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
Voice and silence in Tadashi Suzuki's Theater
title A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
spellingShingle A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]
Teatro japonês
Arte - Filosofia
Silêncio
title_short A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
title_full A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
title_fullStr A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
title_full_unstemmed A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
title_sort A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
author Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]
author_facet Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro japonês
Arte - Filosofia
Silêncio
topic Teatro japonês
Arte - Filosofia
Silêncio
description A presente pesquisa investiga a voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki através da análise da individualidade e materialidade da voz e do elemento cultural japonês MA 間, compreendendo este como espaço de conexão, possibilidade e ressonância. No eixo da pesquisa, o objeto de investigação é o Teatro de Tadashi Suzuki, que une o teatro tradicional japonês ao contemporâneo, tendo como enfoque a filosofia, o espaço teatral, o Método de treinamento para Atores e seus espetáculos, destacando o uso peculiar da materialidade da voz e todas as formas de pausa, duração, entre-espaço e silêncio representados pelo MA. A pesquisa conecta o pensamento de Adriana Cavarero, Mladen Dolar e Paul Zumthor sobre voz com o trabalho de Tadashi Suzuki e também as pesquisas sobre "MA" de Michiko Okano, Masakatsu Fujita e Yoshi Oida, revelando uma nova interpretação do silêncio/pausa/vazio como um espaço que abre caminho para a presença do outro, bem como uma nova conexão tanto física quanto abstrata. O estudo redefine a obra teatral, explorando os vazios e pausas como elementos que ampliam a perspectiva e a relação entre palco e plateia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-18
2024-01-17T12:53:34Z
2024-01-17T12:53:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Glauce Priscila Ribeiro de. A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki. Orientadora: Wânia Mara Agostini Storolli. 163 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252783
6307803686576980
0000-0003-1466-0926
identifier_str_mv CARVALHO, Glauce Priscila Ribeiro de. A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki. Orientadora: Wânia Mara Agostini Storolli. 163 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
6307803686576980
0000-0003-1466-0926
url https://hdl.handle.net/11449/252783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965102400602112