Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte, Daniela Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santos, Olívia Maria dos [UNESP], Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP], Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143642
Resumo: Acreditamos que, ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como arte da própria vida. O projeto "Sala de Leitura: formando pequenos leitores" funciona desde 1996 na FCT - Unesp de Presidente Prudente. No ano de 2003, atendemos crianças das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. No ano seguinte, nosso público alvo foram crianças dos maternais I e II do Centro de Convivência Infantil (CCI) da própria Universidade. Já neste ano, num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico mais aprofundado, inclusive trocando experiências com outras pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre a prática educativa em leitura, literatura e avaliação do texto literário da FCT - UNESP, ao qual fazemos parte. Elaboramos, também, grande parte do material que utilizaremos muito em breve com a inauguração do espaço destinado à Sala de Leitura dentro da Universidade. Proporcionar o contato entre criança e livros, incentivando, assim, o gosto pela leitura e a formação do leitor mirim e, orientar alunas do curso de Pedagogia no trabalho com a Literatura Infantil. Após a delimitação da faixa etária, escolhemos a história a ser contada e confeccionamos o material que utilizaremos para narrá-la, que pode ser fantoches, figuras ampliadas, flanelógrafo, maquete etc. No trabalho com as crianças, o primeiro momento é destinado à narração da história, buscando despertar o gosto e o prazer pela leitura. Posteriormente é feita a discussão da história através de uma conversa informal entre o contador e os pequenos ouvintes, na qual o narrador busca estabelecer uma relação entre o que foi narrado e a realidade das crianças. Por fim, realizamos atividades lúdico-artísticas contextualizadas com a história central. Alguns exemplos são: dobradura, colagem, massa de modelar, pintura, músicas e parlendas. Estamos em constante avaliação buscando refletir sobre nossas ações, destacando os pontos positivos e negativos da nossa prática. Nesse sentido, buscamos estabelecer um trabalho com a linguagem e a partir daí a formação literária se inicia de maneira lúdica e prazerosa. As crianças que participam da Sala de Leitura demonstram entusiasmo com o momento, pois, por um lado, nem sempre tiveram o contato com a Literatura Infantil em seu cotidiano e, quando esta está presente em sala de aula, seu caráter é, na maioria das vezes, avaliativo.
id UNSP_49dac3eed7e02a73c12ea8afb4ca1ea5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143642
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiênciasAcreditamos que, ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como arte da própria vida. O projeto "Sala de Leitura: formando pequenos leitores" funciona desde 1996 na FCT - Unesp de Presidente Prudente. No ano de 2003, atendemos crianças das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. No ano seguinte, nosso público alvo foram crianças dos maternais I e II do Centro de Convivência Infantil (CCI) da própria Universidade. Já neste ano, num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico mais aprofundado, inclusive trocando experiências com outras pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre a prática educativa em leitura, literatura e avaliação do texto literário da FCT - UNESP, ao qual fazemos parte. Elaboramos, também, grande parte do material que utilizaremos muito em breve com a inauguração do espaço destinado à Sala de Leitura dentro da Universidade. Proporcionar o contato entre criança e livros, incentivando, assim, o gosto pela leitura e a formação do leitor mirim e, orientar alunas do curso de Pedagogia no trabalho com a Literatura Infantil. Após a delimitação da faixa etária, escolhemos a história a ser contada e confeccionamos o material que utilizaremos para narrá-la, que pode ser fantoches, figuras ampliadas, flanelógrafo, maquete etc. No trabalho com as crianças, o primeiro momento é destinado à narração da história, buscando despertar o gosto e o prazer pela leitura. Posteriormente é feita a discussão da história através de uma conversa informal entre o contador e os pequenos ouvintes, na qual o narrador busca estabelecer uma relação entre o que foi narrado e a realidade das crianças. Por fim, realizamos atividades lúdico-artísticas contextualizadas com a história central. Alguns exemplos são: dobradura, colagem, massa de modelar, pintura, músicas e parlendas. Estamos em constante avaliação buscando refletir sobre nossas ações, destacando os pontos positivos e negativos da nossa prática. Nesse sentido, buscamos estabelecer um trabalho com a linguagem e a partir daí a formação literária se inicia de maneira lúdica e prazerosa. As crianças que participam da Sala de Leitura demonstram entusiasmo com o momento, pois, por um lado, nem sempre tiveram o contato com a Literatura Infantil em seu cotidiano e, quando esta está presente em sala de aula, seu caráter é, na maioria das vezes, avaliativo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corte, Daniela Cristina [UNESP]Santos, Olívia Maria dos [UNESP]Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2016-09-01T13:58:21Z2016-09-01T13:58:21Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject132application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 132http://hdl.handle.net/11449/1436422005-132-corte.pdf9778200016779533PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:02:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-12T06:02:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
title Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
spellingShingle Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
Corte, Daniela Cristina [UNESP]
title_short Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
title_full Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
title_fullStr Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
title_full_unstemmed Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
title_sort Projeto sala de leitura: formando pequenos leitores relatos de experiências
author Corte, Daniela Cristina [UNESP]
author_facet Corte, Daniela Cristina [UNESP]
Santos, Olívia Maria dos [UNESP]
Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author_role author
author2 Santos, Olívia Maria dos [UNESP]
Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Corte, Daniela Cristina [UNESP]
Santos, Olívia Maria dos [UNESP]
Alfredo, Marinês Eugênia [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
description Acreditamos que, ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como arte da própria vida. O projeto "Sala de Leitura: formando pequenos leitores" funciona desde 1996 na FCT - Unesp de Presidente Prudente. No ano de 2003, atendemos crianças das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. No ano seguinte, nosso público alvo foram crianças dos maternais I e II do Centro de Convivência Infantil (CCI) da própria Universidade. Já neste ano, num primeiro momento realizamos um estudo bibliográfico mais aprofundado, inclusive trocando experiências com outras pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre a prática educativa em leitura, literatura e avaliação do texto literário da FCT - UNESP, ao qual fazemos parte. Elaboramos, também, grande parte do material que utilizaremos muito em breve com a inauguração do espaço destinado à Sala de Leitura dentro da Universidade. Proporcionar o contato entre criança e livros, incentivando, assim, o gosto pela leitura e a formação do leitor mirim e, orientar alunas do curso de Pedagogia no trabalho com a Literatura Infantil. Após a delimitação da faixa etária, escolhemos a história a ser contada e confeccionamos o material que utilizaremos para narrá-la, que pode ser fantoches, figuras ampliadas, flanelógrafo, maquete etc. No trabalho com as crianças, o primeiro momento é destinado à narração da história, buscando despertar o gosto e o prazer pela leitura. Posteriormente é feita a discussão da história através de uma conversa informal entre o contador e os pequenos ouvintes, na qual o narrador busca estabelecer uma relação entre o que foi narrado e a realidade das crianças. Por fim, realizamos atividades lúdico-artísticas contextualizadas com a história central. Alguns exemplos são: dobradura, colagem, massa de modelar, pintura, músicas e parlendas. Estamos em constante avaliação buscando refletir sobre nossas ações, destacando os pontos positivos e negativos da nossa prática. Nesse sentido, buscamos estabelecer um trabalho com a linguagem e a partir daí a formação literária se inicia de maneira lúdica e prazerosa. As crianças que participam da Sala de Leitura demonstram entusiasmo com o momento, pois, por um lado, nem sempre tiveram o contato com a Literatura Infantil em seu cotidiano e, quando esta está presente em sala de aula, seu caráter é, na maioria das vezes, avaliativo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:21Z
2016-09-01T13:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 132
http://hdl.handle.net/11449/143642
2005-132-corte.pdf
9778200016779533
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143642
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 132
2005-132-corte.pdf
9778200016779533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789367288201216