Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143642 |
Resumo: | Acreditamos que, ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como arte da própria vida. O projeto "Sala de Leitura: formando pequenos leitores" funciona desde 1996 na FCT - Unesp de Presidente Prudente. No ano de 2003, atendemos crianças das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. No ano seguinte, nosso público alvo foram crianças dos maternais I e II do Centro de Convivência Infantil (CCI) da própria Universidade. Já neste ano, num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico mais aprofundado, inclusive trocando experiências com outras pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre a prática educativa em leitura, literatura e avaliação do texto literário da FCT - UNESP, ao qual fazemos parte. Elaboramos, também, grande parte do material que utilizaremos muito em breve com a inauguração do espaço destinado à Sala de Leitura dentro da Universidade. Proporcionar o contato entre criança e livros, incentivando, assim, o gosto pela leitura e a formação do leitor mirim e, orientar alunas do curso de Pedagogia no trabalho com a Literatura Infantil. Após a delimitação da faixa etária, escolhemos a história a ser contada e confeccionamos o material que utilizaremos para narrá-la, que pode ser fantoches, figuras ampliadas, flanelógrafo, maquete etc. No trabalho com as crianças, o primeiro momento é destinado à narração da história, buscando despertar o gosto e o prazer pela leitura. Posteriormente é feita a discussão da história através de uma conversa informal entre o contador e os pequenos ouvintes, na qual o narrador busca estabelecer uma relação entre o que foi narrado e a realidade das crianças. Por fim, realizamos atividades lúdico-artísticas contextualizadas com a história central. Alguns exemplos são: dobradura, colagem, massa de modelar, pintura, músicas e parlendas. Estamos em constante avaliação buscando refletir sobre nossas ações, destacando os pontos positivos e negativos da nossa prática. Nesse sentido, buscamos estabelecer um trabalho com a linguagem e a partir daí a formação literária se inicia de maneira lúdica e prazerosa. As crianças que participam da Sala de Leitura demonstram entusiasmo com o momento, pois, por um lado, nem sempre tiveram o contato com a Literatura Infantil em seu cotidiano e, quando esta está presente em sala de aula, seu caráter é, na maioria das vezes, avaliativo. |
id |
UNSP_49dac3eed7e02a73c12ea8afb4ca1ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143642 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiênciasAcreditamos que, ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como arte da própria vida. O projeto "Sala de Leitura: formando pequenos leitores" funciona desde 1996 na FCT - Unesp de Presidente Prudente. No ano de 2003, atendemos crianças das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. No ano seguinte, nosso público alvo foram crianças dos maternais I e II do Centro de Convivência Infantil (CCI) da própria Universidade. Já neste ano, num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico mais aprofundado, inclusive trocando experiências com outras pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre a prática educativa em leitura, literatura e avaliação do texto literário da FCT - UNESP, ao qual fazemos parte. Elaboramos, também, grande parte do material que utilizaremos muito em breve com a inauguração do espaço destinado à Sala de Leitura dentro da Universidade. Proporcionar o contato entre criança e livros, incentivando, assim, o gosto pela leitura e a formação do leitor mirim e, orientar alunas do curso de Pedagogia no trabalho com a Literatura Infantil. Após a delimitação da faixa etária, escolhemos a história a ser contada e confeccionamos o material que utilizaremos para narrá-la, que pode ser fantoches, figuras ampliadas, flanelógrafo, maquete etc. No trabalho com as crianças, o primeiro momento é destinado à narração da história, buscando despertar o gosto e o prazer pela leitura. Posteriormente é feita a discussão da história através de uma conversa informal entre o contador e os pequenos ouvintes, na qual o narrador busca estabelecer uma relação entre o que foi narrado e a realidade das crianças. Por fim, realizamos atividades lúdico-artísticas contextualizadas com a história central. Alguns exemplos são: dobradura, colagem, massa de modelar, pintura, músicas e parlendas. Estamos em constante avaliação buscando refletir sobre nossas ações, destacando os pontos positivos e negativos da nossa prática. Nesse sentido, buscamos estabelecer um trabalho com a linguagem e a partir daí a formação literária se inicia de maneira lúdica e prazerosa. As crianças que participam da Sala de Leitura demonstram entusiasmo com o momento, pois, por um lado, nem sempre tiveram o contato com a Literatura Infantil em seu cotidiano e, quando esta está presente em sala de aula, seu caráter é, na maioria das vezes, avaliativo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corte, Daniela Cristina [UNESP]Santos, Olívia Maria dos [UNESP]Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2016-09-01T13:58:21Z2016-09-01T13:58:21Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject132application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 132http://hdl.handle.net/11449/1436422005-132-corte.pdf9778200016779533PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:02:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-12T06:02:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
title |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
spellingShingle |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências Corte, Daniela Cristina [UNESP] |
title_short |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
title_full |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
title_fullStr |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
title_full_unstemmed |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
title_sort |
Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências |
author |
Corte, Daniela Cristina [UNESP] |
author_facet |
Corte, Daniela Cristina [UNESP] Santos, Olívia Maria dos [UNESP] Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Olívia Maria dos [UNESP] Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corte, Daniela Cristina [UNESP] Santos, Olívia Maria dos [UNESP] Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
description |
Acreditamos que, ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como arte da própria vida. O projeto "Sala de Leitura: formando pequenos leitores" funciona desde 1996 na FCT - Unesp de Presidente Prudente. No ano de 2003, atendemos crianças das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. No ano seguinte, nosso público alvo foram crianças dos maternais I e II do Centro de Convivência Infantil (CCI) da própria Universidade. Já neste ano, num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico mais aprofundado, inclusive trocando experiências com outras pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre a prática educativa em leitura, literatura e avaliação do texto literário da FCT - UNESP, ao qual fazemos parte. Elaboramos, também, grande parte do material que utilizaremos muito em breve com a inauguração do espaço destinado à Sala de Leitura dentro da Universidade. Proporcionar o contato entre criança e livros, incentivando, assim, o gosto pela leitura e a formação do leitor mirim e, orientar alunas do curso de Pedagogia no trabalho com a Literatura Infantil. Após a delimitação da faixa etária, escolhemos a história a ser contada e confeccionamos o material que utilizaremos para narrá-la, que pode ser fantoches, figuras ampliadas, flanelógrafo, maquete etc. No trabalho com as crianças, o primeiro momento é destinado à narração da história, buscando despertar o gosto e o prazer pela leitura. Posteriormente é feita a discussão da história através de uma conversa informal entre o contador e os pequenos ouvintes, na qual o narrador busca estabelecer uma relação entre o que foi narrado e a realidade das crianças. Por fim, realizamos atividades lúdico-artísticas contextualizadas com a história central. Alguns exemplos são: dobradura, colagem, massa de modelar, pintura, músicas e parlendas. Estamos em constante avaliação buscando refletir sobre nossas ações, destacando os pontos positivos e negativos da nossa prática. Nesse sentido, buscamos estabelecer um trabalho com a linguagem e a partir daí a formação literária se inicia de maneira lúdica e prazerosa. As crianças que participam da Sala de Leitura demonstram entusiasmo com o momento, pois, por um lado, nem sempre tiveram o contato com a Literatura Infantil em seu cotidiano e, quando esta está presente em sala de aula, seu caráter é, na maioria das vezes, avaliativo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:21Z 2016-09-01T13:58:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 132 http://hdl.handle.net/11449/143642 2005-132-corte.pdf 9778200016779533 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143642 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 132 2005-132-corte.pdf 9778200016779533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789367288201216 |